No nosso Papo Logístico de hoje, vamos apresentar alguns aspectos relevantes para a estruturação de um armazém. Afinal de contas, quem aqui em nossa cidade não se deparou com a situação de ter o transito local parado simplesmente porque uma carreta está manobrando para entrar ou sair de um CD Centro de Distribuição e precisa de uma via pública para fazer uma manobra? É para evitar esta falta de planejamento que vamos oferecer algumas possibilidades de melhorias para se estabelecer um armazém ou centro de distribuição.
A escolha do local de armazém pode propiciar ou não uma razoabilidade operacional cadenciada e bem definida quanto aos seus tempos de execução. Não se descarta a possibilidade de que por conta da localização possamos atender uma gama maior de clientes com um potencial ainda maior de qualidade, uma vez, que devesse levar em consideração toda a análise da cadeia logística da empresa e ainda a intensidade pela qual este armazém será requisitado no contexto da cadeia logística.
ESCOLHA DA LOCALIZAÇÃO FÍSICA
Na hora da escolha do local físico para a construção de um armazém devem ser observadas os seguintes parâmetros quantitativos:
- Incentivos fiscais (municipais, estaduais e federais);
- Custos de portos, aeroportos e estações aduaneiras;
- Locação de espaço de estocagem intermediária;
- Custos de transportes;
- Custos de armazenagem;
- Depreciação das instalações;
- Custos com aluguel (prédios e
- Manutenção do armazém e dos equipamentos;
- Custo do capital investido;
- Custo de mão de obra;
- Custo de segurança;
- Custos administrativos;
- Encargos tributários;
METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE LAYOUT DE ARMAZÉM.
- Definir a localização de todos os espaços tais como:
- Colunas de apoio,
- Saídas de emergência,
- Poços de escadas,
- Poços de elevador,
- Hidrantes
- Extintores
LOCALIZAR AS ÁREAS DE RECEBIMENTO E EXPEDIÇAO
Devem ser localizadas no layout do armazém, de maneira a otimizar a eficiência destas operações; devem ser considerados os seguintes fatores:
- Localização das estradas e vias de acesso,
- O padrão desejado de tráfego interno;
- A demanda, oferta e produtividade da mão de obra local;
- Localizar as áreas de estocagem
- Quais serão os tipos de equipamentos utilizados,
- As necessidades de corredores,
- O tipo de estocagem,
- A separação de pedidos,
Cada alternativa de layout do armazém deve ser previamente avaliada com o fito se estão sendo atingidos os objetivos desejados.
O layout do armazém, com base nas filosofias:
I – Intensidade de uso;
a) estocar as mercadorias de maior rotatividade o mais perto possível do ponto de uso;
b) estocar as mercadorias de menor rotatividade no fundo do armazém;
II – Semelhança;
- Os itens recebidos e expedidos juntos, devem ser estocados próximos;
- Os itens que possuem uma forte correlação, com respeito ao tipo, devem ser estocados juntos;
III – Tamanho:
- Mercadorias de grande volume, devem ser estocadas próximas ao ponto de saída;
b) propiciar vários locais e tamanhos de área de estocagem;
c) estocar itens pesados em áreas com tetos baixos e itens leves áreas com teto mais elevado;
d) observar o tamanho dos itens de forma geral e não de forma parcial.
Foto/Destaque: Divulgação