Tenho observado que esta intrínseca a atividade logística de muitas empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, com armazéns terceirizados ou próprios que a organização e higiene no armazém não é algo que possamos chamar de comum .
Muito pelo contrário, estes itens estão ausentes na maioria das empresas que visitei e não são considerados como fatores que pelo menos facilitam a produtividade do trabalho e a diminuição de paradas não programadas.
Digo aos meus alunos, que se chegarmos á porta de entrada de um grande armazém e se deste ponto formos capazes de visualizar todo o processo logístico, então este armazém esta com o layout definido e possui um processo limpo.
O que quero dizer é que do ponto de vista da Logística, a Segurança e Higiene no armazém ,são fatores de produtividade além de preservar as condições de Trabalho.
Então, quais são os ganhos na relação com a produção?
. Maior otimização do tempo;
. Menor o retrabalho;
. Menor incidência de quebras e danos.
Cabe ao gestor do armazém primar pelas seguintes competências:
Identificar todos os riscos do posto de trabalho, aplicando técnicas para identificar riscos dentro do posto de trabalho e dos métodos com que o trabalho é executado,entender as necessidades legais básicas de segurança e higiene no posto de trabalho,identificar riscos em potencial no posto de trabalho,sugerir métodos de prevenção e controle de riscos,entender as necessidades dos procedimentos de Housekeeping no posto de trabalho.
Realizar avaliação de risco,investigar acidentes, condução correta de materiais, usar extintores de combate á incêndio, realizar auditorias de segurança,administrar primeiros socorros, supervisionar abandonos de áreas.
Na realização da avaliação de risco o gestor do armazém deverá identificar os riscos de segurança e avaliar o risco quanto ao potencial de acidente, considerando a função do colaborador para aquele posto de trabalho, identificando e classificando o risco, esclarecer os riscos,elaborar procedimentos de trabalho para controlar os riscos identificados e por fim monitorar complacência com o procedimento de trabalho.
No processo de investigação de acidentes o gestor do armazém deverá levar em consideração a adoção de passos para eliminar áreas de problemas, assumindo uma análise detalhada de qualquer local do acidente.
Esta análise deverá ser profunda e sempre que puder com o auxílio de um especialista do ramo. É importante também, entrevistar vítimas e testemunhas, entrevistar supervisores, para certificar-se de que a tarefa estava sendo executada conforme exigido, registrar dados do fato, identificar deficiências nos atuais procedimentos,implementar ações corretivas.
Do ponto de vista ergonômico deverá ser observado a forma com que materiais estão sendo conduzidos. È importante entender e aplicar os procedimentos corretos para a segura movimentação de materiais,entender os resultados da movimentação incorreta de materiais sobre o corpo,entender o processo de levantamento,movimentação e disposição dos materiais,entender o uso de acessórios mecânicos ao movimentar materiais.
Um fato percebido nas minhas visitas a armazéns é que são raros os casos em que os extintores e hidrantes, normalmente usados para o combate a incêndio além de estarem obstruídos por mercadorias, lixo, paletes, empilhadeiras etc…, também servem de guarda roupas para os colaboradores cujas empresas não lhe oferece um armário ou vestiários. Passa longe da mentalidade ou cultura destas empresas a formação de brigadas contra incêndio, pois entendem que jamais precisarão de colaboradores treinados para este fim.
È importante realizar auditorias de conformidade com o programa de segurança da organização visando assegurar que as exigências legais sejam atendidas,assegurar que os procedimentos corretivos sejam assumidos,assegurar que os extintores contra incêndio existam e o pessoal saiba onde estão e como manuse