Pesquisar
Close this search box.

Maratona Amazon Challenge 2021 vai abrir as portas

Entre os dias 8, sexta-feira, e 10, domingo, o Amazon Challenge 2021 pode conhecer uma quebra de recorde pela ultramaratonista aquática carioca Patrícia Farias que, prestes a completar 40 anos exatamente no dia 10, pretende bater as 5h50m11s conseguidas no mês passado pela também carioca Priscila Magalhães, no mesmo percurso de 30k, da praia do Açutuba à praia da Ponta Negra.

Patrícia Farias quer ser a recordista dos 30k, no Amazon Challenge – Foto: Divulgação

Patrícia foi a primeira mulher a realizar a Travessia do Leme ao Pontal, no Rio de Janeiro, uma das ultramaratonas aquáticas mais importantes do país com percurso de 35k. Agora ela pretende fazer o mesmo no Amazon Challenge 2021.

“O Amazon Challenge é uma realização da AAA (Associação Aquática Amazonas). Este é o terceiro ano do evento, que começou a acontecer em 2018. Não é uma competição, mas uma prova de desafio individual onde o atleta busca bater recordes nadando por quilômetros, no caso do Amazon Challenge, em duas modalidades, 18k, da praia do Tupé à Ponta Negra; e 30k, da praia do Açutuba à Ponta Negra”, explicou Pierre Gadelha, presidente da AAA.

Para participar de uma ultramaratona aquática o atleta precisa ter no mínimo 16 anos e até os 18, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O atleta interessado em nadar num evento desses, deve enviar uma solicitação à instituição organizadora.

“Ele manda um currículo esportivo onde apresenta as provas das quais participou. Uma coordenação avalia esse currículo e, sendo aprovado, o atleta paga os custos da prova, é marcada uma data e os organizadores providenciam tudo o que for necessário para a realização da ultramaratona”, disse.

Até os 40k  

O Amazon Challenge ocorre o ano inteiro, dependendo da data solicitada pelo atleta. Esta data agora foi escolhida pela atleta para que ela comemore o seu aniversário.

“A ultramaratona aquática pode ser realizada em qualquer período do ano, obedecendo apenas uma janela de três dias, para que o atleta esteja em Manaus, se preparando, mas principalmente aguardando para o melhor dia, em termos meteorológicos, porque é uma prova difícil e se tiver um temporal no meio do rio, temos que abortar a continuação. Nesses quatro anos do Amazon Challenge só uma pessoa foi retirada d’água devido a uma tempestade. Essa pessoa só tinha um dia disponível, fizemos no dia escolhido por ela e caiu um temporal. A Patrícia vai ser a 11ª mulher a nadar os 30k”, adiantou Gadelha.

“Vou me desafiar nessa prova de 30k e ainda vou fazer mais um pouquinho. Ao todo irei nadar 40k, em comemoração ao meu aniversário de 40 anos. Pra completar, a gente também vai ajudar uma instituição filantrópica de Manaus, o Abrigo Nacer. Conto com a colaboração e o apoio de todos os amazonenses”, declarou a atleta em suas redes sociais.

Patrícia Farias de França iniciou na natação aos três anos de idade como tratamento de asma. Foi atleta federada em piscinas até os 16 anos. A partir de 2011 começou a nadar em águas abertas. Alguns anos depois, decidiu desafiar seus limites e entrou na rota das grandes travessias naturais.

Entre os maiores desafios do Amazon Challenge está a temperatura da água do Negro, que em alguns trechos chega a 31 graus. Há apenas quatro provas similares a essa no Brasil, entre elas a Travessia do Leme ao Pontal.

“Faremos o suporte da Patrícia durante todo o percurso, e ao final ela receberá o troféu e o certificado de participação”, revelou Pierre.

Ida e volta na Tamandaré

Pierre lembrou que além de o Amazon Challenge ser um evento esportivo, também é turístico, por isso os dois percursos escolhidos, de 18k e 30k, partem da praia do Tupé e da praia do Açutuba em direção à praia da Ponta Negra, belas regiões nas proximidades de Manaus.

“A visibilidade desse evento pode atrair não só atletas brasileiros, mas de outros países”, falou.

Ainda este mês, no próximo dia 16, também acontecerá outro evento organizado pela AAA, o Rio Negro Challenge e a Travessia Almirante Tamandaré (que este ano completará 51 anos). As duas competições reunirão mais de 300 atletas, sendo mais de 100 de fora do Amazonas.

“E os espectadores que estiverem na Ponta Negra poderão presenciar o desafio do nadador Vitor Gadelha. Ele irá nadar o percurso da Almirante Tamandaré, ida e volta, Ponta Negra/praia do Camaleão/Ponta Negra, feito nunca realizado antes, tudo transmitido ao vivo pela TV Encontro das Águas, também uma novidade da prova, mostrando-a para Manaus e o Brasil”, avisou.      

Vitor Gadelha, recordista masculino dos 18k, irá realizar um desafio na Almirante Tamandaré – Foto: Divulgação

Em 30 de janeiro Vitor Gadelha foi matéria no Jornal do Commercio após ter nadado um percurso de 48 km, competindo na primeira edição do BISA (Big Island Swimming Association), no Rio de Janeiro. Para concluir os 48 km, Vitor precisou nadar 17h, ininterruptamente, em águas oceânicas. Até agora o recorde do Amazon Challenge 18k é dele, com 3h54m44s. Quanto às mulheres, Ana Luiza Ribeiro Ramos entrou para a história da competição ao se tornar a primeira nadadora a completar os 18k, em outubro do ano passado, com o tempo de 5h20m.

Foto/Destaque: Divulgação

Evaldo Ferreira

é repórter do Jornal do Commercio
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar