Pesquisar
Close this search box.

Empresa nasce de projeto universitário

https://www.jcam.com.br/PGB1_2602_009.bmp

Incubada na Fit e com trabalhos em andamento, Filigane ensaia voos mais altos

De um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a microempresa e desta para voos mais altos. Assim tem sido a breve história da Filigane, startup de consultoria estratégica em Design capitaneada pelo designer Silvestre Paiva. Desde novembro instalada no espaço CoFit (Coworking da Fucapi Incubadora de Tecnologia), a Filigane aproveita o tempo de hospedagem em uma incubadora experiente e a cancha adquirida com pequenos trabalhos para planos maiores.
A história começou há quatro anos quando Silvestre iniciou o curso de design na faculdade e percebeu que poderia dar um ‘up’ na profissão que escolhera. No fim do curso veio o TCC com o tema ‘A gestão estratégica do Design no artesanato local’, que segundo o empreendedor, foi destaque na academia. “Percebi ali a chance de transformar um sonho em negócio. Para isso estudei além do planejamento pedagógico da faculdade. Foram páginas e mais páginas de gestão e estratégia em negócios. A aprovação do TCC me deu a certeza de que deveria continuar e foi meu passaporte para a carreira profissional,” explica.

Diferencial
O diferencial da Filigane, segundo Paiva, está na proximidade com os clientes. “Por sermos pequenos e termos o mesmo porte dos nossos clientes, podemos acompanhar, saber das dificuldades e ter este feedback imediato. Crescemos juntos a nossa clientela”, ainda de acordo com o empresário a experiência adquirida será muito bem aproveitada. “É uma fase de experimentação, o que temos agora será usado no trato com empresas maiores,” resume.
Trazer uma proposta diferente para os artesãos e abrir um leque de novos clientes de outras áreas, faz parte da estratégia da startup. “Todos precisam de consultoria em design, é bom para alavancar os negócios em qualquer área. Começamos com a Kuap, micro de artesanato amazônico que antigamente se chamava Coisas da Amazônia”, segundo Paiva. Com a nova identidade visual e o acompanhamento da Filigane, os negócios cresceram 600% nas vendas em relação ao ano passado. Recentemente a startup fechou com uma outra empresa de bio-joias. “Temos mais trabalho pela frente, mas é isso, queremos transformar sonhos em negócios rentáveis,” afirma.

Apoio da Fit
A importância de estar instalada em uma incubadora como a Fit proporciona a chance de novos negócios e o acompanhamento de especialistas, afirma. “Além do espaço físico, temos da Fit acompanhamento jurídico e contábil, mais suporte para participar de eventos voltados ao empreendedorismo e inovação”, conta. Estar incubado e com um TCC de destaque tem rendido bons frutos ao empreendedor. “Tenho convites para apresentar workshops e palestras sobre minha experiência. Fui procurado pelo Sebrae recentemente para algo do tipo. Isso é reconhecimento,” disse Silvestre.
Além da Fit, a Filigane conta com parceiros especialistas em suas áreas para a promoção das marcas que procuram os serviços criativos de uma consultaria estratégica. “Aqui comigo tenho uma ilustradora, um web designer e um estrategista. Por enquanto tem sido o suficiente, mas em breve (março) colocaremos o site da empresa no ar e com certeza novos clientes virão e com isso mais trabalho. É o que esperamos,” conclui Paiva.

Custos
Com valores variando entre R$ 1,5 mil a R$ 7 mil, dependendo da demanda, Silvestre garante a atração dos pequenos empresários. “Criamos a marca e a identidade visual, definimos estratégias e solucionamos problemas. Tudo para deixar o negócio do jeito que o cliente quer e com a cara certa para o público que deseja alcançar,” fecha.

Artur Mamede
[email protected]

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar