Pesquisar
Close this search box.

Fera Sports dá a largada

https://www.jcam.com.br/3009_B1.png

Com a crise afetando o setor de construção civil, que cortou 31,1 mil postos de trabalho em julho (dados nacionais), a saída para muitos foi migrar para novos modelos de negócios. A escolha do engenheiro civil amazonense Leandro Moreira foi uma loja virtual que logo passou a itinerante, a Fera Sports tem tudo de uma pequena loja, mas montada em uma van. Para o proprietário da marca e da empresa, a escolha pelo segmento veio de aproveitar oportunidades e pensar os esportes como algo além de um nicho de mercado.
O engenheiro, que também é triatleta, aproveitou a intimidade com o esporte e as boas relações com os esportistas para dar a largada na loja. “Por ser consumidor de produtos esportivos, sei o que é melhor, quais as marcas mais conceituadas e como trabalhar com o segmento. O planejamento já é algo natural na engenharia, assim, após estudar o mercado e ver prós e contras, a melhor opção foi pela loja móvel”, afirma.

Facilidades de uma loja itinerante

Para o empresário, lojas itinerantes tendem a ser sucesso pelas facilidades e custos muito menores que uma loja tradicional. “Na van tenho a estrutura de uma pequena loja, ar-condicionado, móveis e expositores. Com as vantagens de não precisar pagar aluguel, água ou energia elétrica. Além dos impostos pagos na compra da mercadoria, o único encargo é o IPVA do veículo”, disse Moreira. Segundo o empresário outro fator que ajudou na escolha pela loja itinerante, foi o baixo custo. “Precisei de um capital de aproximadamente R$ 30 mil. Metade usado na reforma do veículo e a outra na compra dos produtos. O bom é que não fico preso a contratos de aluguel e se as coisas estiverem mal, posso fazer um saldão de estoque e ainda tenho o carro. Mas tudo está indo muito bem”, conta. Formalizada a empresa, Moreira já prepara a primeira incursão no mundo ‘real’. “Foram quatro meses como loja virtual, agora é hora de ir aos eventos esportivos e ampliar o alcance da marca. A estreia da Fera Sports será no próximo sábado (1° de outubro) na Ponta Negra, com um café da manhã oferecido para esportistas e parceiros”, afirma. Para o empresário as facilidades do modelo de negócio podem propiciar a criação de uma franquia da marca. “Se houverem interessados, porque não?”, fecha. Seguindo o estilo ‘faça você mesmo’, Moreira foi também o criador do logotipo, que já está em vias de ser patenteado no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). “O design é um hobby meu e facilitou a criação da logo, o nome veio do apelido que tenho entre os praticantes de triátlon, por ser muitas vezes mais conhecido que meu nome, Fera é uma ótima referência”, ressalta.

Marcas da Fera

A experiência de Leandro no triátlon serviu como diferencial na hora de adquirir as marcas para a loja. “Temos produtos de grandes marcas, como a Hammerhead que promove campeonatos de triátlon e é patrocinadora do nadador Fernando Scherer, OG do argentino Oscar Galindez e da tradicional Lupo. Um outro fornecedor de São Paulo nos envia produtos que são embalados aqui em Manaus com a marca Fera”, conclui.

Migração para áreas diferentes da formação é comum

Formado em publicidade e propaganda e cursando engenharia civil, o proprietário da Beef Burguer Gourmet, Tiago Honorato apostou no segmento de alimentação após experimentos caseiros. “Em família era comum irmos para a cozinha e preparamos nossos hambúrgueres. Quando percebemos ter o domínio da prática resolvemos mostrar isso ao público”, conta o empresário.
Mas para o empresário, só cozinhar em casa não era requisito suficiente para arriscar abrir um negócio. “Buscamos capacitação em gastronomia e empreendedorismo. Nos cercamos de bons colaboradores na cozinha e eu participei de cursos de empreendedorismo como o Empretec. Tive também ajuda na faculdade onde curso engenharia. Esse tipo de capacitação é essencial para quem busca empreender”, afirma Tiago.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar