Pesquisar
Close this search box.

Sesc Saúde Mulher oferece exames gratuitos na Zona Leste

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/08Ago/08/UNIDADE%20SEC%20MULHER.jpg

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher – Tarcila Mendes está oferecendo exames gratuitos de mamografia e preventivo na Paróquia Cristo Rei, situada na Rua Edmundo Soares, bairro São José 3, zona leste de Manaus. Os agendamentos podem ser feitos diretamente na unidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h. A unidade ficará no local até outubro.

As mulheres de 40 a 49 anos que desejarem fazer o exame de mamografia precisam levar a xerox do RG, CPF, Cartão do SUS, comprovante de residência e encaminhamento médico, acima de 50 anos não é necessário apresentar encaminhamento médico, somente os documentos. Para o preventivo a faixa etária é de 25 a 64 anos, as mulheres interessadas devem levar xerox do RG, CPF, Cartão do SUS e comprovante de residência.

‘O Sesc salvou minha vida’, diz paciente da unidade

A unidade móvel Sesc Saúde da Mulher foi o local onde a agente comunitária Cileide Cordeiro, 46, deu início ao tratamento de câncer na mama. Por meio da unidade, ela detectou o problema, encontrou amparo humanizado pelos colaboradores e conseguiu dar início ao processo de cura. O episódio ocorreu no primeiro semestre de 2017, nesse período a unidade estava em Manacapuru, no interior do Amazonas.

Segundo Cileide, na primeira consulta, quanto atestaram o problema por meio do exame de mamografia, ela não acreditou no diagnóstico e decidiu refazer o exame em uma outro local que, por sua vez, negou a existência da doença e contrariou o exame da equipe do Sesc. 

“O resultado do Sesc dizia que eu estava com pré-câncer. Não acreditei e fiz outra mamografia em uma clínica particular que dizia que eu não tinha nada. Retornei ao Sesc e comuniquei o ocorrido. Os funcionários me acolheram e fizemos novamente o exame que comprovou que o primeiro diagnóstico estava correto. A equipe me acolheu e me ajudou psicologicamente”, disse. 

Para Cileide, a passagem pela unidade da Mulher do Sesc AM representa um momento único na vida dela. “Eu tive o privilégio de fazer o exame bem no princípio onde fui diagnosticada realmente com câncer de mama, na minha mama esquerda. É importante você realizar o rastreamento porque ao identificar o problema logo no começo você tem o privilégio de alcançar sua cura e ver as coisas de uma forma melhor”, conta. 

Após receber o apoio do Sesc, naquele primeiro momento de descoberta, Cileide começou a caminhada de tratamento. Por meio do Sesc AM, a paciente conseguiu dar outros passos rumo à cura. “Sabendo do meu resultado que era positivo, o Hospital do Câncer de Barretos, parceiro do Sesc, disse que ia me acompanhar. Fiz a minha cirurgia de retirada da mama, com   reconstrução de prótese”, relata. 

A agente comunitária fala sobre o sentimento de gratidão aos profissionais e ao projeto do Sesc AM. “Sou muito grata ao projeto que chegou até meu município, grata por ter conhecido a unidade. Para mim o projeto é e sempre será importante. Fui acolhida de uma forma incrível pelos profissionais”, finaliza. 

Unidade móvel

Criada em 2016, a Unidade móvel Sesc Saúde da Mulher realiza exames gratuitos com o objetivo prover a melhoria na qualidade de vida do público feminino, prioritariamente o de baixa renda, visando à detecção e prevenção de doenças.

A unidade atua como uma clínica da mulher sobre rodas, visando a prevenção do câncer de mama e colo de útero através da realização de exames de rastreamento como a mamografia digital e o papanicolau, além de ações educativas para a promoção da saúde.

Além de oferecer um atendimento humanizado a infraestrutura da unidade móvel chama a atenção, dentro há um consultório para realização de exames citopatológicos, uma sala de mamografia (espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio), um banheiro, uma tenda externa com espaço multimídia para ações educativas, que também tem funcionamento de recepção e sala de espera. Dispõe ainda de um ambiente climatizado, além de elevador de acesso para deficientes.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar