Pesquisar
Close this search box.

Amazon rock e esse tal de rock’n roll

Atenção você que gosta de rock. Fique ligado. No sábado (13), às 22h, estreia o programa Amazon rock, na rádio Encontro das Águas, com a apresentação do radialista/jornalista Fernando Reis.

Há 40 anos Fernando estreou na Rádio Nacional como operador de áudio e, em apenas quatro meses se tornou locutor apresentando o programa Sucesso da Cidade. E não parou mais de circular, depois entre canais de televisão: TV Educativa, TV Amazonas, e RBN (Rede Brasil Norte), como repórter. Desde 2008 está na TV Encontro das Águas fazendo reportagens e apresentações de programas jornalísticos. Agora retorna ao estúdio de uma rádio e trazendo o rock, não por acaso.

“Comecei a conhecer o rock, ainda menino, dentro de casa, com os meus irmãos Djalma, Edna, Dernando e Delson. Ali, ouvi as primeiras músicas dos Beatles, Pink Floyd, Led Zeppelin, Supertramp, Queen, e quando fui trabalhar na rádio, tive contato com o rock que se produzia no Brasil”, lembrou.

Na década de 1990, Fernando Reis montou uma produtora de shows, primeiro junto com Rodrigo Junqueira, quando trouxe a Manaus o Barão Vermelho, depois, com o irmão Delson Reis, desta feita listando vários artistas nacionais, que faziam sucesso no país, como Aníbal, Uns e Outros e Capital Inicial.

“Depois fui produtor da A&M Produções, do Arnaldo Alves, proprietário da Star Ship, boate que deixou seu nome na história dançante de Manaus. Pela A&M realizamos centenas de shows dos mais variados ritmos. De rock produzi os shows do Sepultura, Korzus, Angra, Titãs, Paralamas do Sucesso, Ultraje a Rigor, Kid Abelha e Lulu Santos”, contou.

Viagem no tempo

Em 1985 o Brasil conheceu seu grande festival de rock, o Rock in Rio, no Rio de Janeiro. Fernando Reis estava lá.

“Assisti a todos os shows dos Rock in Rio 1 e 2, e seis edições do Hollywood Rock, que acontecia na praça da Apoteose ao mesmo tempo que, em Manaus apresentava os programas 99 decibéis e Pedigree do rock, na rádio Cidade Tropical, entre 1985 e 1987”, revelou.

“Sou fã do rock progressivo, cujo ápice do sucesso foi na década de 1970 e tem como ‘pai’ o tecladista britânico Rick Wakeman; e do pop, que fez muito sucesso aqui no Brasil, nas décadas de 1980 e 90, com os cantores e bandas nacionais. No Amazon rock pretendo tocar de tudo, desde os primórdios do rock, na década de 1950, com Jerry Lee Lewis, Little Richard, Bill Haley e Chuck Berry, que é considerado o ‘pai’ do rock”, falou.

“A ideia do Amazon rock é fazer uma viagem no tempo, com informações e contando as histórias de grandes nomes, além dos precursores do rock, e chegando à Inglaterra com as bandas que marcaram época nos anos de 1960, 70 e 80, como The Who, Rolling Stones, Black Sabbath, Iron Maiden, The Smiths, Oasis, Sex Pistols, entre várias outras”, avisou.

O Amazon rock será dividido em três momentos: o primeiro será o ‘som de sua tribo’, com a presença de bandas locais no estúdio da Encontro das Águas, quando a banda, além de apresentar seu repertório, também contará a sua história. O segundo momento será o setlist de algum VIP. Fechando o programa, uma hora de música de alguma banda ou vocalista nacional ou internacional. Haverá ainda o ‘Breaking news do rock’, com informações rápidas sobre tudo relacionado ao estilo musical naquela semana.

Pioneiros no ar

Neste primeiro programa, a banda que estará presente no Amazon Rock será a Zona Tribal, do Lúcio Valério.

“Lúcio Valério foi o editor do primeiro programa de videoclipes do Amazonas, o ‘Imagens e Sons’, de 1981, apresentado pelo Aquiles Barros, na TV Educativa, que depois virou TV Cultura e agora é TV Encontro das Águas. A Zona Tribal tocará cinco músicas do Led Zeppelin. Já a banda internacional será a Pink Floyd, com músicas de parte do filme The Wall”, adiantou.

A proposta do programa, segundo Fernando, é falar o mínimo e tocar o máximo de músicas, pois o locutor é apenas um elo de informação e não a estrela principal.

“No rádio as pessoas querem ouvir música e não a fala do locutor”, afirmou.

“Também abriremos espaço para bandas e artistas locais do passado. Queremos conhecer sua trajetória e o que tocavam como, por exemplo, Adelson Santos, hoje um maestro respeitado, e que integrou a primeira banda de rock de Manaus, a ‘The Rock’s’, formada em 1967 quando o Brasil entrava na onda do ‘iê, iê, iê’, dos Beatles. Quem também será convidado é o Beto, da ‘Blue Birds’, a banda mais longeva do Amazonas, também formada em 1967 e até hoje atuante, 57 anos depois, e tem ainda a banda Máquina do Tempo, que só toca músicas daquele período”, disse.

A rádio Encontro das Águas é transmitida pelo portal rádio Encontro das Águas e seus programas podem ser assistidos, ao vivo, pelo aplicativo homônimo.          

*** 

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar