Pesquisar
Close this search box.

Matheus Sant: o alquimista amazônico de cabelos

Que as ervas, as seivas, os óleos, as cascas de árvores, e os frutos amazônicos possuem qualidades únicas, isso há muito de sabe, porém, poucas pessoas exploram econômica e sustentavelmente essa dádiva da natureza. Não é o caso do tricologista fitoterápico e especialista em cabelos naturais Matheus Sant, que no final de fevereiro passado lançou o tratamento ‘Alquimias amazônicas’.

“No ‘Alquimias amazônicas’ preparamos o cosmético a partir de ativos amazônicos e óleos essenciais de forma personalizada e exclusiva para cada pessoa. Consiste em um serviço feito com a utilização de produtos provenientes da floresta amazônica, que ajudarão na saúde e recuperação dos fios”, explicou.

A tricologia é o ramo da ciência que trata dos pêlos ou cabelos. Matheus aliou a esse tratamento a fitoterapia, cuja terapêutica utiliza ativos de plantas e derivados vegetais. Nas alquimias que realiza, Matheus utiliza óleo e manteiga de tucumã e de cupuaçu, óleo de castanha, de pracaxi, buriti, murumuru, copaíba, entre outros, e cada um desses insumos têm um propósito, servindo desde a nutrição até a reconstrução dos pêlos, podendo ser usados em todos os tipos de cabelo e em qualquer idade.

“Por conta da miscigenação dos povos indígenas da Amazônia com os europeus, os cabelos dos povos do Norte são mais grossos em relação aos cabelos dos povos do Sul, e possuem maior dificuldade de absorção de nutrientes por terem mais camadas de cutículas, sendo necessária uma maior concentração de ativos do que os utilizados nas populações do restante do país”, informou.

“Na nossa floresta temos os ativos perfeitos para o nosso tipo de cabelo. O funcionamento das células humanas e das plantas são compatíveis, tendo assim, maior eficiência em absorção”, garantiu.   

Alquimista moderno

A busca constante de cuidar profundamente dos fios, de uma forma mais eficaz, fez com que Matheus enveredasse pela pesquisa dos fitoterápicos amazônicos. Unindo estudo técnico com as matérias-primas da região, a alquimia se tornou ideal para quem quer utilizar ativos mais naturais em cabelos com curvatura. Indo na contramão do mercado, que trabalha de forma universal, ele personaliza seus serviços.

“Em comparação com os ativos sintéticos, os vegetais e naturais têm maior similaridade e compatibilidade ao cabelo humano. Posso garantir que meu tratamento, com produtos naturais da floresta, não só substitui os demais, com produtos industrializados, como apresenta mais eficácia, tendo assim maior compatibilidade e absorção dos ativos”, afirmou.
O tratamento é aplicado após uma conversa com o(a) cliente na qual este(a) deve explicar exatamente o que pretende fazer no cabelo. Em seguida a alquimia é preparada utilizando uma base neutra, usada em todas as formulações de cremes do mercado potencializada por ativos regionais. Por serem ricos em aminoácidos e altamente nutritivos, estes ativos promovem maior beleza aos fios com hidratação, nutrição e redução de frizz

“Existem cinco tipos de cabelos: lisos, ondulados, cacheados, crespos e crespíssimos, e o tratamento, diferenciado, serve para qualquer um deles. O indicado é que seja feito de 15 a 30 dias para manter um resultado maravilhoso e saudável, que vai se manter de acordo com o cabelo do(a) cliente, por isso é importante que seja refeito sempre”, avisou.

Como agem

Óleo e manteiga de tucumã: recomendado para cabelos secos e com pontas duplas, devido às suas propriedades de penetração nas cutículas dos fios, repondo a umidade, devolvendo a elasticidade e deixando-os macios, fortes e sedosos.

Óleo e manteiga de cupuaçu: promove suavidade e maciez aos cabelos, aumentando a sua umidade natural e elasticidade, condicionando-os devido a seu alto poder de absorção de água, e assim evitando a desidratação.

Óleo de castanha: o óleo repara danos e devolve o brilho natural. Indicado para cabelos quebradiços, secos, opacos e quimicamente tratados por nutrir e hidratar profundamente os fios. É considerado um dos melhores condicionadores para cabelos desidratados e danificados.

Óleo de pracaxi: nutre os fios, combatendo o ressecamento e a quebra, além de promover o brilho e a vitalidade dos cabelos. Seus nutrientes também estimulam o crescimento capilar saudável, proporcionando cabelos mais volumosos e fortes.

Óleo de buriti: presente na composição de xampus, condicionadores, finalizadores e máscaras de tratamento focados em hidratação e reconstrução capilar. Suas propriedades auxiliam na regeneração de fios secos, quebradiços e danificados.

Óleo de murumuru: altamente nutritivo e hidratante, proporcionando tratamento intensivo aos cabelos. Capaz de penetrar profundamente na fibra capilar, age preenchendo as fissuras e alinhando as cutículas, devolvendo a elasticidade natural do fio. Ideal para cabelos secos, sem vida e indisciplinados.

Óleo de copaíba: sua ação anti-inflamatória e antioxidante controla a oleosidade e atua diretamente na saúde do couro cabeludo, ajudando a aliviar o desconforto de quem sofre com coceira, caspa e irritações na região.

Informações: 9 9963-3995

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar