Pesquisar
Close this search box.

Agronegócios de volta à Nilton Lins

Evaldo Ferreira: @evaldo.am

Com o agronegócio em alta, alavancando a economia do país, o melhor programa para este final de semana é visitar a 6ª Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins, que começou na quarta-feira (21), e segue até domingo (25), no campus da instituição, no Parque das Laranjeiras, com entrada gratuita a partir das 17h.

Nessas seis edições, a Feira de Agronegócios conseguiu se firmar como o principal evento do setor primário no Amazonas.

“O objetivo da Feira é agregar, gerar oportunidades, empreendedorismo, desenvolvimento econômico e social no Amazonas e mostrar que, de mãos dadas, podemos fazer grandes mudanças e as coisas acontecerem em nosso Estado e região”, falou Gisélle Lins Maranhão, reitora da Nilton Lins.

“Na Feira reunimos a sociedade, a Academia, especialistas de diversas áreas, com as empresas e produtores, e também com as ações governamentais no setor, sempre com foco na sustentabilidade para fazer com que as hélices possam girar juntas e fazer tudo acontecer para proporcionar o desenvolvimento de forma consciente, mostrando que podemos gerar oportunidades e agregar pessoas, em nosso campus, em torno de um objetivo comum e ao mesmo tempo, proporcionar lazer e entretenimento para as famílias manauaras”, completou a reitora.

Para Nilton Lins Júnior, empresário e idealizador da Feira, “também é importante desmistificar a imagem de que o agronegócio é inimigo do meio ambiente, mostrando que a tecnologia, o melhoramento genético e o conhecimento são grandes aliados para o aumento da produtividade e o desenvolvimento econômico e social da nossa região, com o respeito e preservação do meio ambiente”.

150 expositores

Entre os 150 expositores estão representados desde os pequenos produtores a empresas de grande porte. Entre eles Basa, Banco do Brasil e Afeam, no setor de crédito e financiamento; o Incra, na área de regularização fundiária; toda a estrutura do Governo do Estado, via Secretaria de Produção Rural; Sebrae, empresas como Deltamaq, Porto Caminhões e Ônibus, e Iguatu Móveis Tubulares. Na área de criadores está presente o Rancho ING, principal criador e desenvolvedor de pesquisas para melhoramento genético de gado leiteiro Zebu, no Amazonas.

A expectativa de Gisélle e Nilton Lins é superar a marca de 250 mil visitantes e de R$ 50 milhões em novos negócios atingida em 2021.

“Ao longo das seis edições, a Feira aproximou os produtores rurais do Amazonas e da região de novas tecnologias visando o melhoramento genético. Por conta disso, atualmente o Amazonas possui um rebanho leiteiro que está no mesmo patamar de qualidade e eficiência produtiva que as demais regiões do país. O mesmo está acontecendo com outras espécies. Outro fator para se destacar é que este evento é promovido por uma Universidade e como instituição de ensino e pesquisa, promovemos ao longo dos anos, centenas de atividades, palestras, cursos e workshops visando a capacitação dos empreendedores e profissionais que já atuam no segmento, mas também promovendo e ampliando o mercado e novas informações para os acadêmicos que já estão em campo atuando no setor primário do Estado”, revelou Nilton.

“O setor está em expansão por conta das grandes demandas que o Estado possui. O potencial do agronegócio no Estado é imenso e acreditamos que o conhecimento, as novas tecnologias e o apoio técnico aliado com a sustentabilidade poderá suprir essa demanda”, acrescentou.

Diversos cursos

Dos produtores rurais e criadores participantes da Feira, a grande maioria é da Região Metropolitana de Manaus. Nesta edição também há animais que vieram de Minas Gerais e estiveram na Expoagro entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro passados.

Durante os cinco dias da Feira, acontecerão cursos, palestras e atividades gratuitas com inscrições abertas no site www.cursosextensao.niltonlins.br/Cursos/, todos ministrados por profissionais da Universidade Nilton Lins e também especialistas de órgãos públicos e privados. Na área de empreendedorismo alguns cursos são: ‘Produção de cerveja artesanal’, ‘Planejamento e organização de eventos corporativos’, ‘Ecoturismo é uma oportunidade para o produtor rural’ e ‘Desenvolvimento de atitudes para potencializar sua carreira no agronegócio’. Na área da bioeconomia e sustentabilidade se destacam ‘Os desafios da bioeconomia na Amazônia’, ‘Noções básicas para implantação de agroindústrias’, e ‘Gestão do agronegócio, através da análise dos dados de produção’. Para os produtores e criadores que já estão atuando no mercado, ‘Seleção de coagulantes do leite bovino para aplicação na indústria de laticínios’, ‘A importância da análise de solo e seus impactos na produção agrícola do Amazonas’, ‘Anestesia e analgesia comparada em equinos e ruminantes’ e ‘Confecção de chocadeira artesanal’.

Os shows musicais estão programados para começar a partir das 19h30 em todos os dias da Feira e a previsão de encerramento é meia-noite, variando de acordo com o tempo das apresentações.

Confira a programação completa no www.niltonlinsagro.com.br e Instagram @niltonlinsagro.  

***

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar