Pesquisar
Close this search box.

Integrar, treinar e capacitar

Muito se fala da necessidade de treinamento nas organizações para melhorar a produtividade com qualidade. Sempre estamos pensando, na realidade, na capacitação necessária de cada membro da empresa. O novo momento da Administração demonstra a necessidade urgente de reavaliar e mudar nosso processo de gestão de pessoas. Poderemos iniciar pensando em criar novos conceitos quebrando paradigmas. As palavras, integração e treinamento, devem ser muito bem empregadas e entendidas assim como capacitação. Pois, capacitar pessoas é se preocupar com o algo mais do que simplesmente treinar. O profissional deve ser acompanhado e aconselhado para melhor desenvolver seu potencial. Nós profissionais da área de treinamento necessitamos, reavaliar e repensar as técnicas utilizadas para melhorá-las e transformá-las a fim de trabalhar a capacitação profissional.
Atravessamos problemas na atual gestão de pessoas. Fomos aculturados para trabalharmos sempre o tratamento ao invés da prevenção dos problemas. Isto nos leva a tomar algumas decisões equivocadas e muitas dificuldades em prever acontecimentos futuros. Não temos o habito da prevenção e isto nos faz perder muito tempo e dinheiro nas empresas. Iniciamos a perda desde o momento da falta de preparo para realizar o recrutamento de pessoal, passando, muitas vezes, por uma inadequada seleção culminando com a contratação de pessoal sem a devida qualificação para desempenhar a tarefa que ele deveria desenvolver.
A integração dos funcionários com a empresa, colegas de trabalhos, clientes, enfim, de todos os envolvidos no processo existente, vem sendo deixada de lado. Isto é extremamente grave e preocupante, pois, além de deixar a desejar na contratação, ainda não saber realizar a devida integração, certamente, teremos como conseqüência problemas de toda natureza. Se conseguirmos visualizar o processo de modo correto antes de realizá-lo na pratica entenderemos o porquê de as empresas não atingirem o objetivo de capacitar os seus funcionários/colaboradores do modo desejado.
Precisamos analisar o desempenho de nossos liderados de modo técnico e periódico. Precisamos ser justos quando analisarmos, pois, o que vemos são empresas realizando eventualmente avaliações baseadas nos últimos dias de trabalho, não há o devido acompanhamento escrito de todos os atos positivos ou negativos de cada envolvido durante todo o período que se deve analisar. Com isso, passa a ser prejudicado o levantamento de necessidade para melhoria da capacitação profissional e acabamos por tentar capacitar pessoas que não estão preparados para tal situação e como conseqüência teremos necessidades de novos gastos, agora tentando acertar as contrações e capacitações.
Certamente, quando estivermos conscientes de que lideramos primeiramente pessoas e elas precisam ser tratadas como pessoas e somente depois é que conseguiremos liderar profissionais, não erraremos tanto quanto erramos hoje. Estaremos recrutando de modo correto, selecionaremos realmente os melhores e assim, para a contratação estaremos tendo dificuldades para escolher o melhor, pois, todos serão muito bons. Com isso a capacitação existirá como conseqüência de um bom trabalho realizado devido termos trabalhado uma boa contratação, uma integração detalhada e necessária, bons treinamentos e por fim uma boa capacitação. Assim, todo levantamento e analise deve ser feita a fim de tornar capaz o funcionário. Ainda há tempo. Na verdade, sempre haverá tempo, o que precisamos é exercitar a humildade com o fim de poder acertar mais do que errar. Não podemos jamais imaginar que conseguiremos gerir apenas os braços de uma pessoa, pois, o resto do corpo vem junto e este é o desafio.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar