Pesquisar
Close this search box.

Uma vereadora contraditória

A vereadora de Manaus, Glória Carrate (PL), foi parar na mídia nacional e principalmente nas redes sociais depois de criticar o beijo entre dois homens, exibido em um reality show nacional. A declaração seria normal em tempos de conservadorismo em voga, mas pegou muito mal por causa do histórico da parlamentar. Ela tem relação estreita com vários homossexuais, com os quais costuma aparecer em postagens frequentes. Pouco afeita a discursos, nunca foi de firmar posição em relação a questões morais. Por isso, sua colocação soou como mero oportunismo. Tanto assim que o presidente da Câmara Municipal de Manaus, David Reis (Avante), muito próximo dela, brincou ontem na sessão plenária, dizendo que a colega já estava escalada para a edição do programa em 2022. E ela apenas sorriu. Nos perfis dela, foi publicada uma nota negando que tenha adotado uma posição homofóbica. Resta saber como reagiram os amigos que costumam frequentar a residência da nova “conservadora”.

NOVA ELEIÇÃO

Coari, município que tem a maior arrecadação no interior do Amazonas, terá nova eleição para escolher seu prefeito. O ministro Tarciso Filho, do Tribunal Superior Eleitoral, confirmou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que cassou o mandato dele por considera-lo o terceiro consecutivo do mesmo grupo familiar.

BALANÇO

cif
Foto: LUCAS SILVA SECOM

O Governo do Amazonas apresentou um balanço do trabalho executado pela Central Integrada de Fiscalização, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública. Em dez meses de fiscalização focada na prevenção da Covid-19, a CIF realizou, entre as ações, o fechamento de mais de 700 estabelecimentos e notificou 495 locais em situação irregular. A central também impediu a realização de 48 festas clandestinas, sendo 42 na capital e mais seis no interior do estado.

SUSPENSÃO

Suspensa desde ontem, em atendimento à orientação feita pelo Ministério da Saúde para todo o país, a aplicação de primeiras doses contra a Covid-19 será normalizada em Manaus tão logo o município receba novas remessas de vacina, cuja previsão de chegada é de 10 a 15 dias. O esclarecimento é da titular da Secretaria Municipal de Saúde, Shádia Fraxe. De acordo com a secretária, suspender temporariamente a vacinação de novos usuários foi uma medida de precaução para que os já vacinados tenham garantida a segunda dose.

DOAÇÃO

O Fundo de População das Nações Unidas, agência do Sistema ONU para saúde sexual e reprodutiva, doou uma usina de oxigênio à Secretaria de Saúde do Estado. O equipamento foi instalado na maternidade Ana Braga, em Manaus, onde chegou no dia 19 de abril, e deve entrar em funcionamento hoje. Parceira de longa data do UNFPA, a Embaixada da Noruega é financiadora do projeto.

PLANO

Prefeitura de Manaus apresentou o Plano Municipal de Educação, com base na educação infantil, ao Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público do Amazonas. A reunião on-line contou com a participação da Comissão do Plano de Educação e o Departamento de Planejamento da Secretaria Municipal de Educação, além do Conselho Municipal de Educação e Fórum Municipal de Educação.

CONSTRUÇÃO

Novas construções e empreendimentos na cidade de Manaus apresentam dados positivos na simplificação de concessão de licenças pela Prefeitura de Manaus, via Instituto de Planejamento Urbano. Com 100% on-line pelos sistemas de licenciamento, os tempos médios de análise de aprovação e licença na autarquia tiveram diminuição de prazo de até 50% durante o primeiro trimestre de 2021, seguindo as medidas de redução da burocracia implantadas pela gestão do prefeito David Almeida.

RECUPERANDO

A gestão do prefeito David Almeida tem atuado com afinco no restauro e melhoria do Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município, desassistido pela administração anterior da Prefeitura de Manaus, que o deixou com uma série de embaraços, que vão desde a ausência de prestação de atendimentos essenciais a limitações financeiras. Com o objetivo de eliminar o déficit de serviços, o órgão desempenha um plano de ação com 50% das metas executadas, alinhado às diretrizes da nova gestão municipal.

POSSE

marcellus
Foto: Divulgação

O secretário de Saúde do Amazonas, Marcellus Campêlo, tomou posse, ontem, como membro do Conselho Fiscal do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, em Brasília (DF). Ele foi escolhido para integrar a nova diretoria do Conass no biênio 2021-2022 em eleição realizada durante assembleia no dia 24 de março.

FRASES

“Gazetou as aulas de geografia e tabuada.”Serafim Corrêa (PSB), sobre declarações do senador gaúcho Luis Carlos Heinze (PP), que colocou a crise da Covid-19 em Manaus na conta apenas do Governo do Estado

“Historicamente o Executivo municipal sempre esteve de costas para os temas relacionados à Zona Franca de Manaus”. Gustavo Igrejas, coordenador do Fórum Permanente de Articulação com a Zona Franca da Prefeitura de Manaus.

Foto/Destaque: ROBERVALDO ROCHA / CMM

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar