No Papo de hoje vai abordar a importância do layout com ênfase em armazéns.
Por definição, layout é o esboço de uma obra. Adaptando esta definição para a logística, o layout ou leiaute é também o arranjo físico que vai desde o posicionamento de uma ou mais mesas em uma sala, como a definição de fluxo de entradas, pontos de armazenagem e de saídas de materiais contemplando ainda, a agilização das movimentações dos mesmos com o uso de equipamentos mecânicos automatizados ou não.
Vamos ver o exemplo abaixo:
UM BOM LAYOUT DEVE CONTEMPLAR NO MÍNIMO:
• a utilização máxima do espaço,
• uma eficiente movimentação de materiais,
• flexibilidade para mudanças,
• fazer do armazém um modelo de organização.
METODOLOGIA PARA CRIAÇÃO DE LAYOUT DE ARMAZÉM.
- Definir a localização de todos os espaços tais como:
- colunas de apoio,
- saídas de emergência,
- poços de escadas,
- poços de elevador,
- hidrantes
- extintores.
- Localizar as áreas de recebimento e expedição
Devem ser localizadas no layout do armazém, de maneira a otimizar a eficiência destas operações; devem ser considerados os seguintes fatores:
- localização das estradas e vias de acesso,
- o padrão desejado de tráfego interno;
- a demanda , oferta e produtividade da mão de obra local;
- Localizar as áreas de estocagem
- quais serão os tipos de equipamentos utilizados,
- as necessidades de corredores,
- o tipo de estocagem,
- a separação de pedidos,
Cada alternativa de layout do armazém deve ser previamente avaliada com o fito se estão sendo atingidos os objetivos desejados.
O layout do armazém, com base nas filosofias:
I – INTENSIDADE DE USO ;
a) estocar as mercadorias de maior rotatividade o mais perto possível do ponto de uso;
b) estocar as mercadorias de menor rotatividade no fundo do armazém;
II – SEMELHANÇA;
- os itens recebidos e expedidos juntos, devem ser estocados próximos;
b) os itens que possuem uma forte correlação, com respeito ao tipo, devem ser estocados juntos;
III – TAMANHO:
- mercadorias de grande volume, devem ser estocadas próximas ao ponto de saída;
b) propiciar vários locais e tamanhos de área de estocagem;
c) estocar itens pesados em áreas com tetos baixos e itens leves áreas com teto mais elevado;
d) observar o tamanho dos itens de forma geral e não de forma parcial.
IV – CARACTERÍSTICAS DOS MATERIAIS;
- providenciar espaço para estocagem de produtos perecíveis;
- criar no layout, espaço com dispositivos apropriados para estocar mercadorias perigosas.
V – USO DO ESPAÇO;
- maximizar a utilização do espaço cúbico e minimizar as perdas nos vãos de estocagem,
b) maximizar o uso em torno dos obstáculos;
c) os corredores secundários devem ser retos e os principais devem ser direcionados para as saídas e entradas;
d) utilizar-se de marcações horizontais para delinear os corredores;
e) deve-se manter registros nas operações com estoques;
f) deve-se evitar espaços vazios dentro da estocagem.
Foto/Destaque: Divulgação