Pesquisar
Close this search box.

Festival de Parintins: SSP-AM realiza última visita técnica para definir ações de segurança para o evento

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), realizou, nesta quarta-feira (12/06), a última visita técnica para alinhamento das ações que serão realizadas durante o 57° Festival de Parintins. As equipes da SSP-AM começam a desembarcar na Ilha no próximo dia 20 de junho.

Ao todo, foram realizadas três visitas técnicas que antecedem o Festival,  que será realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho, mas as ações para garantir a segurança dos moradores e visitantes já foram iniciadas, segundo o secretário da Seagi, coronel Almir Cavalcante.

“Desde o início deste ano nós estamos alinhando estratégias de segurança para todas as pessoas que irão prestigiar o festival. Foram diversas reuniões para que o evento aconteça sem ocorrências. Hoje, estamos realizando essa visita técnica para verificar os locais em que iremos atuar com as reuniões in loco no bumbódromo e em pontos estratégicos”, ressaltou o coronel. 

A comitiva, que foi até a Ilha Tupinambarana, realizou vistoria na sala que será montada o Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L) no Bumbódromo, Praça Digital e no Batalhão da Polícia Militar de Parintins.

“Estamos realizando as visitas técnicas nas salas onde irão acontecer as reuniões do CICC e do CICC-Local no Bumbódromo. Também visitamos o Batalhão de Parintins, onde irá funcionar o Centro Integrado de Operações (Ciops) que vai concentrar o atendimento do 190 no despacho de ocorrência, bem como a estruturação para a parte de estatística”, explicou o coordenador do Departamento de Planejamento Integrado, tenente-coronel Alisson Botelho.

Monitoramento

Os representantes também vistoriaram o local onde as duas Plataformas de Monitoramento Elevadas (Poes), serão montadas durante o festival.

O serviço vai funcionar 24 horas por dia e será integrado na base do CICC-L onde os controladores acompanham as câmeras de segurança em tempo real.

Praça Gastronômica chega à segunda edição 

Na semana de festividades do 57º Festival de Parintins, a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), lança a segunda edição da Praça Gastronômica, que reúne o melhor da culinária regional em um só lugar. O espaço tem o objetivo de promover o turismo gastronômico, além de fomentar a geração de emprego e renda durante as festividades.

Sucesso em sua estreia em 2023, a Praça Gastronômica chega à segunda edição com estrutura reformulada e localização mais acessível ao lado da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, um dos principais atrativos turísticos na cidade de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus).

O espaço gourmet será instalado na avenida Clarindo Chaves com a rua Armando Prado, centro, próxima ao Turistódromo, local que abriga serviços de atendimento ao turista e do Panavueiro Fest, evento com shows gratuitos e transmissão simultânea das apresentações de Caprichoso e Garantido no Festival.

Com funcionamento entre 26 a 30 de junho, das 9h às 04h, a praça contará com 20 barracas de alimentação, medindo 3x3m cada. O espaço atenderá três categorias de serviços alimentícios que incluem opções de lanches, fast food, comidas típicas e regionais, além de doces e salgados diversos.

“A segunda edição da Praça Gastronômica terá novidades para oferecer o melhor serviço ao turista no horário diurno, além de ajudar a movimentar a economia local, gerando renda para os prestadores de serviços turísticos de Parintins na semana do festival”, avalia o presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro.

Edital aberto

A Amazonastur está com chamamento público aberto para a venda de alimentos na Praça Gastronômica, em Parintins. O período de inscrição encerra após o preenchimento das 20 vagas disponíveis. Os credenciados serão contemplados com barracas cobertas, mesas, cadeiras, ponto de energia elétrica, iluminação e comunicação visual.

Serão priorizados prestadores de serviços com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de Parintins. Publicado no site da Amazonastur https://www.amazonastur.am.gov.br/wp-content/uploads/2024/05/ASS-EDITAL-CHAMAMENTO.pdf no dia 24 de maio, o edital completo está disponível para consulta.

Os documentos para habilitação ao credenciamento devem ser entregues na sede da Amazonastur, na avenida Santos Dumont s/n, no bairro Tarumã, em horário comercial, ou pelo e-mail [email protected].

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar