Pesquisar
Close this search box.

Festival de Parintins 2023: saiba tudo sobre a festa

Inicia oficialmente nesta sexta-feira (30) o Festival Folclórico de Parintins de 2023, que chega em sua 56ª edição. A abertura, que aconteceu na noite anterior, contou com shows de Ludmilla e Simone Mendes, além de atrações locais. A festa traz a disputa entre os dois Bois Garantido e Caprichoso, e atrai visitantes de diversas partes do mundo. O evento se tornou um dos principais acontecimentos culturais do país e acontece nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, no Amazonas.

Show de Abertura

Na última quinta-feira (29), Ludmilla e Simone Mendes foram convidadas para se apresentarem no início das festividades, chamada de Festa dos Visitantes. Antes das grandes atrações, Fafá de Belém fez participação surpresa no show de David Assayag. Ela e a cantora carioca usaram looks com as cores que representam os dois Bois, o vermelho do Garantido e o azul do Caprichoso.

Pela primeira vez, a Festa dos Visitantes aconteceu no local que é a identidade cultural da cidade dos bumbás. Além das cantoras Ludmilla Simone Mendes, atrações locais de diferentes gêneros musicais se revezaram no palco 360º montado na arena.

Neste ano, a festa reforçou o papel social ao incentivar a troca de um quilo de alimento não perecível por uma pulseira de acesso ao evento. Foram disponibilizadas 17 mil pulseiras. A ação é o resultado de uma parceria entre a secretaria de Cultura e a de Assistência Social. Os alimentos serão doados às entidades de Parintins aprovadas em edital.

Nas redes, Fafá de Belém conta que a sua história com o festival vem de longa data.

“Que alegria participar desta noite de abertura do Festival de Parintins! Que honra cantar o Pássaro Sonhador ao lado de @jrpaulain! Foi lindoooo! 💙❤️” postou Fafá.

Presença VIP!

Em cada edição, o Festival Folclórico reúne cada vez mais famosos, ao se tornar um dos maiores eventos culturais do país. Letícia ColinGiovanna Lancellotti e Alexandre Nero já marcaram presença no primeiro dia, que ainda vai receber mais celebridades como Vivian Amorim, que dividiu nas redes os preparativos para a festa.

❤️💙 Confira tudo o que você precisa saber sobre a festa!

Em 1913, o Boi Garantido foi fundado por Lindolfo Monteverde e o Boi Caprichoso foi fundado pelos irmãos Roque, Felix e Raimundo Cid. O Garantido usa a cor vermelha e o Caprichoso usa a cor azul. Nos primórdios, acontecia uma disputa informal nas ruas de Parintins.

Os dois grandes grupos de “bois” começaram a representar nas ruas de Parintins o folclore do boi-bumbá, uma variação do bumba-meu-boi do Maranhão, que no Amazonas ganhou características próprias, incorporando as lendas e rituais das etnias indígenas e da cultura popular da Amazônia.

Confira o poster oficial desta edição do Festival de Parintins 2023 — Foto: divulgação

Confira o poster oficial desta edição do Festival de Parintins 2023 — Foto: divulgação

O nome do festival vem do lugar onde acontece – na ilha de Parintins, às margens do rio Amazonas, a 420 quilômetros de Manaus. A festividade surgiu em 1965 como forma de arrecadar fundos para a construção da Catedral de Nossa Senhora do Carmo no município amazonense. A primeira edição foi realizada em 1966 e o campeão foi o Boi Garantido.

A festa cresceu tanto que em 1988 o governo do Amazonas construiu o “Bumbódromo”, uma arena de espetáculo em formato de boi dividida em azul e vermelho, que ficou pequena diante da grandiosidade do evento. Atualmente, Parintins recebe entre 16 e 20 navios na temporada de cruzeiros marítimos que aportam no município de outubro e maio, mas a atração acontece no último final de semana de junho (sexta, sábado e domingo).

O Festival de Parintins acontece no Bumbódromo, uma arena em formato de boi dividida em azul e vermelho — Foto: divulgação

O Festival de Parintins acontece no Bumbódromo, uma arena em formato de boi dividida em azul e vermelho — Foto: divulgação

Os protagonistas se chamam Caprichoso, boi azul da estrela na testa, e Garantido, boi vermelho, simbolizado pelo coração. O primeiro se intitula “Boi da Cultura Popular”, enquanto o outro se orgulha de ser o “Boi do Povão”. Em 55 edições do festival, o Garantido foi campeão por 32 vezes, enquanto o Caprichoso venceu 24. Em 2000, houve empate. O Boi azul é o atual campeão.

Cada boi tem 2 horas e 30 minutos para se apresentar em cada noite. Entre os espetáculos de cada bumbá, há um intervalo de 45 minutos. O festival se inicia às 21h (horário de Brasília) e termina por volta de 2h30min da madrugada. A ordem de apresentação em cada noite é sorteada dias antes da disputa.

Boi Caprichoso em apresentação no Festival de Parintins de 2022 — Foto: divulgação

Boi Caprichoso em apresentação no Festival de Parintins de 2022 — Foto: divulgação

E a música? Bem, cada boi escolhe um tema para defender nas três noites festival. Para 2023, o Caprichoso levará ao Bumbódromo “O Brado do Povo Guerreiro”, já o Garantido, “Garantido Por Toda a Vida”. O tema é dividido em três partes e o bumbá apresenta um em cada noite. Os assuntos abordados em cada tema e subtema tem a ver com a cidade de Parintins, o estado do Amazonas e a cultura da região.

Para ilustrar musicalmente o tema, os boi-bumbás lançam, anualmente, um álbum com em média vinte toadas (músicas). Durante o espetáculo, no entanto, o boi é livre para utilizar toadas tanto de anos anteriores como do álbum atual.

O espetáculo de cada boi no Bumbódromo é complexo e envolve 21 quesitos, além de outros segmentos não julgados, como Pai Francisco, Mãe Catirina e Gazumbá – personagens folclóricos do “Auto do Boi-Bumbá”. Os itens são divididos em blocos, de acordo com suas características. O “Bloco A” compreende quesitos comuns e musicais; o “Bloco B”, itens relativos à cenografia e coreografia; e o “Bloco C” reúne a parte artística do evento.

Boi Garantido em apresentação no Festival em 2022 — Foto: divulgação

Boi Garantido em apresentação no Festival em 2022 — Foto: divulgação

Como decidem o boi vencedor do Festival de Parintins?

A decisão da disputa está nas mãos de 10 julgadores, dentre os quais: um é o presidente da comissão de júri; três julgam o Bloco A (os sete itens presentes nele); três julgam o Bloco B (os sete itens presentes nele); e os outros três, o Bloco C (os sete itens presentes nele). Cada noite é avaliada separadamente.

A apuração ocorre segunda-feira na parte da tarde, após o último dia de festa. Das três notas dadas a cada item, é descartada a menor. Vence o festival o boi que acumular mais pontos no somatório de todos os blocos em todas as noites.

Como participar ou assistir à festa folclórica?

Definida por meio de sorteio, a ordem de apresentação dos bumbás ficou assim: na primeira noite (30 de junho), o boi vermelho e branco (Garantido) vai abrir o Festival. Na sequência, o boi azul e branco (Caprichoso) se apresenta. Na segunda noite (1 de julho), o Caprichoso se apresenta primeiro, e depois o Garantido. E por fim, na última noite (2 de julho), o Garantido abre o festival e o Caprichoso encerra a festa.

Os preços dos ingressos para o Festival de Parintins 2023 custam entre R$ 980 e R$ 1.495.

As informações são do GShow.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar