Pesquisar
Close this search box.

Governo na contramão no uso dos espaços de lazer

Contrariando os empresários amazonenses do setor de bares e restaurantes, turismo e cultura, o novo decreto publicado pelo Governador  do Amazonas, Wilson Lima, continua estabelecendo restrições de circulação de pessoas entre 21h às 6h aos segmentos mais cautelosos com os protocolos exigidos pelos órgãos de controle. Os restaurantes, hotéis, lanchonetes entre outros estabelecimentos do setor turístico cumprem rigorosamente todos os protocolo exigidos pelos órgãos competentes, além de suas próprias restrições com os cuidados à sua clientela.

Esse novo e repetitivo decreto é uma demonstração clara de que a equipe governamental tem pouco conhecimento da realidade, em se tratando do item aglomeração e propagação do vírus. O que se tem registrado comumente, sem fiscalização alguma, é a constante aglomeração nos terminais e no interior dos ônibus interbairros incitando a propagação do novo coronavírus. Isto sim é o maior absurdo vivenciado pela população local.

Entre as principais alterações, está a autorização para o funcionamento de marinas, em horário reduzido, e do transporte intermunicipal de passageiros, limitado a 50% da capacidade e condicionado à autorização prévia.

O decreto prevê ainda alterações em horários de outros segmentos do comércio e serviços que vigora desde 8 até 21 de março de 2021.

Parque e Espaços públicos – Permitida a realização de atividades individuais ao ar livre.

Marinas – Liberadas somente das 6h às 16h, de segunda a sexta-feira.

Hotéis, Motéis, Pousadas e similares – Funcionamento restrito a hóspedes em trânsito. Restaurantes destes estabelecimentos podem funcionar de acordo com as regras do segmento de Restaurantes.

Restaurantes, Lanchonetes e similares – Autorizadas as atividades de restaurantes, lanchonetes e estabelecimentos similares, registrados como restaurante, de segunda a sábado, das 6h às 20h inclusive drive-thru. Delivery está liberado por 24h.

Shows – Música ao vivo permitida com bandas de no máximo 3 (três) integrantes e sem salão de dança.

Flutuantes – somente os que funcionam como restaurante, no seu CNAE primário, ficam autorizados a abrir das 9h às 16h, sem música ao vivo e com 50% de ocupação. Fechados aos sábados e domingos.

American Airlines inicia a rota Manaus-Miami

Iniciou em março as operações da American Airlines com o Boeing 737 Max 8 no trecho Miami (MIA) e Manaus (MAO). A oferta é de cinco voos semanais, às segundas, terças, quartas, sextas e sábados, com saídas de MAO às 2h27 e chegadas em MIA às 7h13. O modelo, certificado para operações no Brasil, é configurado com duas classes de serviço, sendo 16 assentos na classe executiva e 156 na econômica.

“Com o Max, vamos oferecer um dos nossos melhores equipamentos para os passageiros da rota em Manaus e Miami. Além disso, renovamos nossos protocolos de segurança e higienização das aeronaves e dispomos dos mais modernos equipamentos de renovação de ar, com o intuito de oferecer mais tranquilidade aos clientes”, destacou o diretor comercial da American Airlines para o Brasil, Alexandre Cavalcanti.

Cursos gratuitos de Gastronomia e Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) promove a capacitação para profissionais de turismo de todo o Brasil. Serão 21 cursos gratuitos voltados para profissionais de turismo de todo o Brasil com o objetivo de promover a qualificação profissional em tempos de pandemia com foco na retomada das atividades turísticas.

Geografia e Turismo; Libras: compreensão básica; Indicação Geográfica: Agregando Valor a Produtos e Regiões; Geografia e Geopolítica na Atualidade; Biologia; Enoturismo e Desenvolvimento Regional; Agências de Viagem e Turismo; Geografia 1 e 2; e Higiene e Controle de Qualidade de Alimentos, voltado a trabalhadores do segmento de alimentação, como bares e restaurantes, são algumas das capacitações realizadas pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e pelo Instituto de Educação de Rondônia (IERO/Acelibras).

Inscrições – Para o curso de Libras, as inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (15/3), por meio do link: https://acelibras.com.br/courses/libras-para-atendimento-ao-publico/ . Já a inscrição para os demais cursos, o candidato pode realizar a inscrição até o dia 30 de junho de 2021 no link: https://moodle.ifrs.edu.br/course/index.php?categoryid=38 .

Foto/Destaque: Divulgação

Soraya Cohen

é editora da coluna Turiscando
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar