Pesquisar
Close this search box.

Turismo Cultural leva Parintins ao topo dos destinos mais procurados do País

O setor Cultural que ocupava 4,8 milhões de pessoas em 2020, segundo estatísticas do PNAD – Pesquisa Nacional por amostra de Domicílios Contínua, representando 5,6% das pessoas ativas no país segundo dados do IBGE. Apesar de não ter uma pesquisa específica na ilha Turpinambarana, sabe-se que é o lugar com mais artistas por metro quadrado do Brasil.

O Turismo de base comunitária e cultural foi implantado em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus) no final da década de 80, quando a Agência de Viagens Tupinambarana Turismo, dos irmãos Soraya e Sirlam Cohen, foi instalada na ilha com objetivos determinantes em promover a cidade no polo de turismo cultural da mais acessado na Amazônia. Para tanto foi necessária a produção de um show folclórico que fosse capaz de ser mostrado o ano inteiro para turistas brasileiros e estrangeiros.

O desenvolvimento do setor turístico transformou o município parintinense na porta de entrada dos Cruzeiros Marítimos no estado. A criação do Show folclórico dos bois-bumbás, o cordão das Pastorinhas, O Turismo de Base Comunitária cuja Farinhada é feita pelos moradores da Comunidade do Parananema, bem como o Ritual indígena da Tucandeira encenado pelos índios Saterê-Mawe puderam ser programados para qualquer época do ano para o deleite dos milhares de turistas do mundo inteiro que navegam pelo Rio Amazonas através dos Cruzeiros Marítimos.

Distantes das metrópoles, alguns municípios menores têm suas atrações específicas para atividades culturais, e utilizam essas atividades como a principal ou uma das principais motivações para atrair visitantes brasileiros e estrangeiros. Parintins tem tendência única para a produção desse nicho de mercado o ano inteiro e a cultura é parte integrante no conjunto dessas ofertas.

No âmbito geral, 26% dos municípios brasileiros possuem diversidade de eventos e ações culturais. Parintins se destaca com o maior Festival Folclórico do país,  Turismo religioso e de aventuras, festas tradicionais populares como o Carnaboi e desfile do Carnailha,  eventos tradicionais como Festival das Pastorinha, das Quadrilhas e do Boi Miniatura, além das apresentações musicais.

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar