Pesquisar
Close this search box.

Comando do 9º Distrito Naval coleta cerca de uma tonelada de lixo em alusão ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar

O Comando do 9º Distrito Naval realizou, no dia 05 de junho, ações de conscientização ambiental, alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente  e ao Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. Durante o dia, militares das Capitanias e Agências subordinadas foram mobilizados para as atividades que resultaram na coleta de cerca de uma tonelada de resíduos sólidos nas orlas dos Estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Roraima. Ao todo, cerca de 130 pessoas, entre militares, servidores e civis participaram da atividade.

Em Manaus (AM), militares da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizaram a coleta de resíduos em flutuantes no Paraná do Tarumã-Açu. Já as Agências Fluviais, subordinadas à Capitania realizaram a limpeza das orlas, nos seguintes municípios: Tefé, Itacoatiara e Parintins, no Estado do Amazonas; Caracaraí, em Roraima e em Cruzeiro do Sul no Acre, além de ações de orientação aos condutores de embarcações quanto a necessidade de rios limpos e seguros.

Na área da Tríplice Fronteira, a Capitania Fluvial de Tabatinga contou com o apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (SEMULSP), e as atividades ocorreram na Orla de Porto da Feira.

A Capitania Fluvial de Porto Velho e as Agências Fluviais de Guajará-Mirim, Boca do Acre e Humaitá realizaram a limpeza nos rios Machado e Jamari, dos municípios de Ji-Paraná e Candeias do Jamari (RO), no Balneário Igarapé do Ipixuna (AM) e na Orla do rio Mamoré. As ações tiveram o apoio de órgãos municipais. 

A data do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorada no dia 05 de junho, tem como objetivo promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente, simbolizando a necessidade de conscientização da sociedade para a preservação dos recursos naturais. 

Os militares participantes das ações tomaram todas as medidas preventivas contra a COVID-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde.

Militares da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul realizaram a coleta no rio Croa, Moa e Juruá – Foto: Divulgação
Foto/Destaque: Divulgação

Marinha Marinha

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar