Pesquisar
Close this search box.

Turismo e restaurantes aquecem serviços

https://www.jcam.com.br/restaurante.jpg

Motivados pelo crescimento do turismo e do aquecimento de bares e restaurantes, a receita nominal de vendas setor de serviços no Amazonas, apresentou um crescimento de 6,4% de julho para agosto deste ano. O setor amazonense teve o segundo melhor resultado dentre as 27 unidades federativas. Já no confronto com o mesmo mês do ano passado, o setor registrou um aumento de 6,8% no seu volume de vendas. Os dados foram divulgados ontem (16), pelo Ibge (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo o economista José Fernando, o segundo semestre do ano sempre é mais dinâmico do que o primeiro. Este fato contribui para que o turismo, a rede hoteleira e o segmento de bares e restaurantes, tenham um crescimento positivo, aumentando a demanda de serviços em suas respectivas áreas de forma sustentável.

“Neste segundo semestre o turismo teve uma grande aquecida com o aumento do turismo ecológico e da pesca esportiva. Isso contribuiu para o aumento da ocupação na rede hoteleira. As frequentes promoções e divulgações do estado têm sido importantes para este segmento que tanto cresce. Além do mais, na pesquisa do comportamento do turista em Manaus, a gastronomia amazonense vem crescendo no conceito nacional como uma das melhores”, disse.

Para o turismólogo Vítor Bezerra, o aumento da variedade de rede hotéis e o investimento para atrair o turista, tem sido outro diferencial que tem contribuído para o avanço do setor. Segundo ele, a cidade conta com uma boa variedade de hotéis, flats, pousadas e hostel, divididos entre as principais zonas da cidade, como o centro, zona sul, Ponta Negra, aeroporto e Distrito Industrial.

“A diversidade de meios de hospedagem na cidade tem dado ao turista a oportunidade de escolha daquele que melhor atende sua necessidade. Além das redes locais, temos também grandes redes hoteleiras, nacionais e internacionais.

Essa variedade tem atendido os vários aspectos do turismo de negócios, lazer e eventos. Além do mais, o turismo de selva e o turismo de pesca tem transformado a cidade no ponto de chegada e partida das pessoas”, disse.

Gestor geral de uma rede de hotéis na cidade, Vítor conta que muitos hotéis têm conseguido nos últimos meses, atingir 90% de ocupação. E destacou que o fator polo industrial, tem sido um grande termômetro para medir o desempenho da rede hoteleira na cidade. Além disso, ele explicou que a cidade tem recebido muitos alunos e professores que realizam cursos de graduação.

“Em relação a hospedagem sentimos uma melhora. As fábricas de Manaus tem trazido grandes empresários para realizar negócios. A indústria é uma engrenagem importante que influencia o segmento. Se ela vai bem isso reflete em nós. Escolas de ensino superior tem trazido alunos e professores. A economia está melhorando e as pessoas têm procurado muito. Com isso temos conseguido equilibrar o segmento”, frisou.

De acordo com a presidente da Abrasel-AM (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Amazonas), Zeina Russo, a variação positiva no segmento de bares e restaurante foi devido ao período de férias e ao aquecimento do turismo, que trouxe bons resultados.

“Esse bom desempenho foi devido ao mês de férias em julho, geralmente há evasão da cidade e com isso o mês de agosto performa sobre um dado que sofreu um minoração. O segundo que eu vejo no nosso caso é o período de pesca na cidade, e a gente recebe muitos turistas que passam a aumentar o consumo em bares e restaurantes”, disse.

Receitas

Já a receita nominal de vendas do setor – que na sua composição não entra a inflação do período- apresentou no mês de agosto, um aumento de 4,1% frente a julho de 2018. Já no confronto com o mesmo mês do ano anterior, a receita nominal de vendas registrou, em agosto de 2018, aumento de 9,5%. No acumulado do ano, a receita nominal de vendas dos serviços amazonense, registrou um crescimento de 2,2%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar