Pesquisar
Close this search box.

Especialistas se reúnem em defesa da Lei de Energias Renováveis

Em pleno sábado de muito sol, cerca de 1.000 pessoas foram ao Porto de Mucuripe, em Fortaleza, visitar o navio Arctic Sunrise, do Greenpeace, e conhecer detalhes da expedição “Salvar o Planeta: É Agora ou Nunca”, que a organização está levando para sete cidades brasileiras.
Os visitantes conheceram os principais problemas ambientais brasileiros e algumas das soluções propostas do Greenpeace para enfrentar as mudanças climáticas, como o fim do desmatamento na Amazônia, o uso de energias renováveis para a geração de eletricidade e a proteção dos oceanos. Ao final da visita, todos foram convidados a assinar uma carta endereçada ao presidente Lula para que o governo brasileiro assuma a liderança das negociações na próxima reunião da ONU sobre clima, a ser realizada em dezembro na cidade de Copenhague, na Dinamarca.
O Arctic Sunrise chegou a Fortaleza na tarde de quinta-feira, quando abriu uma grande faixa com o mote da campanha em fren­te às turbinas eólicas do Porto de Mucuripe.O Greenpeace lançou a bordo do navio o documento “Lei de Energias Renováveis: Propostas para a Sustentabilidade Energética Brasileira”, com a presença do governador em exercício do Ceará, Francisco Pinheiro; o presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith; o secretário-exe­cutivo do Conselho Global de Energia Eólica, Steve Sawyer; representantes do Fórum Cearense de Mudanças Climáticas e Biodiveridade e da Universidade Federal do Ceará, além de parlamentares locais e especialistas no assunto.

Projeto de lei

Foi realizado um seminário para discutir o projeto de lei 4.550/08, proposto pelo deputado Edson Duarte (PV-BA), que incentiva as ­energias renováveis baseado no mecanismo tarifário feed-in, modelo que garante acesso dos geradores à rede e determina um preço justo e fixo pela venda dessa energia em contratos de longo prazo. 
“É emblemático realizar este seminário e lançar este documento aqui em Fortaleza porque o Ceará é o Estado brasileiro com maior potencial para a energia eólica”, afirmou Ricardo Baitelo, especialista em energia renovável do Greenpeace.
O PL 4.550/08 é uma das propostas em análise pela Comissão Especial de Energias Renováveis, instalada em junho de 2008 na Câmara dos Deputados e que deve apresentar relatório conclusivo até o final do primeiro semestre.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar