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O seu ambiente de trabalho te favorece ou atrapalha?

A qualidade de vida no trabalho refere-se a como os funcionários percebem seu ambiente de trabalho em relação a fatores como: equilíbrio entre vida pessoal e profissional, saúde, bem-estar físico e emocional, reconhecimento, ambiente de trabalho seguro e positivo, entre outros. 

Alguns dos desafios diários que podem impactar a qualidade de vida no trabalho incluem altos níveis de estresse, conflitos interpessoais, falta de oportunidades de desenvolvimento profissional, longas horas de trabalho, entre outros. 

É importante que as organizações estejam atentas a esses desafios e busquem maneiras de promover um ambiente de trabalho saudável e que favoreça seus colaboradores que estão constantemente doando seu compromisso e responsabilidade.

Para gerenciar uma boa qualidade de vida no trabalho, é essencial que as organizações adotem práticas e políticas que promovam o bem-estar dos funcionários. Algumas estratégias são necessárias para manter um ambiente mais favorável e equilibrado, mantendo a sintonia entre eles. Com isso é necessário promover um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal, incentivando os funcionários a desconectar-se do trabalho, oferecer programas de apoio à saúde física e mental, como por exemplo: sessões de exercícios, serviços de aconselhamento ou criar um ambiente de trabalho positivo e inclusivo, onde a diversidade seja valorizada e respeitada. Essa ligação é de fundamental, pois, a empresa se compromete em proporcionar essas melhorias.

É importante incentivar a autonomia e a flexibilidade no trabalho, permitindo que os funcionários tenham controle sobre sua própria carga de trabalho e compromissos a serem cumpridos. Muitas vezes, claro, todos possuem algum problema ou algo a ser resolvido, visto isso é de suma importância uma gestão bem eficaz e humana para ajustar essa linha tênue dos colaboradores. Sabemos que existem diversas culturas individuais aglomeradas e manter isso bem alinhado depende de segurança, organização e controle.

Fomentar um clima de confiança e comunicação aberta, onde os funcionários se sintam confortáveis ​​para expressar preocupações e suas ideias, traz muitas oportunidades e bons resultados, até porque compartilhar os desafios na empresa traz uma maior responsabilidade em seguir com foco e determinação os objetivos propostos e a cultura da empresa para seu bem-estar.

Ao implementar essas práticas e políticas, as organizações podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida no trabalho e, consequentemente, para o aumento da satisfação e produtividade que afetará até as famílias.

Existem muitas interpretações para qualidade de vida no trabalho, que vão desde o foco médico, da ausência de doenças da pessoa, até as exigências de recursos, objetos e procedimentos que atendam demandas coletivas em determinada situação. Tudo isso compondo amplos programas de qualidade de vida no trabalho. E isso vai além, é uma dimensão gigante, sendo um trabalho diário em manter os fatores determinantes em foco, sem desviar dos objetivos.

Existe um grande vilão no ambiente que realmente influencia muito que é o estresse, e isso significantemente determina seu dia e a vida das pessoas ao se redor, intoxicando e piorando cada vez mais a relação com todos ao seu redor, refletindo dentro de casa e piorando as limitações de pessoas que sofrem com ansiedade por exemplo. Mas isso se trata de outro contexto, falo isso pela influência e reflexo na vida pessoal, atrapalhando sua produtividade e seu futuro.

Em uma pesquisa realizada pelo portal Solidez relatou-se sobre o que se passa no mundo neste momento, em relação às consequências deste problema que dissemina cada vez mais nas empresas, sendo necessário um olhar mais atento para o tema, onde as empresas precisam abraçar a causa.

O mundo está em constante evolução e, especificamente no mercado de trabalho, as empresas já perceberam que, quanto mais motivados e satisfeitos, mais os funcionários produzem e têm mais chance de crescer junto à organização. Para isso, não basta oferecer um bom salário e benefícios atrativos. 

É preciso proporcionar qualidade de vida no trabalho, conceito que passa pelo dia a dia da empresa em si e também pelas relações com os colegas, o bem-estar e a saúde física e mental de todos.

Esse conceito também passa pela possibilidade que o trabalhador tem de conseguir conciliar sua vida profissional à pessoal, tendo a oportunidade de resolver suas demandas mais íntimas e ter tempo para descansar e estar com a família e os amigos

                                                                                                        Fonte: Portal Solides.

Giovanni Cavalcante

Empresário, Consultor de Negócios, Conselheiro Executivo, Palestrante, autor literário de Gestão e Negócios 

Tel.: 92 99234-5952

Instagram: @giovanni_gestaoenegocios

Email: [email protected]

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