Pesquisar
Close this search box.

Agora sou líder, o que fazer?

Parabéns pela nova posição de liderança! Se este for o caso agora!

Mas todo este conteúdo também será rico para qualquer liderança em qualquer estágio da carreira, afinal ser líder é uma grande responsabilidade e uma oportunidade incrível para impactar positivamente sua equipe e a organização como um todo e os aprendizados neste sentido não terminam nunca. 

Para novos líderes, a transição para um papel de liderança pode ser tanto emocionante quanto desafiadora, para não falar exaustiva. Neste artigo relacionei os 10 passos vitais para você seguir assumir uma posição de liderança e garantir mais que sucesso em sua carreira, consistência nas suas ações e fortalecimento das suas relações.

  1. Autoconhecimento e Desenvolvimento: Embora não seja uma ação direta, diria que o momento 1 significa você olhar para você nesta nova posição e – Refletir sobre seu estilo de liderança: Compreenda suas forças, fraquezas e como você pode impactar sua equipe. Esta autoconsciência balizará inclusive os outros 9 passos e tudo o que você pode e precisa fazer para ter êxito nesta fase; Invista em seu desenvolvimento: Busque treinamentos, mentorias e recursos que possam aprimorar suas habilidades, pois muitas vezes o que fez assumir a posição foram suas competências técnicas, mas vai se deparar com inúmeros problemas que não estão ligados a realização de tarefas diretamente. Seja um exemplo: líderes em qualquer tempo lideram pelo exemplo. Seja o modelo de comportamento que você espera ver em sua equipe. Entrar com as pessoas vendo você falar sem fazer é a pior maneira de começar.
  1. Conheça bem o Cenário e sua Equipe: Familiarize-se com a cultura, os valores e as práticas da sua organização. Isso ajudará você a navegar melhor no ambiente de trabalho e a alinhar suas ações e decisões com as expectativas da empresa nesta nova oportunidade. Você irá perceber que existem muitos pontos da cultura que não são ditos ou expostos nos quadros que deverá guiar suas atitudes de agora em diante.

Da mesma forma, conheça sua equipe: Dedique tempo para conhecer os membros de sua equipe em reuniões individualmente.  Entenda suas habilidades, interesses, motivações e desafios. Isso ajudará a pensar nas melhores estratégias e criar um ambiente de trabalho mais coeso e produtivo.

Identifique oportunidades de desenvolvimento: Encoraje a formação contínua e forneça recursos para o crescimento profissional da equipe. Isso pode incluir treinamentos, mentoring e coaching. Apoiar o crescimento de seus membros de equipe não só beneficia a organização, mas também aumenta a satisfação no trabalho.

Tenha realmente um plano de curto e médio prazo para os treinamentos técnicos e de competências socioemocionais que fortalecerão sua equipe para entregar o que precisam. Deixar para depois este passo pode ser fatal!

Construa relacionamentos: Dedique tempo para construir relacionamentos fortes com sua equipe, pares e superiores. Compreender as dinâmicas interpessoais e estabelecer confiança é fundamental. Você perceberá mais cedo ou mais tarde que resolver os problemas na sua liderança envolve sua capacidade de ter feito vínculos.

3.Defina Visão e Objetivos – Identifique objetivos e expectativas: Clarifique seus objetivos e as expectativas para sua equipe. Esta será a forma mais segura para estabelecer metas claras e mensuráveis que estejam alinhadas com os objetivos da organização. Sem saber o que a empresa espera da sua área, será difícil construir um plano de trabalho eficaz; 

Estabeleça uma visão clara – Comunique claramente a visão, os objetivos e as expectativas para sua equipe. Ter uma direção ajuda a manter todos alinhados. Esta ação inclui comunicar objetivos de curto e longo prazo, garantindo que todos na equipe entendam a direção e o propósito de seu trabalho;  

Esteja aberto para ajudar – Entenda as dificuldades individuais para buscar as alternativas para sanar os problemas, bem como construir de forma compartilhada de acordo com maturidade de cada membro da equipe como ele garante que conseguirá alcançar os objetivos.

4. Promova um Ambiente Colaborativo:  Fomente a colaboração – Facilite a troca de ideias e o trabalho em equipe. Criei momentos para isto na sua gestão com agendas regulares e não somente na rotina do dia a dia. Esta é também uma forma de incentivar a inovação e a criatividade, criando um espaço seguro para que a equipe compartilhe ideias e soluções.

Promova um Ambiente de Trabalho Positivo: Incentive uma cultura de positividade, reconhecimento e apoio. Reconheça os esforços e as conquistas da equipe, e crie um ambiente onde todos se sintam valorizados. Gere momentos de valorização, elogios em que você reconhece as contribuições.

Comunique-se de forma clara e transparente: Mantenha a equipe informada sobre decisões, mudanças e progressos. Da mesma forma, pratique a escuta ativa, procurando verdadeiramente entender as ideias e preocupações da sua equipe para que juntos possam pensar em soluções.

5. Delegação eficaz:  Empodere sua equipe – Confie nas capacidades dos membros da equipe para tomar decisões e resolver problemas. Você já sabe, mas não custa repetir, não é porque você assumiu a liderança que precisa fazer tudo e que é o único que consegue resolver as situações; 

Aprenda a delegar –  Delegar tarefas é crucial para a eficácia da liderança. Isso não só ajuda a gerenciar sua carga de trabalho, mas também transparece confiança na equipe, oferecendo-lhes oportunidades para crescer e desenvolver novas habilidades. Da mesma forma, que ajuda a gerenciar seu tempo de forma mais eficaz.

6. Gestão do tempo: No papel de liderança você tem tantas responsabilidades de tarefas quanto de pessoas, se não fizer uma excelente gestão do tempo acabará negligenciando uma delas e quase sempre são as pessoas que ficam para depois, tirando de você o verdadeiro papel do líder.

Priorize tarefas: Identifique e concentre-se nas tarefas que geram o maior impacto. Utilize o princípio de Pareto (80/20) para focar nos 20% de esforços que produzem 80% dos resultados. Distinga entre o que é urgente e o que é importante, e priorize o importante.

Use ferramentas de gestão do tempo: Tecnologias e ferramentas de produtividade podem ajudar a organizar tarefas, acompanhar prazos e gerenciar o tempo de forma mais eficiente. Explore aplicativos de lista de tarefas, calendários, e ferramentas de gestão de projetos.

Reserve um tempo no início de cada dia ou na noite anterior para planejar suas atividades. Estabeleça objetivos claros e realistas para o dia, considerando reuniões, trabalho focado e tempo para imprevistos.

7. Gerenciamento de conflitos:  Conflitos podem surgir em qualquer equipe. Aprenda a identificar e resolver conflitos de maneira justa e eficaz, mantendo o respeito mútuo e a objetividade.

Esteja preparado para resolver conflitos – Desenvolva habilidades para mediar disputas de forma justa e eficaz, mantendo o respeito mútuo. Lembre-se que conflito será sempre uma ótima oportunidade para entender as dificuldades das pessoas, as diferenças de pensamentos, os valores que estão divergindo, então esclareça os fatos e busque alternativas de ação que gerem resultados, assim as pessoas entendem o foco e a imparcialidade com senso de justiça.

8. Adaptação e aprendizado contínuo: Esteja aberto a feedback – Use o feedback para melhorar continuamente sua liderança. Esta será uma excelente iniciativa para mostrar-se adaptável, afinal o ambiente de negócios está sempre mudando, portanto, ser flexível e adaptável é essencial. Esteja aberto a novas ideias e abordagens e esteja preparado para ajustar sua estratégia conforme necessário.

Aprenda com os desafios: Veja os erros como oportunidades de aprendizado e crescimento. Não tem problema você dizer que não sabe, pedir ajuda, mostrar suas dificuldades de demonstrar para sua equipe que como ser humano estará sempre aberto para aprender. Isto não significa ser negligente, muito menos passar a mão na cabeça, mas representa a maturidade de quem reconhece uma dificuldade e está pronto para sanar.

9. Cuide de você mesmo: Já falei que a liderança pode ser desafiadora, por isso é importante cuidar de sua saúde física e mental. Isso ajudará a manter sua energia e foco, permitindo que você seja um líder mais eficaz.

Mantenha o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal – É crucial cuidar de você de maneira integral para conseguir inclusive atuar de forma mais produtiva no profissional.

Pratique a autorreflexão – Reserve um tempo regularmente para refletir sobre seu desempenho como líder. Pergunte-se o que está funcionando, o que não está e como você pode melhorar.

10. Não existe fórmula pronta: Sendo assim, aproveite para aproveitar! Aproveitar os erros e acertos

certezas e dúvidas; facilidades e dificuldades.

Lembrando, cada líder é único e cada equipe tem suas próprias dinâmicas. Será necessário ajustar e adaptar essas estratégias ao seu contexto específico. No entanto, adotar essas práticas iniciais pode ajudá-lo a estabelecer uma liderança eficaz e a criar um ambiente de trabalho positivo e produtivo.

Boa sorte na sua nova jornada!

Cintia Lima

Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional

@psi.cintialima

[email protected]

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

No data was found
Pesquisar