Pesquisar
Close this search box.

App para detectar covid

App para detectar covid

Na retomada de suas atividades no cenário pós pandemia, FPF Tech (Fundação Paulo Feitoza) desenvolve aplicativo que monitora e controla febre de colaboradores como medida de controle e combate ao novo coronavírus. A ideia partiu de um grupo de colaboradores de diferentes áreas da fundação, que discutiram e planejaram todo a criação do sistema e sua forma de atuar. O aplicativo batizado de “FPF Covid” encontra-se em fase de testes e em breve poderá ser disponibilizado gratuitamente.

De acordo com o diretor executivo da FPF Tech, Luis Braga, o sistema está sendo utilizado desde o início do mês, e permite o melhor controle da saúde dos funcionários por meio de triagens, encaminhando para exames aqueles que possuem os sintomas da doença. De fácil acesso e bem dinâmico, o aplicativo ajuda o colaborador a registrar o momento em o colaborador higienizou as mãos e receba alertas durante o expediente para lembrá-lo de higienizá-las novamente. O sistema segue todos os protocolos recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

 “O aplicativo, foi criado por um grupo de colaboradores de diferentes áreas da Fundação, como: RH, programadores, analistas, designers e gestores. O objetivo é termos o registro da temperatura de todos os colaboradores e incentivarmos os mesmos com bons hábitos nesse momento da pandemia, assim, teremos um mapa de como está a saúde da nossa maior riqueza, que são as pessoas. Inicialmente é de uso interno, mas temos plano de liberar gratuitamente para todas as pessoas”, disse.

Segundo o Braga, o aplicativo armazena informações de precauções são encaminhados por e-mail ou telegram ao setor de RH (Recursos Humanos ) da empresa, para que as medidas sejam tomadas para uma ação para cuidar da saúde do colaborador. Ele ressaltou, que o Aplicativo não detecta se a pessoa encontra-se contaminada, existe apenas o monitoramento da temperatura da pessoa.

 “Esses registros feitos pelo aplicativo, por mais simples que possam parecer, são muito importantes, porque ajudam na prevenção do novo Coronavírus, na divulgação de medidas de segurança e regras da empresa, e na conscientização dos colaboradore. O Aplicativo por realizar o monitoramento da temperatura mantém os colaboradores e o RH em alerta a qualquer alteração da temperatura dos colaboradores”, destaca.

Segurança

Para o analista de sistema Paulo Gean Lopes, a preocupação da empresa em criar mecanismos de cuidados e proteção para a saúde do colaborador tem sido fundamental para o retorno das atividades. Além da certeza de atuar em um ambiente seguro, ele destaca que ação é importante também para a saúde mental de cada um.

“De forma rápida tomaram medidas para resguardar-nos  dessa doença. Atualmente as coisas estão voltando gradativamente. Tivemos como opção o home office total, mas os que voltaram perceberam o cuidado com inúmeras medidas adotadas. Termômetro em cada entrada. Álcool gel em todos os locais. Uso obrigatório de máscara e ambiente limitados são algumas das poucas medidas. Essa filosofia de trabalho em zelar pela nossa saúde nos motivar no retorno ao trabalho”, disse.

De acordo com o analista de sistema Osenias Moreira de Oliveira, o aplicativo foi desenvolvido em uma semana, com o uso de uma tecnologia híbrida que permite gerar código para IOS e Android. A FPF tech disponibilizou todos os recursos necessários para o desenvolvimento e finalização da ferramenta. O processo de trabalho é realizado em conjunto por diversos setores para um melhor controle do quadro de saúde dos colaboradores, 

“O RH nos passou algumas ideias que haviam sido discutidas pelos colaboradores para a criação do app e, então, começamos a desenvolvê-lo imediatamente, mas tínhamos apenas uma semana para que os colaboradores começassem a retornar. Usamos estruturas que já tínhamos para acelerar o desenvolvimento. Nós temos um sistema internamente chamado LevelUp, que está evoluindo para ser algo maior, com a possibilidade de ter vários módulos, então, usamos toda a estrutura já existente nele para nos ajudar, sendo assim, tivemos que apenas personalizar e adicionar novos itens para criar o app”, explicou.

Conscientização dos colaboradores

Segundo a analista de RH Ana Ferreira, o uso do aplicativo dentro da empresa já faz parte da cultura comportamental dos colaboradores, e reforçou que a conscientização dos colaboradores é tão importante quanto às medidas de prevenção adotadas. Mesmo em fase experimental, ela afirma que já é possível notar uma conscientização de cada um em seguir os protocolos de controle estabelecidos. “Os colaboradores que hoje utilizam alteraram o comportamento em relação ao controle da medição da temperatura que acontece diariamente e lavagem das mãos, pois o aplicativo informa a necessidade de lavar as mãos a cada 3h e envia mensagens por e-mail constantemente até a pessoa informar que higienizou as mãos no aplicativo”, disse.

“Utilizar o aplicativo tornou-se uma rotina durante esses dias, pois assim que chego na empresa ativo o sistema para informar a temperatura que foi aferida pelo guarda na portaria e também além de utilizar o álcool em gel, fico lavanda as mãos constantemente principalmente quando recebo os alertas por e-mail”, disse.

“Somos todos aficionados por tecnologia e essa é mais uma forma de mostrar que a tecnologia não é uma vilã, mas uma aliada, pois a coleta desses dados e sua disponibilização para o RH na palma da mão é um grande facilitador na tomada de decisões em momentos de crise”, frisou.

Outras iniciativas 

Além do aplicativo FPF Covid, a Fundação ainda conta com várias iniciativas de prevenção em meio à pandemia da Covid-19 sendo oferecidas a todos os colaboradores. Dentre elas, destacam-se: as palestras mensais com a psicóloga Raquel Lemos, que discute cuidados com a saúde mental durante o período de isolamento social e aborda outros assuntos relacionados a esse tempo de crise que são indicados pelos próprios colaboradores; e o Bit Gelson, um aparelho que aplica álcool somente ao passar as mãos embaixo do sensor, sem a necessidade de pisar em nada, tornando-se uma medida de prevenção bastante útil e acessível para cadeirantes e outras pessoas com dificuldade em apertar o pedal de aplicação de álcool em gel. Todas as iniciativas e os projetos da FPF Tech estão sendo utilizados juntamente com o aplicativo FPF Covid.

Antonio Parente

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar