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Marketing profissional

Um bom começo sobre este artigo refere-se ao fato do cuidado e atenção de como você se expressa e se expõe de forma a perceber que a sua comunicação e sua oratória tem um papel fundamental para articular um marketing pessoal consistente.

Vamos logo de imediato deixar claro que a comunicação quando ela é assertiva, sem dúvida nenhuma ela permite que suas palavras e ações expressem seus pensamentos de maneira clara, respeitosa e eficaz, assim contribuindo para visão positiva sobre o seu eu profissional. Afinal, comunicação nem é o que você diz, mas o que chega. Eis o marketing!

Se formos avaliar, ela é a maneira como estabelecemos as relações interpessoais e até intrapessoais. 

O que muitas vezes há confusão é pensar que ser assertivo na comunicação é simplesmente expressar as próprias ideias, não, não é! Ela engloba também ouvir o outro e compreendê-lo, estabelecendo assim uma interação bidirecional e enriquecedora.

Para aprimorar a comunicação assertiva, é crucial cultivar a consciência de si mesmo e começar a perceber em quais aspectos precisa e merece melhorar, propondo-se ações que gerem uma visão favorável ao seu respeito. Esta será a única forma de identificar as oportunidades de avançar neste tema, pois sem esta consciência continuará comunicando da mesma forma e falhando em seu marketing profissional.

Isso implica entender nossos próprios sentimentos, necessidades e limitações, o que, por sua vez, nos permite comunicar de forma honesta e direta, sem agressividade ou submissão. Quando reconhecemos e expressamos nossas emoções de maneira clara, criamos um ambiente de comunicação mais aberto e autêntico.

A base forte de uma comunicação assertiva inclui saber ouvir, esclarecer suas ideias de maneira acessível, procurar ser objetivo ao entender seu público e se direcionar da forma como ele melhor entende e sempre estar atento se foi compreendido.

Podemos até começar esta reflexão pensando o que você tem feito, digo de ações práticas mesmo, para desenvolver a sua comunicação e com ela as práticas reais do marketing profissional.

Para observar melhor, se possível, dedique um tempo e faça uma lista de ações que tenha realizado para desenvolver essa habilidade em você no último 1 ano. Será uma fonte de descoberta com rico aprendizado e forte roteiro da realidade para seu plano de ação.

Um dos aspectos importantes dentro deste tema inclui potencializar sua oratória que significa não somente habilidade de falar em público, mas avaliar também se tem a capacidade de expressar ideias de maneira clara, persuasiva e envolvente.

Posso inclusive reforçar que ao desenvolver a comunicação assertiva com uma oratória positiva, estará construindo também uma presença marcante, o fortalecimento da sua marca.

Em última análise, a oratória, quando desenvolvida de forma consciente e estratégica, não apenas amplifica a voz do orador, mas também ecoa nas mentes e corações daqueles que o ouvem, deixando uma impressão duradoura e positiva.

Todos estes aspectos além de facilitar e favorecer um melhor caminho nas relações pessoais, favorecem para seu marketing profissional. 

É fato que antigamente se dava pouca importância para o marketing pessoal, mas atualmente, preciso te alertar que ele está em um cenário cada vez mais relevante, destacando-se inclusive como uma ferramenta crucial para o sucesso na sua carreira. Tanto tem se falado de posicionamento de marca e branding não somente para as empresas, mas para todas as pessoas que procuram se destacar principalmente no mercado de trabalho.

Mas pensa comigo, para fortalecer o seu marketing profissional, basta simplesmente investir em promover a si mesmo?

Já te respondo que não!

Vai muito além, trata-se de construir uma imagem autêntica, consistente e coerente. E tudo isso não apenas no âmbito técnico e voltado para experiências, mas também abrangendo qualidades pessoais que fazem cada individuo único e é por isto, que uma comunicação assertiva e uma oratória positiva farão tanta diferença.

Afinal, todo mundo já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?

Sim, realmente é um fato. Por isso é fundamental investir no aprimoramento da apresentação pessoal, na maneira que se expressa verbal e não verbal, considerando desde a linguagem escrita e corporal até a forma como fala. Nada ficará invisível ao olhar e inaudível aos ouvidos.

Te convido a refletir:

Você acredita que uma imagem profissional alinhada com seus valores e com sua missão pessoal contribui para estabelecer uma identidade marcante, inesquecível e memorável? Este passo começa em perceber como tem se comunicado.

E o desafio da atualidade ainda se estende para sua presença online, onde cuidar das redes sociais de maneira a desenvolver estratégias eficazes de visibilidade, lhe permite construir uma imagem que abre portas para oportunidades.

Preciso reforçar então que gerar a comunicação assertiva estará diretamente ligada aos aspectos do gerenciamento da sua reputação online e offline. 

Finalizo te incentivando a pensar que ao potencializar o seu marketing profissional através dos elementos da oratória, “escutatória” e todas as boas práticas da comunicação como um todo, além dos benefícios já citados, você pode permitir a criação de grandes possibilidades e também gerar relacionamentos pessoais e profissionais duradouros.

Cintia Lima

Psicóloga, Master Coach e Mentora Organizacional

@psi.cintialima

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