Pesquisar
Close this search box.

Órgãos querem o fechamento

Órgãos querem o fechamento

O governador Wilson Lima (PSC) recebeu para uma reunião, no final da noite de terça-feira (29), representantes de órgãos de controle do estado. Eles recomendaram ao Governo do Estado o fechamento das atividades econômicas devido ao aumento de casos de Covid-19.  O documento entregue ao chefe do Executivo – elaborado em conjunto pelo Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do Estado, Defensoria Pública da União e Defensoria Pública do Estado – seguirá para avaliação do Comitê do Governo do Estado de Enfrentamento à Covid-19. “Não há outro caminho e a ciência não nos aponta outro caminho a não ser evitar aglomerações. Então estamos a estudar nas próximas horas que medidas vamos tomar para poder conter o aumento que nós estamos tendo de Covid-19 no estado”, declarou ele. A procuradora de Justiça Silvana Nobre Cabral enfatizou que a decisão foi feita com base na análise do cenário epidemiológico da Covid-19 no Amazonas. “Os órgãos de controle observaram a necessidade, a partir da mudança de realidade que se deu até o dia 29, que a rede está passando por um sufocamento e a única medida mais efetiva para fazer esse controle é a restrição social ser implementada de uma forma mais abrangente”, disse. 

afeam

SUPERAÇÃO

A palavra “superação” define o ano de 2020 para muitos empreendedores de todo o estado. Neste ano marcado pela pandemia, chegou à marca de R$ 115,1 milhões o valor total aplicado pelo Governo do Amazonas, por meio da Agência de Fomento do Estado, para todas as atividades econômicas: agronegócio, indústria, comércio e serviço da capital e interior.

CIDADE INTELIGENTE

Na véspera de deixar o governo da cidade, nesta quarta-feira (30) o chefe do Executivo municipal entregou a sala de controle, dotada de tecnologia e sistema de acompanhamento por Vídeo Wall do Centro de Cooperação da Cidade José Pereira Filho, totalmente construído em sua gestão para acompanhar em tempo real serviços de trânsito, situações de Defesa Civil e de saúde, entre outros, auxiliando o gestor em situações de crises, por exemplo.

NOVOS LEITOS

O governador Wilson Lima entregou, nesta quarta-feira (30), 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Hospital Delphina Aziz. A unidade, que é referência no tratamento da doença, passa a contar com 150 leitos para pacientes com Covid-19. Com a entrega, a unidade registra um aumento de 300% de leitos de UTI, desde o início da pandemia em março, quando contava com 50 leitos.

MAIS LEITOS

O Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto iniciou a reorganização de leitos para atender a crescente demanda de pacientes com suspeita de Covid-19, como parte da quarta fase do plano de contingência para o Período Sazonal da Síndrome Respiratória Aguda Grave. A unidade de porta aberta da Secretaria de Estado de Saúde irá aumentar de 12 para 40 o número de Unidades de Terapia Intensiva, triplicando a oferta de leitos. O quantitativo de leitos clínicos Covid também serão ampliados de 16 para 42, um crescimento de 160%.

respiradores

RESPIRADORES

O Amazonas recebeu a terceira remessa de respiradores enviados pelo Ministério da Saúde, que serão distribuídos nas unidades da Secretaria de Estado de Saúde para a ampliação de leitos destinados a pacientes vítimas da Covid-19. O Estado recebeu 50 aparelhos nesta entrega, que, somada a remessas anteriores, totaliza 150 respiradores ofertados pelo Governo Federal, após articulação do Governo do Estado. Ainda nesta quarta, está prevista a entrega de 50 monitores, também enviados pelo MS.

SAÍDA

A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas estima que cerca de 4 mil pessoas utilizem o transporte rodoviário intermunicipal de passageiros durante o feriado estendido de Ano Novo. A expectativa é que mais de 400 fiscalizações sejam realizadas, com o objetivo de garantir o cumprimento das regras contra a Covid-19 e verificar as demais obrigatoriedades para operar o serviço de transporte.

BENEFÍCIO

Em um ano desafiador para todos os setores da economia, a produção rural reafirmou sua importância na economia do Amazonas e na vida de produtores rurais como Maicon Batista, representante dos agricultores da comunidade Ilha do Barroso, em Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Maicon é um dos beneficiados pelo Programa Balcão de Agronegócios da Agência de Desenvolvimento Sustentável, que, em 2020, escoou mais de 1,9 mil toneladas de produtos oriundos da agricultura rural do estado.

CONSULTA

A Superintendência da Zona Franca de Manaus, atendendo às determinações do Conselho de Administração da Suframa, disponibilizou a Consulta Pública nº 4, publicada no Diário Oficial da União da última terça-feira (29), que estipula o prazo de 30 dias para receber manifestações acerca da proposta de reformulação da Resolução nº 204/2019, que dispõe sobre a apresentação, análise, aprovação e acompanhamento de projetos industriais.

FRASES

“A infraestrutura para o transporte está pronta.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus, ao entregar plataformas de embarque e desembarque de passageiros

“Demos as condições para a compra de vacinas.” Josué Neto (Patriota), presidente da Assembleia Legislativa, sobre emendas aprovadas na Casa

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar