Pesquisar
Close this search box.

Aiwa volta para a Zona Franca para produzir TVs e aparelhos de som

A empresa japonesa Aiwa, que se popularizou no Brasil por produzir aparelhos de som, principalmente automotivos, até o ano 2000, está de volta à Zona Franca de Manaus (ZFM) onde vai produzir uma nova linha de televisores, fabricados pelo Grupo MK, o mesmo que é dono da marca Mondial – aquela que comprou a fábrica da Sony no Distrito Industrial. A informação é do fundador e presidente do Grupo MK, Giovanni Cardoso, ao jornal Valor Econômico.
Os equipamentos entraram em produção neste ano na antiga fábrica de TVs da Sony, e os primeiros produtos chegam ao varejo em agosto.
Desde que comprou a fábrica da Sony de 27 mil metros quadrados, em dezembro de 2020, o grupo MK investiu R$ 70 milhões na atualização da unidade fabril, no licenciamento da marca Aiwa e no desenvolvimento dos produtos. No mesmo galpão funciona também uma parte da produção de eletroeletrônicos da Mondial.

Cinco modelos

Segundo Giovanni Cardoso, a produção começou pela produção de cinco modelos de televisores conectados (smart TVs), com telas de 32 a 55 polegadas, que chegam às lojas em agosto. Em novembro, mês da Copa do Mundo de futebol e da Black
Friday, a empresa entra com mais duas TVs com telas de 65 e 75 polegadas. Alguns modelos contarão com o sistema Android TV, do Google, que também era embarcado em TVs da Sony. Outros terão um sistema chamado Speed Smart.
As TVs Aiwa chegam ao mercado para concorrer com produtos mais caros, no segmento premium, de marcas como as sul-coreanas Samsung e LG, disse o executivo.

Aparelhos de som

Em novembro, a linha de áudio da Aiwa vai avançar para aparelhos de som automotivo e portáteis com caixas de som potentes, do tipo ‘boombox’, produzidas em Manaus. Essa mobilização vai incorporar 370 novos funcionários em Manaus, sendo que 220 foram reaproveitados no fechamento da Sony. Com informações do Valor Econômico.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar