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Vendas dos supermercados caem 7,1%

As vendas nos supermercados cresceram apenas 2,77% em fevereiro em relação ao mesmo mês do ano passado, segundo o Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Em comparação com janeiro deste ano, a queda foi de 7,1%. No acumulado do primeiro bimestre, as vendas do setor tiveram alta de 3,24%, na comparação com igual período de 2010. Os números já são deflacionados.
“A queda apresentada em relação a janeiro era esperada. Isso ocorre todos os anos pelo fato de fevereiro ter 28 dias, três a menos que janeiro. Além disso, consideramos este um momento de acomodação. O aumento do endividamento das pessoas com as contas extras do início do ano contribui para a redução do consumo”, avaliou o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Para a Páscoa, a pesquisa da Abras mostra que os supermercados projetam um crescimento de 10,6% nas vendas de produtos ligados à data. Na comparação de preços com a Páscoa de 2010, todos os produtos pesquisados ficaram mais caros: peixes (6%), ovos de chocolate (5,7%), chocolates em geral (5,5%), vinhos nacionais (4,8%) e colomba pascal (3,8%). Os preços dos produtos importados também subiram, apesar do câmbio não ter apresentado nenhuma alteração significativa nos últimos meses.

Restrição ao crédito

Na avaliação do presidente da Abras, as medidas de restrição ao crédito tomadas pelo Banco Central devem afetar as vendas de bens duráveis nas grandes redes de supermercados, mas podem beneficiar os varejistas que trabalham com alimentos.
Com o menor comprometimento da renda familiar provocada pela limitação dos financiamentos, uma parcela maior do orçamento tende a ser destinada ao consumo de produtos de menor valor e que não dependem de crédito, segundo o executivo. “Quando o consumidor deixa de se endividar há um aumento no consumo de produtos do dia a dia”, afirmou.
Sussumu Honda destacou que o setor registra um crescimento contínuo há cinco anos, em consequência do aumento da renda da população, em especial das classes C, D e E. Para este ano, a projeção da associação é de um aumento da ordem de 4% nas vendas reais dos supermercados em 2011.
A redução no consumo nos países europeus e nos EUA em consequência da crise financeira tem levado os fornecedores a buscar outros mercados para absorver a oferta, segundo Honda. Sobre os reajustes de produtos de Páscoa nacionais, o presidente da Abras afirmou que, na maioria dos casos, houve apenas o repasse da inflação.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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