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Encantos para todos os gostos

Em 2007 as vendas no comércio tiveram um de­sempenho acima da média histórica. A maior oferta de crédito, a recuperação do poder de compra e de renda do trabalhador, o aumento da competitividade, principalmente entre as grandes redes, as condições facilitadas e prazos, unidas à estabilidade econômica do país foram alguns dos fatores que proporcionaram um volume de vendas quase 10% maior do que em relação ao ano de 2006. Podemos relacionar também na ob­tenção destes resultados a inovação tecnológica, o acesso popular a diversos produtos até então restritos a uma pequena camada da população e às promoções desenvolvidas pelos lojistas. Acreditamos que em 2008 permanecem as condições favoráveis para um índice satisfatório no aumento do volume de vendas no co­mércio. De qualquer forma, os varejistas devem estar preparados, investindo não somente em tecnologia, mas nas suas equipes de trabalho e em suas instalações. Diante de um perfil de consumidor cada vez mais exigente, informado, crítico e seguro do que deseja comprar, é preciso estar habilitado para atender as demandas não só do mercado, mas principalmente para satisfazer os desejos do cliente.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, consciente de seu papel associativo e de liderança empresarial, ao abrigar 160 Câmaras de Dirigentes Lojistas afiliadas, tem priorizado o treinamento, a capacitação, a gestão e proporcionado, por meio de cursos, treinamentos, seminários e workshops, o autodesen­volvimento dos lojistas. Nossa visão é de que a CDL não deve se limitar a administrar o bem sucedido serviço do SPC Santa Catarina, este ins­trumento que auxilia, com muita segurança, credibilidade, e rapidez, respaldado num completo banco de dados, a análise para concessão de crédito.
A Câmara de Dirigentes de Lojistas, assim como a ­própria FCDL/SC, deve estar em sintonia com os anseios da comunidade e também deve servir de porta-voz de rei­vindicações que favoreçam o desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, ­podemos dizer que a FCDL/SC, ao lado das entidades federativas empresariais, sempre esteve na linha de frente contra aumento da carga tributária e contra a prorrogação da CPMF, assim como lutou pela regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
A Federação das CDLs, por sua vez, participa de órgãos fundamentais para a articulação e arregimentação das necessidades do varejo, como por exemplo, o Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, o Cofem (Conselho das Federações Empresariais), o Ceacex (Conselho de Articulação do Comércio Exterior) e o Conselho Estadual do Turismo. Neste último colegiado, a FCDL/SC tem fortalecido sua posição em destacar Santa Catarina como destino permanente de visitantes, ressaltando seu alto índice de desen­volvimento humano, suas belezas na­turais, sua cultura e sua gastronomia, dentre outros atrativos.
A divulgação de nosso Estado, que enfatiza “Turismo o Ano Inteiro”, não é somente um slogan, mas uma realidade palpável, em um território com diversos pólos regionais, onde o turismo e a economia, se somam para bem receber o turista, num Estado conhecido em todo o Brasil por sua qualidade de vida, hospitalidade e harmoniosa mistura de atrações, onde natureza, beleza, fé, e história são um convite para conhecer todos os encantos de Santa Catarina. O Estado tem um grande potencial ainda para o turismo de eventos, que cresce a cada ano e traz diversos visitantes para o Estado. Toda esta mobilização gera emprego, renda, recolhimento de impostos e se reflete no comércio e nos serviços, colaborando para que a economia crie base sólidas para um desenvolvimento cada vez mais auto-sustentável.

Afonso dos Santos é presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina-FCDL/SC

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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