Pesquisar
Close this search box.

Sebrae prepara primeira turma de movelaria

O Sebrae/AM (Serviço Brasileiro de
Apoio à Micro e Pequena Empresa), em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Cetam (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas), Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Amazon (Associação da Indústria de Móveis do Estado do Amazonas) e Inpa (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), prepara a primeira turma de profissionais qualificados para o segmento de móveis no Amazonas. Formado por um grupo de 15 pessoas, o curso tem carga horária de 480 horas, começou em setembro de 2008, tem o término previsto para outubro deste ano, e está dividido em três módulos: montador de móveis, operador de máquinas e técnicas de acabamento de móveis.
Conforme a técnica do Sebrae/AM e coordenadora do curso, Clarice Maquiné, essa turma é a primeira tecnicamente preparada pela instituição e parceiros. “Eles já passaram por toda parte teórica e em março iniciaram a parte prática nas instalações do Ciet/Senai (Centro Integrado de Educação do Trabalhador). É a primeira turma e acredito que estamos formando bons profissionais para atender às demandas do setor moveleiro no Amazonas”, avaliou.

Pessoal qualificado

Para o diretor técnico do Sebrae/AM, Maurício Seffair, há uma demanda enorme por profissionais na área de móveis no Amazonas. “Com essa iniciativa queremos solucionar, embora em parte, as deficiências que há nesse setor e, ao mesmo tempo, capacitar profissionais que possam realizar bons trabalhos, respeitando o meio ambiente. Para tanto, é necessário teoria e prática”, ressaltou.
Como parte das aulas práticas, a primeira turma de técnicos em movelaria visitou em julho o Dimpe (1º Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas). O distrito é um complexo industrial criado pela Seplan (Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas), em parceria com o governo federal, que visa desenvolver empresas locais com instalação e apoio técnico-científico, de modo que as organizações possam alcançar autossustentabilidade e a consolidação de seus produtos no mercado local, onde puderam conhecer os produtos desenvolvidos por fábricas de móveis com matéria-prima regional.
De acordo com o administrador do Dimpe, Jorge Campos de Sá, a formação de novos profissionais para o setor moveleiro é muito importante, porque há uma escassez de profissionais qualificados nessa área. “Como em todos os demais setores, precisamos de pessoal qualificado. A mesma coisa acontece no setor moveleiro. Necessitamos de bons profissionais que possam fazer um ótimo trabalho com a madeira, e com outras matérias-primas, como a fibra e o couro, sem deixar de respeitar a natureza. Por tudo isso, apoiamos essa iniciativa”, salientou o administrador.

Intercâmbio favorece o segmento

Segundo o coordenador de relações comerciais do Senai, Eduardo Matos, a visita proporciona conhecimento técnico da profissão aos participantes, ao mesmo tempo em que fornece às empresas a informação de que há profissionais qualificados para trabalhar no setor. Esse intercambio de informações favorece muito o segmento”, comemorou.
Conforme o presidente da Aimazon, Valdemarino Duarte Alecrim, o polo moveleiro do Amazonas necessitaria de, pelo menos, 2.000 profissionais qualificados para o trabalho. A expectativa do dirigente é que, com a ajuda dos parceiros, seja possível solucionar o que ele considera um dos gargalos no Amazonas: o problema da mão-de-obra qualificada.

Sonho realizado

O aluno do curso, Éder Cláudio, 38 anos, contou que a capacitação pelo Sebrae/AM já começou a dar seus frutos. “Eu fiz do curso uma ponte para a realização do meu sonho: abrir minha própria empresa de móveis. O mercado é bem amplo, já tenho clientes fixos e continuo aprendendo muito, vendo novos trabalhos e visitando empresas do segmento”, finalizou.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar