Sem motivação, a vida não tem graça

Indubitavelmente, o ser humano está sempre em busca de alternativas que satisfaçam as suas necessidades nos diversos fatores que a vida lhe proporciona. Seja no campo social ou no profissional, seu desejo de incrementar ações determina um maior aproveitamento do seu potencial. O estudo do comportamento humano tem demonstrado que o homem não tem investido satisfatoriamente em ações que beneficie a ele ou a seus pares. A causa desse baixo nível de aproveitamento do potencial humano está na falta de conhecimento das possibilidades de realizações que a nossa mente pode nos proporcionar. Somente o conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade do mundo e permite a ele penetrar nela e transformá-la.
Nesse contexto, a motivação humana é essencial no cotidiano das pessoas nos três principais pilares em que elas habitam: no lar, na escola e na empresa. Falta o conhecimento consciente de ser ela a responsável pelo desenvolvimento das pessoas. Intrinsecamente, o homem necessita de valores motivacionais para agir no seu meio, oxigenando a sua rotina, trazendo-lhes um hábito saudável para melhoria do modo de vida em qualquer ambiente em que estas se encontrem. Conseqüente a falta do saber do poderio mental, o homem não absorve motivação suficiente para concretizar seus sonhos. Para ter sucesso na vida, basta ter um sonho, acreditar nele e agir.
Cabe ao homem, em primeiro lugar, criar motivos intrínsecos para o conhecimento do seu mundo, ou seja, as suas capacidades naturais, e depois o mundo que o cerca. O que despertará o interesse para tornar-se um realizador é ele entender a criatividade como potencializadora da nossa inteligência ao inaugurar novas maneiras de pensar sobre o novo e o velho. Originar motivação interna é sentir-se mais à vontade no mundo e ter a sensação de possuir mais recursos pessoais. A motivação vai manter acesa a chama do dinamismo, das mudanças e nos faz ter a consciência do potencial que a nossa mente possui. É a motivação nas pessoas que emociona e surpreende, incrementando nelas mesmas a busca pelo melhor.
A motivação nos garante a geração de idéias que garantem o sucesso em nossas carreiras, o que nos garante também o atendimento dos princípios da simplicidade e acessibilidade, visando o entendimento fácil de sua finalidade. As idéias precisam ser inesperadas, ou seja, causar impacto, para que as pessoas mostrem interesse por elas. Outro princípio é o do concretismo, de poder realizar a obra sem abstrações ou utopias. A idéia precisa também ganhar a confiança de todos, a fim que ela obtenha crédito até a sua realização. Ela também necessita conquistar as pessoas emocionalmente, a fim de que estas tenham uma lembrança eterna de utilização. Enfim, as idéias concretizadas merecem reflexão e comemoração, pois elas resolveram uma situação problemática em nossa vida ou trouxeram inovação para o nosso cotidiano. Por mais cinzento que possa estar sendo o dia de hoje, ele tem exatamente a cor que damos a ele. A vida tem a cor que nós mesmos pintamos.
Para aqueles que são iniciantes em atividades acadêmicas e no exercício profissional, o processo criativo e motivacional são bases de sustentação que permitirão a eles uma permanência vertical por um longo período. Não se deseja a ninguém a filosofia do “cavalo amarrado e a peia comendo”, ou seja, o homem sofrendo pelo exercício de sua profissão e o seu superior pressionando. O cavaleiro ganha a corrida e a fama, mas é o cavalo que sofre o sacrifício pela vitória. É preciso sair de uma condição eterna de subordinação para uma vida de ascensão contínua.
A maior prova da acomodação humana se dá quando este não percebe por si mesmo que estacionou no tempo, pois somente dá a sua virada a cada dia trinta e um de dezembro para o dia primeiro de janeiro a cada ano. O importante é que as pessoas estejam instruídas um modo de raciocínio lógico no campo das idéias, com o intuito de tirá-las de um plano subjetivo para o plano da objetividade, conhecer os princípios t

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Gostou do Conteúdo? Assine nossa Newsletter

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email