Pesquisar
Close this search box.

Mais emocionante do que BBB

Numa ponta do triângulo, um advogado bem formado. Na outra, seu amigo de infância. Entre os dois, uma mulher de olhos de ressaca, casada com o primeiro e de estreito relacionamento com o segundo. No desenrolar da trama, um filho. Seria ele legítimo ou fruto de traição? Quem acompanha a vida desses três pode colecionar argumentos para colocar qualquer um deles Paredão. O debate entre defesa e acusação poderia ser tão acalorado quanto as últimas eliminatórias do Big Brother Brasil. O problema, entretanto, está no fato de que apenas um em cada quatro brasileiros pode compreender plenamente “Dom Casmurro”, a obra-prima de Machado de Assis, o maior escritor brasileiro, que morria há cem anos. A falta do domínio da língua portuguesa não afeta somente o entretenimento da população – que deixa de contar com intrigas e toda sorte de histórias da literatura universal –, mas também impede a aquisição de cultura geral e desqualifica milhões de brasileiros para o mercado de trabalho. Ora, a matemática é simples: quanto menor o grau de especialização dos trabalhadores, menor é a remuneração. A erradicação da chaga do analfabetismo que – faça-se justiça – começou a tomar corpo com iniciativas, como o programa Alfabetização Solidária, criado há onze anos por Ruth Cardoso, a primeira homenageada com o título de Professora Emérita do CIEE.
Nessa mesma época, o CIEE decidiu ampliar suas ações sociais, paralelamente ao encaminhamento de jovens estudantes para estágio. A organização passou a oferecer um programa gratuito de alfabetização e suplência, em parceria com empresas que privilegiam a educação como alvo de seus investimentos sociais. Como resultado, até hoje 50 mil adultos deixaram as trevas do analfabetismo, conquistaram maior cidadania e habilitaram-se a progredir no trabalho. Além de oferecer o espaço físico para a sala de aula, as empresas parceiras, como o Carrefour e o Metrô, pagam a bolsa-auxílio para o estagiário que, treinado e supervisionado por equipes de pedagogos do CIEE, ministra as aulas. A iniciativa prima pela criatividade em unir a capacitação de um futuro profissional à educação, com conteúdo que pode chegar até o final do ensino médio e é ministrado gratuitamente a funcionários ou membros das comunidades vizinhas.
No esforço do CIEE contra a exclusão educacional, outro passo foi dado este ano. Em março, o CIEE inaugurou 16 salas de alfabetização, mantidas pela própria organização no seu Prédio-Escola, localizado no centro histórico da capital paulista (Rua Genebra, 65/67) e com capacidade para receber 390 alunos, em cursos noturnos.
Tais iniciativas mostram-se cada vez mais necessárias até mesmo porque programas assistencialistas do governo federal aparentemente têm alimentado uma máquina de exclusão social. A evasão escolar cresceu nos 200 municípios com mais atendidos pelo Bolsa-Família, entre 2002 e 2005. Não dá mais para assistir, de braços cruzados, a esse triste espetáculo, como se estivéssemos diante de um reality show – trágico, mas distante. Não podemos continuar confortáveis e felizes por podermos mergulhar na vida de Bentinho, Escobar e Capitu, enquanto milhões de concidadãos sequer conseguem traçar o próprio nome.

LUIZ GONZAGA BERTELLI é presidente executivo do Centro de Integração Empresa Escola.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar