Pesquisar
Close this search box.

Maratona intensa nos cursinhos pré-vestibulares

Andréia Leite 

@andreiasleite_   @jcommercio

A busca por aprovação no vestibular tem movimentando os cursinhos preparatórios em Manaus. A maratona de estudos este ano nos principais cursinhos da capital é intensa. A jornada rumo à vaga nas universidades tem aumentado a procura por cursos pré-vestibulares, ainda mais neste período que antecede as principais provas, período de reta final.

No Vetor Centro de Estudos a procura tem sido significativa, tanto que o cursinho abriu uma turma específica conhecida como intensivão. “Essas turmas se dividem a depender da demanda de cada ano. Começamos com as turmas em agosto e estamos avançando para quarta semana”, afirmou o coordenador pedagógico do centro de estudos, Albervan Cidrônio.

Segundo ele, a poucos meses das provas a jornada tem sido mais intensa em comparação aos últimos dois anos em razão da pandemia. “Fomos forçados a trabalhar um tempo remoto e outro presencial. Esse ano, a gente não teve isso. Foi tudo presencial, então a gente tem bastante trabalho com a volta do período normal dos vestibulares. Praticamente todas as provas se concentraram em outubro e novembro”, lembrou. 

Para quem está com o objetivo de aprovação  no vestibular ele sugere que o aluno conheça a banca a qual ele vai prestar o exame.  Realizar provas dos anos anteriores também é uma dica boa, mas claro, ficar atento a essas provas e verificar se elas atendem a demanda atual do ano recorrente, além de se organizar e montar um planejamento frente a estas poucas semanas até a prova e assim ter um bom desempenho. 

Além do curso, o estabelecimento oferece serviços como oficinas de redação, simulados semanais das áreas específicas, respectivas para cada série. 

O curso Evolução também está com a preparação a todo vapor. Considerando que este ano o aluno que ainda está no ensino médio prestou até agora várias provas que estavam em atraso por conta da pandemia, já que foram adiadas. Então fizeram as provas ainda do ano passado e terão as deste ano.

“A demanda aumentou justamente por conta das provas que atrasaram, então, o aluno terminou o ensino médio e ainda se prepara para as provas”, enfatizou o coordenador e um dos sócios do cursinho, Mário Silva.

Da mesma forma, a procura para a preparação no estabelecimento nesta reta final está acentuada. “Alguns alunos, por conta do tempo, procuram as famosas revisões, onde podem em um ritmo mais acelerado tentar buscar os conteúdos para fazer uma boa prova. Agora é a hora de apararmos todas as arestas, afinarmos os conhecimentos e treinarmos principalmente o ritmo de provas”. 

Para atrair e motivar os estudantes, o local sempre realiza simulados abertos ao público em geral e oferecem bolsas integrais e parciais para os melhores colocados. O estabelecimento oferece, aulas de segunda à sexta com oficinas de redação e simulados aos sábados. Também disponibilizam aulas especiais fora do horário para aprofundamento em assuntos recorrentes nos vestibulares. Também gravam vídeos de dicas e resoluções de questões online e fazem o acompanhamento de rendimento e orientamos nas melhores estratégias para as provas.

“Nessa reta final, é necessário muito foco e dedicação, pois é um ano de luta e muito trabalho.Quem for disciplinado e seguir os conselhos, dicas e orientações que damos entra com uma grande vantagem para as provas que virão”, destacou ele. 

Nesse período, o curso Lógica Reforço Escolar e Vestibular, tem ajudado os alunos a se prepararem. Nessa etapa final, não há tempo para ver tudo, então o foco é a concentração nos principais assuntos e principalmente realizar exercícios específicos. “Além do reforço escolar , também trabalhamos com matérias isoladas como física, química, matemática e biologia para o preparatório pré-vestibular. E também aulas online que oferecemos para os alunos por meio de plataformas”, informou o professor e proprietário do cursinho, Henrique Litaiff.

Para ele, foco, método e calma são fundamentais para um resultado promissor. “Foco é onde o aluno quer chegar. Método é que nós aplicamos aqui como estudar da melhor forma. E a calma para aprender no seu ritmo. Não pode é parar e esperar o melhor momento e assim se consegue o resultado com bastante esforço”, orientou.

Números

Estudo produzido pela consultoria Educa Insights em parceria com a Abmes (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior), indicou que o desejo de ingressar na graduação no início deste ano era a vontade de 63% dos alunos de instituições particulares. Cerca de 14%, no segundo semestre de 2022. Esse índice é 25 pontos percentuais superior ao registrado um ano atrás, quando ainda não havia campanha de imunização no país e apenas 38% tinham intenção de se matricular no começo de 2021.

Andréia Leite

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar