Pesquisar
Close this search box.

Prefeitura lança Projeto ‘Restauração de ecossistemas urbanos’

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima da Prefeitura de Manaus (Semmasclima), realizou o lançamento do projeto “Restauração de ecossistemas urbanos: fortalecendo a governança e o ganho de escala da agricultura urbana e periurbana em Manaus-AM”.

O encontro ocorreu nessa terça-feira, 11/6, no auditório localizado no mirante Lúcia Almeida, na avenida 7 de Setembro, no Centro, reunindo representantes da sociedade civil, autoridades, especialistas e consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a qual participa da elaboração do projeto.

No mês de fevereiro, a prefeitura realizou a implantação da primeira horta urbana, como parte do projeto, no Centro Integrado Municipal de Educação (Cime) Lucia Melo Ferreira Almeida, no bairro Novo Aleixo, zona Norte da cidade. Na ocasião, os alunos da Educação Infantil de tempo integral puderam plantar de hortaliças e frutíferas e conhecer mais sobre cada espécie. 

A ação foi realizada por meio da Semmasclima, em parceria com professores e alunos do curso de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e faz parte do projeto-piloto da gestão pública municipal de restauração ecológica, por meio de hortas urbanas e periurbanas.

Com o projeto, Manaus foi escolhida, entre 250 cidades do mundo, pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), da Organização das Nações Unidas (ONU), para ser uma das oito cidades a participarem do projeto ‘Generation Restoration’ (Geração Restauração), cujo objetivo é a restauração de ecossistemas urbanos.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas, Antônio Stroski, a gestão pública municipal conseguiu posicionar Manaus a nível internacional no que diz respeito à gestão ambiental. 

“A cidade foi escolhida com o projeto de restauração de ecossistemas e participa pela primeira vez de um projeto como este, que envolve também as secretarias municipais de Educação (Semed) de Saúde (Semsa), da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc) e de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc). Temos muito a ser feito e tenho certeza que os resultados serão importantíssimos para a conservação do meio ambiente e qualidade de vida das pessoas que moram em Manaus”, destacou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar