Pesquisar
Close this search box.

Parlamentar quer manter empregos do polo de CDs e DVDs do PIM

https://www.jcam.com.br/ppart13042009.jpg

Paralelo à defesa do segmento de CDs e DVDs do PIM (Polo Industrial de Manaus) na Câmara dos Deputados, a deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB) está conscientizando os trabalhadores das fábricas de Manaus sobre a ameaça que seus empregos correm e que neste momento é preciso a união de trabalhadores, empresários, governo e a sociedade civil organizada para a manutenção das vantagens comparativas do PIM no Congresso Nacional.
A parlamentar distribuiu cinco mil panfletos aos funcionários da Videolar e Microservice, duas das dez que compõem o segmento local e que juntas res­pondem por 95% da produção nacional de CDs e DVDs. Caso a comissão especial da Câmara dos Deputados aprove a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que isenta de impostos a produção das duas mídias, fatalmente as empresas de Manaus não terão mais estímulo para continuar no parque fabril incentivado do Amazonas.
“O resultado de uma possível demandada será a perda de 10 mil empregos diretos, além de outros 30 mil indiretos, que se mantêm ligados à atividade”, alertou Vanessa, que na semana passada, junto com o deputado Marcelo Serafim (PSB), brecou a aprovação da PEC na comissão especial. Segundo ela, a pressão dos fabricantes que estão foram de Manaus é grande e conta com o apoio da Associação Brasileira dos Produtores Independentes.
Segundo Vanessa, um dos argumentos da PEC é que a i­senção de impostos pode combater a pirataria com a redução do custo de produção de CDs e DVDs. “Acontece que o custo da gravação em si em Manaus é muito baixo e não será isso que fará diferença. Além disso, estamos falando em perdas de empregos, algo muito delicado, principalmente num momento de crise econômica como o que vivemos”, ressaltou a deputada federal Vanessa Grazziotin.
Na Câmara federal, Vanessa está pedindo mais audiências para que o assunto seja debatido com empresários e trabalhadores, numa tentativa de rever­ter a situação desfavorável à Zona Franca de Manaus na comissão especial que analisa a Proposta de Emenda à Constituição.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar