Pesquisar
Close this search box.

Comitiva do governo federal conhece estrutura fabril do PIM

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/10%20Out/09/samsung%20209.jpg

A convite da Fieam (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas) e membros do conselho da CNI (Confederação Nacional da Indústria), comitiva do governo federal, realizou ontem (10), uma visita ao complexo industrial da Samsung Eletrônica da Amazônia. O objetivo da ação foi mostrar a importância da operação da Zona Franca de Manaus e identificar as barreiras enfrentadas para produzir no PIM (Polo Industrial de Manaus). 

A comitiva foi composta por autoridades do TCU (Tribunal de Contas da União), Ministério da Economia,  Ministério de Ciência e Tecnologia, Ministério da Agricultura, Congresso Federal, Senado Federal, Sudam (Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia), Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e alguns Departamentos da Presidência. 

Segundo o subsecretário de planejamento da infraestrutura subnacional, órgão vinculado ao Ministério da Economia, Fabio Hideki Ono, a iniciativa das entidades representativas das indústrias do Amazonas de proporcionar um tour pela linha de produção da Samsung, foi importante para ajudar a equipe do ministério a ter conhecimento do que acontece no processo produtivo das indústrias do polo industrial de Manaus.

“É muito importante conhecer como as coisas funcionam na prática. Queremos conhecer o contexto para que possamo saber como promover a competitividade, como produzir empregos e tornar as empresas mais competitivas. Com essa visita buscamos auxiliar os municípios, os estados em seu processo de planejamento e quais as melhores estratégias para a geração de emprego”, disse Fabio Hideki Ono.

De acordo com o subsecretário, as atividades do órgão estão direta mentes ligadas a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, que parte de um planejamento que mostra quais os condicionantes que existe na Zona Franca de Manaus, que podem permitir atração de novos investimentos por meio do aproveitamento de todos os recursos naturais e biodiversidades disponíveis na região. A visita faz parte das ações estratégicas do governo federal em conhecer mais as particularidades das regiões do Brasil,e fomentar articulação e planejamento de qual será a visão de futuro para o desenvolvimento da região.

“A ideia é verificar o que a biodiversidade pode oferecer para permitir que a região desse um salto em novas atividades econômicas, a partir de todo esse conhecimento que as empresas já tem no polo industrial e promover ações indutoras do crescimento. E a partir dessa visão de longo prazo verificar quais as ações de infraestrutura o governo pode trabalhar para promover as indutoras do crescimento da região: é uma ampliação do aeroporto? É uma questão envolvendo aspectos hidroviários? Olhando pela visão urbana é melhorar os índices de saneamento? Então são diversos temas de infraestrutura que são relevantes para o desenvolvimento. E para isso é preciso ter uma visão ampla conhecendo de perto a realidade da região”, disse.

Fabio ressaltou, que a secretaria tem atuado na visão de como criar condições para o investimento privado em infraestrutura,  por meio do diálogo com as lideranças locais do Amazonas e outras instituições do próprio governo federal. “A ideia é debater sobre o desenvolvimento e o próprios incentivos fiscais, a questão da infraestrutura logística que hoje é um certo desafio, a ao mesmo tempo uma grande oportunidade pro, desenvolvimento do estado do Amazonas. Nosso papel é apoiar a iniciativa do governo de menos Brasília e mais Brasil e está mais próximo da região. Para apoiar nós precisamos conhecer qual é a realidade do estado”, destacou.

Segundo o gerente de relações governamentais da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Rogério Castro Vieira, a visita é uma continuidade de um evento criado pela Ação Pró Amazônia, associação de presidentes das federações das indústrias da região norte mais Mato Grosso e Maranhão, que visa discutir a importância e manutenção dos incentivos e estímulos de desenvolvimento regional para a região.

“Todas essas pessoas da comitiva trabalham no legislativo, e atuam em áreas estratégicas de desenvolvimento regional do governo e da economia do país. Esse grupo veio através de um programa ‘Conhecendo a Indústria’ para conhecer em loco a importância da manutenção da zona franca de Manaus e dos incentivos fiscais para o desenvolvimento da região norte. Além da continuidade dentro da discussão da reforma tributária. E uma fábrica como a Samsung, mostra a importância do benefício e a competitividade, e como se traz em desenvolvimento, geração de emprego, tecnologia e modernidade para a região”, destacou.

De acordo com o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo, o intuito do evento é contextualizar todas os profissionais envolvidos em áreas estratégicas do departamento do governo federal, para conhecer a realidade das empresas instaladas no PIM (Polo Industrial de Manaus) e como elas atuam na geração de emprego e desenvolvimento regional.

“Queremos mostrar para os brasileiros a nossa realidade, estamos mostrando nossas atividades para que eles compreendam e passam a defender o modelo com conhecimento de causa. Nosso objetivo é continuar com essa programação para que os brasileiros conheçam a Amazônia e o modelo Zona Franca que é um projeto não da região, mas do Brasi. A presença deles aqui é para ver o processo produtivo de cada empresa, e de como ela é importante”, disse.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar