Pesquisar
Close this search box.

Amazonino Mendes mais ‘on’ do que nunca

Amazonino Mendes mais ‘on’ do que nunca

O exercício da cidadania é expressado de várias formas em nosso dia a dia ou em quatro anos, com o seu exercício máximo que é o direito ao voto. As eleições, este ano, tiveram nova cara devido a pandemia por conta do novo coronavírus, contudo, o distanciamento social não impediu a proximidade entre os candidatos e seus eleitores, que nadaram pelas ondas virtuais nas redes sociais da internet e mantiveram a disputa eleitoral a todo vapor.

Neste segundo turno, temos dois grandes nomes da política amazonense disputando o cargo de prefeito da cidade de Manaus, que é considerada a capital da região Norte. Amazonino Mendes (Podemos) e David Almeida (Avante) responderam exatamente as mesmas perguntas do Jornal do Commercio e apresentaram seus perfis e trajetórias de forma autêntica e direta. Confira!

Mesmo com 81 anos de idade e trinta e três anos de vida pública, Amazonino Mendes (Podemos), atualmente decano da política amazonense, tem se apresentado mais “ON” que muitos jovens. Tanto, que este também foi o slogan de sua campanha na disputa majoritária pela Prefeitura de Manaus.

Com uma campanha eleitoral regada de uma linguagem jovial, Amazonino tem se apresentado como o “Pai” da sociedade e garante que só decidiu se candidatar por mais uma vez ao cargo exercido por ele por três vezes, sendo a última entre 2009 e 2012, por “entender que precisava dar sua contribuição a Manaus, ajudando a construir uma cidade melhor e mais humana”, tendo em vista sua experiência política.

Na carreira política ele também acumula a experiência de senador pelo Amazonas entre os anos de 1991 a 1992, e quatro passagens pelo comando do Governo do Estado, sendo a última entre 2017 e 2019, após vencer as eleições suplementares do emedebista Eduardo Braga, com quase 60% dos votos após ter sido escolhido por 782.933 pessoas.

À coluna, ele afirma que, se eleito, pretende construir uma Manaus do futuro, de forma republicana e com tranquilidade e transparência na interlocução com os demais poderes.

Pedro Côrtes: Qual o senhor considera ser sua principal marca de vida pública?

Amazonino Mendes: A minha principal marca considero ser o respeito ao povo da minha terra, ao qual devo tudo o que conseguimos realizar, e o respeito e responsabilidade no trato com o recurso público. É para o povo que tenho me dedicado em todos esses anos e sem nenhum arrependimento. Sou uma pessoa realizada quando vejo que nas administrações que estive à frente conseguimos conquistas importantes para o Estado e para capital amazonense. Dentre elas, os grandes hospitais de Manaus, como o Dr. João Lúcio e o Francisca Mendes, as Casonas de Saúde, os prontos-socorros da Criança, a UEA (Universidade do Estado do Amazonas), o Complexo Ponta Negra e outras tantas realizações das quais me orgulho muito. São 40 anos de vida pública e uma história de gestão limpa, sem manchas.

PC: Qual é a Manaus do futuro para o senhor? E o que fazer para torná-la realidade?

AM: Penso que a Manaus do futuro deve ser uma cidade melhor e mais humana, que as pessoas mais necessitadas tenham o devido amparo do poder público, não somente com auxílio financeiro, em especial nesse momento de crise, mas também, e muito fortemente, na geração de emprego para a população e de negócios para a cidade. Na parte de infraestrutura, a cidade precisa de investimentos em mobilidade urbana, um estudo sério para definir a melhor forma. É necessário, também, que a administração pública invista mais em tecnologia, para diminuir a burocracia e facilitar a vida das pessoas. Para construir a Manaus do futuro precisamos ter à frente alguém com experiência e capacidade de trabalho. Por isso, apresento o meu nome. Penso que reúno essas condições e tenho a certeza de que conseguiremos transformar a nossa cidade para melhor.

PC: O que o senhor emprestará de suas administrações anteriores para o comando da Prefeitura de Manaus, se eleito?

AM: A experiência, sem dúvida. Os anos de administração até aqui me dão, graças a Deus, a confiança para tocar os projetos necessários para a cidade e nesse momento em que enfrentamos uma crise profunda gerada pela pandemia de Covid-19. Vários projetos que coloquei em prática em outras administrações voltarão com força total. Um deles é o auxílio às famílias mais carentes, dessa vez através do Programa Renda Manaus. Serão R$ 300 mensais para as 137 mil pessoas que deixarão de receber o auxílio emergencial do governo federal, a partir do início do ano, e que estão cadastradas no Bolsa Família. Também vamos retomar com o Banco da Gente, com linhas de crédito para pequenos empreendedores e para os que queiram montar o seu próprio negócio.

PC: Quais serão seus primeiros atos como prefeito de Manaus?

AM: Caso tenha a honra de ser eleito prefeito de Manaus, uma das minhas primeiras medidas será tomar as providências para começar a executar o Programa Renda Manaus, de forma a não deixar desassistidas as pessoas que vão parar de receber o auxílio emergencial do governo federal. Vou imediatamente encaminhar o projeto para aprovação da Câmara. Outra medida será sentar com a minha equipe e começar a preparar Manaus para a imunização contra Covid-19, assim que houver a liberação de vacina pela Anvisa.

PC: As mulheres tem sido destaque na atuação de importantes cargos públicos, como será a participação delas em sua gestão?

AM: Nas minhas administrações a participação feminina sempre foi muito forte. As mulheres mostram competência e sensibilidade em qualquer cargo. Dessa vez, se chegar à prefeitura, não será diferente. Tenho sempre na minha equipe técnica mulheres que fazem a diferença, que conduzem as mudanças necessárias que a cidade precisa.

PC: Como será sua relação com os demais poderes?

AM: Sempre com muita tranquilidade, de forma republicana. Vou estar à frente das lutas pela nossa cidade, em busca de recursos, de parcerias. Tudo o que precisar ser feito por Manaus, podem contar que terão um prefeito atento e com muita disposição para trabalhar, para construir, para melhorar a nossa cidade.

Pedro Côrtes

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar