Pesquisar
Close this search box.

Sesc AM promove oficina pelo projeto Arte da Palavra

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/09Setembro/06/sesc%20arte%20das%20palavras.jpg

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a divulgação de autores, nas suas diferentes formas de manifestações. Neste ano de 2019, diversos representantes da literatura brasileira estão percorrendo todos os estados do país.

Entre os objetivos do projeto, está promover o intercâmbio de artistas, a formação de leitores e oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores, a valorização das novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias.

Programação

  • 1º Encontro – 16/9 – Apresentação do cronograma da oficina, do orientador, dos integrantes e de produções de escritores brasileiros em micronarrativas.  Primeiros passos para a escrita de textos em micronarrativas. Exercícios de criação.
  • 2º Encontro -17/9 – A oralidade como fio condutor para a escrita. Exercícios de escrita criativa a partir de depoimentos reais dos participantes. A fotografia como dispositivo da memória coletiva e criação literária.
  • 3º Encontro – 18/9 – Exercícios de escrita criativa a partir de elementos da ilustração, cinema, dança e outras artes. O objeto como elemento disparador de produção de memórias para a criação literária. Criação coletiva de um dicionário poético.
  • 4º Encontro – 19/9 – Saída poética (dentro da unidade). Exercícios de escrita a partir da observação de situações cotidianas. Como transformar textos médios ou grandes em micronarrativas.
  • 5º Encontro -20/9 – Troca de experiências visando estimular a produção de livros independentes. Exposição da produção dos integrantes durante a oficina, avaliação da oficina e encerramento.

"Assombros, causos e outros encontros"

O projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras promove, no dia 12 deste mês, o espetáculo "Assombros, causos e outros encontros" da Matakiterani Associação Cultural (SC).

A atração traz a narrativa de quatro "causos" do encontro entre o Homem e o Sem-Nome, o Coisa-Ruim, o Pé-Redondo, Tibinga ou o Djanho. São narrativas verídicas ouvidas dos mais velhos e contam sobre o “Hómi que aluitô com o Djanho”, “Portão de ferro”, “Baile no inferno” e a “Mulisome”.

A apresentação será no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro), a partir das 19h, a entrada é gratuita.

Oficina de micronarrativas “Poucas Palavras Portáteis”

Estão abertas as inscrições para a oficina de micronarrativas “Poucas Palavras Portáteis” que será ministrada pelo poeta, escritor, contista e ator Daniel Viana. A atividade visa estimular a investigação de possibilidades para a escrita criativa de micronarrativas partindo de elementos como oralidade popular, fotografias, cartas, cartões-postais, observação do cotidiano, personagens e palavras soltas. O objetivo é oferecer ao participante uma coletânea de dispositivos para a produção de textos literários.  

A oficina é gratuita e será realizada, no período de 16 a 20 de setembro, das 13h30 às 17h30, no Centro de Atividades do Sesc AM (rua Henrique Martins, 427, Centro).

A atividade é oferecida através do projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras.

Daniel Viana

Poeta de rua, escritor contista e ator. Graduando em licenciatura em Letras pelo Instituto Singularidades. Autor dos livros "100 contos por 10 contos trocados" (2013), "Baseado em causos reais" (2014) e "Quase – um livro para crianças" (2015). Criador do projeto "Guardanapos Poéticos", que desenvolve atividades de criação literária em espaços urbanos. Criou em 2014 a "CUBO" Biblioteca de Micronarrativas, sendo a primeira biblioteca com acervo dedicado à produção de micronarrativas brasileiras.

As inscrições para a oficina podem ser feitas na Biblioteca do Sesc Centro de Atividades (Rua Henrique Martins, 427, Centro) das 9h às 17h30.

*Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 3198-2000 ou no site www.sesc-am.com.br.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar