Pesquisar
Close this search box.

Antena parabólica digital é implementada em Manaus

Andréia Leite

Instagram: @jcommercio   Face: @jcommercio

Com a chegada da tecnologia 5G na capital, quem tiver antena parabólica terá que mudar seus equipamentos. Isso porque quem tem a parabólica convencional conhecida pelo sinal analógico deve sofrer interferências na frequência do sinal  devido a ativação da nova rede. As famílias cadastradas em programas sociais do governo federal e que utilizam antenas parabólicas tradicionais para sintonizar canais de televisão, podem solicitar a substituição do equipamento de forma gratuita. 

A Siga Antenado é a empresa responsável pela instalação dos serviços. A entidade foi criada por determinação da Anatel para apoiar a população durante o processo de migração da transmissão de sinal dos canais abertos de TV via parabólica. Segundo a empresa, são mais de 37 mil kits com a nova parabólica digital para as famílias de Manaus.

O especialista em tecnologia  Eduardo Lopes, explicou que não há necessidade da troca do aparelho televisor, já que a partir do momento que é utilizado o kit de instalação do novo sinal, as famílias  passam a receber o sinal HD por satélite. “Aumenta a qualidade e a quantidade de canais. Hoje estão fazendo a instalação na capital onde está sendo ativado o 5G. No decorrer do ano possivelmente passa a ampliar para os municipios”.

A substituição dos equipamentos é necessária para evitar interferências na recepção do sinal. Além disso, com a chegada do 5G na capital,  em breve, a parabólica tradicional vai deixar de funcionar.

Estudos realizados pelo ANTENE-SE em seis capitais incluindo Manaus revelaram que bairros e distritos pobres e periféricos dessas cidades são os que mais sofrem com a precariedade, e mesmo a inexistência de conectividade nessas áreas.

“Pouca antena para muitos usuários significa baixa qualidade, ou mesmo inexistência, de sinal de internet. Durante a pandemia, esse problema ficou ainda mais evidente. Moradores das áreas periféricas das grandes cidades, e de muitas regiões do interior do país, que precisavam estudar ou trabalhar online, enfrentaram grandes dificuldades para conectar seus equipamentos, quando não tiveram suas atividades simplesmente inviabilizadas. Um preço incalculável cobrado de parte da população pelas deficiências dessa infraestrutura no país. “Acreditamos na conectividade como alavanca do desenvolvimento econômico e como ferramenta imprescindível na redução da desigualdade social”, diz Luciano Stutz,  presidente do Movimento ANTENE-SE e presidente da Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura de Telecomunicações). 

O CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, ressaltou que a mudança deve ser feita para que a tecnologia 5G possa ser ativada com todo o seu potencial. Em breve, o sinal transmitido para as parabólicas tradicionais será interrompido. Por isso, é preciso substituir o equipamento para a nova parabólica digital, que tem melhor qualidade de imagem e de som, programação regional e vai continuar sendo gratuita, como sempre foi.

A entidade atua para que todos tenham acesso à informação e saibam o que precisa ser feito para não perder o sinal de TV. As famílias de menor renda, inscritas em programas sociais do governo federal, que têm uma parabólica tradicional instalada e em pleno funcionamento, terão direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital. As famílias que utilizam outros sistemas de transmissão para assistir televisão, como antena digital espinha de peixe (instalada no alto da casa), antena digital interna e TV por assinatura não sofrerão qualquer tipo de alteração. 

Leandro Guerra, destaca a importância do engajamento dos usuários de parabólicas em Manaus para o avanço da troca dos equipamentos pela Siga Antenado e o início do processo de implementação do 5G no Brasil pelas operadoras de telecomunicações.

“A mobilização da população é fundamental para a agilidade do processo de migração, com a distribuição e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital”, afirma Leandro Guerra. “O resultado dessa operação será a implementação do sinal 5G e a geração de R$ 250 bilhões de impacto na produtividade da economia brasileira até 2035”. 

Possíveis interferências no sinal 

Quem perceber algum indício de interferência no sinal aberto de TV da parabólica tradicional, que tenha surgido após a ativação do sinal do 5G em Manaus, deve entrar em contato com a entidade pelo número 0800 729 2404. É válido ressaltar que o suporte está restrito às pessoas de menor renda, inscritas no CadÚnico.

Além do suporte na verificação da possível interferência, a Siga Antenado faz a instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital para a população de menor renda, inscrita em programas sociais do governo federal e que tenha uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se tem direito ao kit gratuito, a população deve acessar o site da Siga Antenado ou entrar em contato pelo 0800 729 2404.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar