Pesquisar
Close this search box.

Parceria para formação de jovens

https://www.jcam.com.br/FOTO_29092014 A6.jpg

Alunos do 7º ano do ensino fundamental de escolas públicas que residem nos bairros Vila da Felicidade, Mauazinho, Jardim e Parque Mauá, Japiim e Lagoa Verde terão a oportunidade de concorrer a 320 vagas para um curso preparatório gratuito de ingresso às escolas técnicas existentes na cidade. Trata-se do projeto Vestibulinho, viabilizado por meio de uma parceria entre a Petrobras e a Fundação Nokia de Ensino. As inscrições iniciam no mês de outubro com data a ser definida.
As aulas vão acontecer aos sábados, na Escola Municipal Nova Vida, no bairro Mauzinho, zona Leste. O projeto é inaugural, terá duração de dois anos e vai formar dez turmas divididas nos turnos da manhã e tarde. As matérias lecionadas serão matemática e português, conteúdos voltados a aplicação de provas das instituições técnicas.
O coordenador do projeto, Péricles Balderrama, explica que a proposta do programa é atender aos adolescentes que residem em bairros de classe baixa e por meio das disciplinas propostas prepará-los para o ingresso em uma escola técnica. Em 2013 47% dos participantes do programa conseguiram aprovação em uma escola técnica. “A intenção é alcançar os alunos de baixa renda que vivem em situação de vulnerabilidade social. Sem acompanhamento dificilmente um aluno consegue ingressar em uma das instituições técnicas”, afirma.
Ao ingressar no curso os jovens recebem fardamento e material didático fornecidos pela Petrobras. O investimento feito pela autarquia é de mais de R$ 260 mil. No total, dez professores participam do projeto. A equipe pedagógica ainda é composta por um pedagogo, um auxiliar administrativo e oito instrutores, além do coordenador.
Balderrama salienta que a meta do projeto é conseguir o índice de 20% de aprovação dos participantes do curso nos vestibulares das escolas especializadas; que 95% dos alunos apresentem melhor rendimento escolar nas disciplinas de matemática e português no ensino regular; e ainda obter 70% de permanência dos alunos durante os dois anos de curso. “Constatamos que os participantes do curso têm uma melhora significativa nas matérias lecionadas no projeto”, conta.
As inscrições poderão ser feitas a partir de outubro nas escolas municipais que tenham turmas do ensino fundamental e que estejam localizadas nos bairros atendidos pelo programa. As aulas também vão iniciar no próximo mês. O coordenador informa que caso o número de inscritos seja maior que o quantitativo de vagas ofertadas os candidatos devem passar por um processo seletivo que vai contemplar questões básicas de português e matemática.
Para participar os estudantes precisam ter entre 12 e 17 anos e estar matriculados no 7º ano do ensino fundamental. A inscrição é gratuita e deve ser feita mediante apresentação de RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência e comprovante de matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 2129-2999.

Projeto existe há cinco anos

Balderrama conta que o projeto existe há cinco anos mas com o título de Pré-Nokianos. Nesta etapa o programa é totalmente custeado pela Fundação Nokia de Ensino e atende a 170 alunos no CET (Centro de Educação Integrada) Gilberto Mestrinho, localizado na rua Leopoldo Peres, Educandos, zona sul. Com a parceria firmada entre a Nokia e a Petrobras será possível descentralizar os cursos e consequentemente aumentar o número de participantes. “Vamos conseguir aumentar o número de beneficiários e replicar o projeto a uma zona que necessita de projetos de amparo a educação. Ainda será possível remunerar os professores e dar maior suporte aos alunos com material didático”, comemora.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar