Pesquisar
Close this search box.

Real valor dos módulos para folha de pagamento e recursos humanos

A tecnologia e os serviços que permeiam a automação dos processos de RH, incluindo as atribuições da Folha de Pagamento, se expandiram tanto que não há uma empresa, por menor que seja, que se mantenha sem utilizar algum modelo em pelo menos parte das operações. As motivações estão relacionadas desde a mais tradicional, como a busca pela otimização de processos e qualidade da informação, até aos interesses das corporações, que fazem das ferramentas o diferencial competitivo para alavancar outras áreas de negócios.
Engana-se, porém, quem imagina que qualquer modelo disponível no mercado hoje atende às demandas com padronização e eficiência. Pelo próprio desconhecimento de quem precisa e a esperteza (não expertise, que fique bem claro) de quem executa, há soluções enganadoras que vão exigir, sim, para uma operacionalização 100%, a contratação de mais de um serviço.
Caso do mercado de soluções de softwares, que num primeiro momento surgem como apropriadas, por apresentar num só produto a necessidade da ferramenta e preço baixo. O cenário que se segue, no entanto, é de custo sucedido de custo: para a licença de utilização específica, que vai gerar gastos extras para a atualização das informações ou recursos adicionais; para instalação no ambiente corporativo, que necessita de reformulação na estrutura para comportar a operação; para gestão de fornecedores, que aparecem geralmente sem padronização; tudo acrescido dos riscos gerados pela origem heterogênea dos serviços.
A boa notícia é que há empresas especialistas em soluções para folha de pagamento e recursos humanos que contam com modelos completos e abrangentes. Leia-se “completo e abrangente” um sistema on-line especializado e hospedeiro, que elimina investimentos “extras” em infra-estrutura, servidores e ­técnicos dedicados ao suporte, sem preocupações com as licenças para banco de dados e aplicativos. Sem contar a ausência de riscos ­operacionais e a elevação de custos de desenvolvimento e implantação a cada mudança na legislação ­brasileira, prática corriqueira em nosso país.
As opções existentes não são nem de perto semelhantes. Pelo contrário, a falta de resultados e integração, com despesas adicionais, só reforça o quanto a utilização do software instalado é vulnerável e dispendioso. Bem diferente dos modelos com soluções completas para folha de pagamento e recursos humanos, citados acima.
Afinal, estes sistemas mostram ganhos concretos como o processamento à folha ou a outros módulos de RH de forma moderna, descentralizada e com total interação dos empregados e gestores, tornando o papel do administrador de pessoal totalmente voltado à qualidade da informação, às decisões estraté­gicas e não às tarefas operacionais do departamento.
Fica claro, então, que, neste cenário de disputa acirrada, as práticas mais vantajosas são aquelas integradas e incorporadas ao produto oferecido que garantem economia de tempo, padronização e otimização dos processos e redução de custos, e que impactam diretamente na qualidade da informação, ­principal riqueza competitiva de uma organização.

Adriana Alonso é gerente de produtos da ADP, empresa referência em soluções completas para folha de pagamento e recursos humanos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar