Pesquisar
Close this search box.

Convidados ilustres fazem elogios e críticas ao país

Na abertura do segundo Fórum Mundial de Sustentabilidade que ocorreu ontem, 24, as duas principais atrações do evento, o eterno exterminador do futuro e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e o cineasta ambientalista, James Cameron, gostaram do que viram em Manaus e elogiaram as políticas de sustentabilidade do Brasil. Mas, apesar do discurso otimista eles alertaram que o país ainda tem muito que aprender com os seus problemas sociais e ambientais.
Fazendo uma retrospectiva dos últimos cinco anos da gestão da política brasileira, uma referência clara de apoio à fase Lula, Cameron disse que o Brasil tem se colocado como um país líder em soluções de sustentabilidade.
“O mundo tem sorte de ter o Brasil. O país possui uma grande fonte de energia solar, mas ele não a utiliza. Ainda tem muito que aprender, principalmente sobre as graves questões socioambientais que ele enfrenta”, enfatizou o cineasta.
Já o ator Arnold Schwarzenegger, preferiu ficar apenas nos elogios, tentando fugir de críticas mais pontuais em relação às questões nacionais. Na fala dele, houve uma preocupação em inserir o Brasil como pioneiro no uso de combustíveis renováveis, sendo uma analogia na qual o país poderia ser um possível professor para as demais nações.
Schawarzenegger citou como exemplo deste pioneirismo o uso do etanol, substância orgânica obtida com a fermentação do açúcar.
Nosso país, além de maior exportador mundial, é também o segundo maior produtor deste tipo de combustível no mundo.
Este resultado foi um dos responsáveis por ter colocado o Brasil como líder internacional em matéria de biocombustíveis e a primeira economia a ter atingido o uso sustentável dos mesmos.
É justamente tornar popular e disseminar o uso de combustíveis renováveis no planeta a preocupação de Schawarzenegger.
Durante a entrevista para a imprensa no evento, ele destacou a implementação dos coletores de energia solar utilizados em algumas regiões da Califórnia.
O Estado possui umas das experiências mais bem sucedidas da aplicação da energia solar como alternativa sustentável no mundo. O uso desta tecnologia começou através do governo presidencial de Jimmy Carter, porém na década de 80 o programa foi interrompido e apenas a Califórnia continuou com a iniciativa.
Hoje, 20% da energia que é consumida na Califórnia vêm de fontes renováveis, no caso a energia solar. A previsão é que até 2020 a percentagem passe para 33%.
Atualmente para chegar a este resultado, esta sendo construído a maior planta de capitação de energia solar do mundo, ideia esta que começou a ser desenhada na gestão de Schawarzenegger.
“Os Estados Unidos ainda não possuem uma política de educação ambiental voltada para a sustentabilidade por causa da briga entre Democratas e Republicanos“, declarou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar