Em 2007 as vendas no comércio tiveram um desempenho acima da média histórica. A maior oferta de crédito, a recuperação do poder de compra e de renda do trabalhador, o aumento da competitividade, principalmente entre as grandes redes, as condições facilitadas e prazos, unidas à estabilidade econômica do país foram alguns dos fatores que proporcionaram um volume de vendas quase 10% maior do que em relação ao ano de 2006. Podemos relacionar também na obtenção destes resultados a inovação tecnológica, o acesso popular a diversos produtos até então restritos a uma pequena camada da população e às promoções desenvolvidas pelos lojistas. Acreditamos que em 2008 permanecem as condições favoráveis para um índice satisfatório no aumento do volume de vendas no comércio. De qualquer forma, os varejistas devem estar preparados, investindo não somente em tecnologia, mas nas suas equipes de trabalho e em suas instalações. Diante de um perfil de consumidor cada vez mais exigente, informado, crítico e seguro do que deseja comprar, é preciso estar habilitado para atender as demandas não só do mercado, mas principalmente para satisfazer os desejos do cliente.
A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, consciente de seu papel associativo e de liderança empresarial, ao abrigar 160 Câmaras de Dirigentes Lojistas afiliadas, tem priorizado o treinamento, a capacitação, a gestão e proporcionado, por meio de cursos, treinamentos, seminários e workshops, o autodesenvolvimento dos lojistas. Nossa visão é de que a CDL não deve se limitar a administrar o bem sucedido serviço do SPC Santa Catarina, este instrumento que auxilia, com muita segurança, credibilidade, e rapidez, respaldado num completo banco de dados, a análise para concessão de crédito.
A Câmara de Dirigentes de Lojistas, assim como a própria FCDL/SC, deve estar em sintonia com os anseios da comunidade e também deve servir de porta-voz de reivindicações que favoreçam o desenvolvimento econômico e social. Neste contexto, podemos dizer que a FCDL/SC, ao lado das entidades federativas empresariais, sempre esteve na linha de frente contra aumento da carga tributária e contra a prorrogação da CPMF, assim como lutou pela regulamentação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas.
A Federação das CDLs, por sua vez, participa de órgãos fundamentais para a articulação e arregimentação das necessidades do varejo, como por exemplo, o Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, o Cofem (Conselho das Federações Empresariais), o Ceacex (Conselho de Articulação do Comércio Exterior) e o Conselho Estadual do Turismo. Neste último colegiado, a FCDL/SC tem fortalecido sua posição em destacar Santa Catarina como destino permanente de visitantes, ressaltando seu alto índice de desenvolvimento humano, suas belezas naturais, sua cultura e sua gastronomia, dentre outros atrativos.
A divulgação de nosso Estado, que enfatiza “Turismo o Ano Inteiro”, não é somente um slogan, mas uma realidade palpável, em um território com diversos pólos regionais, onde o turismo e a economia, se somam para bem receber o turista, num Estado conhecido em todo o Brasil por sua qualidade de vida, hospitalidade e harmoniosa mistura de atrações, onde natureza, beleza, fé, e história são um convite para conhecer todos os encantos de Santa Catarina. O Estado tem um grande potencial ainda para o turismo de eventos, que cresce a cada ano e traz diversos visitantes para o Estado. Toda esta mobilização gera emprego, renda, recolhimento de impostos e se reflete no comércio e nos serviços, colaborando para que a economia crie base sólidas para um desenvolvimento cada vez mais auto-sustentável.
Afonso dos Santos é presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina-FCDL/SC