Pesquisar
Close this search box.

Vem aí a vacina amazonense

Vem aí a vacina amazonense

Em reunião com os conselheiros do Tribunal de Contas e procuradores do Ministério Público de Contas, o Poder Executivo afirmou que o Amazonas vai comprar a vacina contra a Covid-19. A vacina AstraZeneca, que é uma parceria com a Universidade de Oxford, na Inglaterra, publicou nos últimos dois dias que tem 100% de eficácia. Além disso, dos quatro laboratórios mundiais que estão divulgando, esta vacina está entre as mais baratas. Vale lembrar que os 24 deputados estaduais, no último dia 16 de dezembro, destinaram R$ 50 milhões, já previstos no orçamento de 2021, que servirão para a compra de vacinas de prevenção ao coronavírus. Resta esperar que o Poder Executivo tome providências de forma técnica e imediata para viabilizar a compra dessas vacinas, para o bem do povo do Amazonas, e possa iniciar a vacinação dos grupos essenciais o mais breve possível. São eles: idosos; profissionais de saúde; policiais militares/ bombeiros; gestantes e indígenas. Após vacinar os grupos essenciais, as pessoas acima de 30 anos serão imunizadas. 

RAMAIS

Nove prefeituras amazonenses assinaram ontem com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, convênios no valor global de R$ 130 milhões, indicados pelo senador Eduardo Braga (MDB) com emenda extra ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os recursos serão aplicados exclusivamente em obras de recuperação e pavimentação de ramais, vicinais e Projetos de Assentamentos.

REEDUCANDOS

O número de reeducandos do sistema prisional do Amazonas qualificados em cursos profissionalizantes cresceu 17,3% nesse ano de 2020. O resultado foi possível devido ao aumento de cursos oferecidos dentro das unidades pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária. Ao todo, foram ofertados 13 cursos a mais que no ano anterior.

leitos

NOVOS LEITOS

O governador Wilson Lima (PSC) anunciou, ontem, que o Hospital Getúlio Vargas passa a ofertar 27 leitos, sendo 10 de UTI e 17 leitos clínicos, para pacientes com Covid-19. Essa expansão faz parte do Plano de Contingência do Governo do Amazonas para reforçar a rede de saúde, tendo em vista o aumento no número de casos e sobrecarga dos hospitais particulares e da rede pública.

MAIS RUAS

Mais 11 vias recuperadas no Distrito Industrial foram entregues, de forma simbólica, nesta terça-feira (29), pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), como parte da extensa agenda de inaugurações nesta reta final de seu terceiro mandato à frente do Executivo municipal. Entre elas estão as ruas Tambaqui, Tucumã, Içá, Poraquê, Aruanã, Acará e Tucunaré que, como as demais, receberam pavimentação nova, além de passar por recuperação de meios-fios. No total, já foram concluídas e liberadas 16 vias e cinco rotatórias do Distrito.

CORRUPÇÃO

Prevenir, reprimir e promover o combate à corrupção são as atribuições da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Amazonas. Em pouco mais de dois meses, a unidade policial já deflagrou duas operações policiais para desbaratar esquemas criminosos contra os cofres públicos. No período, investiu em peso nas ações de conscientização, com trabalhos na capital e interior.

carros

DESCONTO

A Secretaria de Fazenda publicou no Diário Oficial do Estado a Resolução nº 043/202, que institui a tabela de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores em 2021 no Amazonas. De acordo com a publicação, o contribuinte amazonense irá pagar em média 3,37% a menos no imposto, em relação ao ano de 2020. O cálculo tem como base os valores da tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, instituição especializada no monitoramento do preço de veículos e contratada por todos os estados da federação, para saber qual o valor do seu veículo.

REFORMULAÇÃO

A Educação de Jovens e Adultos passou por uma reformulação em sua estrutura e proposta pedagógica, respeitando aspectos socioculturais e econômicos da população. A medida tem como objetivo oportunizar maior acesso aos interessados em ingressar na modalidade, criando, inclusive, condições mais favoráveis ao seu tempo de conclusão, com a nova carga horária de 400h semestrais e oferta de dois períodos de ingresso durante o ano.

OBJETIVOS

Com a reformulação, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto visa ainda garantir a celeridade de inserção no mercado de trabalho; aumentar a oferta por meio de matrículas semestrais; e minimizar a evasão escolar, assegurando a conclusão de cada etapa e propiciando a continuidade dos estudos. Para o secretário de Educação em exercício, Luis Fabian Pereira Barbosa, a medida é fundamental para atender o público de interesse da EJA.

FRASES

Wilson

“Se não houver avanços no Governo Federal, vamos comprar a vacina.” Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas

“Saúde será a minha prioridade.” David Almeida (Avante), prefeito eleito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar