Pesquisar
Close this search box.

Profissionais usam redes sociais para buscar emprego

O avanço da internet tem transformado o hábito das pessoas ao redor do mundo e, de acordo com pesquisa da Robert Half, os impactos já foram sentidos na maneira como as pessoas procuram emprego. O estudo mostra que quase metade (47%) dos profissionais entrevistados tem feito a busca por uma nova oportunidade via redes sociais, enquanto o velho hábito de imprimir um currículo e entregar em mãos nas empresas é utilizado apenas por 1% dos 365 participantes da pesquisa. Realizada em julho de 2017, a pesquisa da Robert Half detectou ainda que sites especializados em vagas de setores específicos também são alvo das buscas, com preferência de 29% dos profissionais entrevistados. Outros meios citados foram: empresas de recrutamento (9%); e-mails direcionados para a empresa em questão (8%); e aplicativo específico de emprego (6%).

Apesar das facilidades promovidas pelo avanço da tecnologia nos processos de recrutamento, seja do ponto de vista de quem contrata quanto na visão de quem é contratado, os especialistas da Robert Half alertam para alguns cuidados que merecem atenção: 

Candidatos

3 Mantenha as páginas atualizadas – Assim como você acessa as redes sociais das empresas em busca de vagas e informações adicionais, é possível que os recrutadores das companhias em questão também utilizem o mesmo meio para entender mais detalhes do seu perfil.

3 Cuide da sua imagem no ambiente virtual – Tenha atenção com postagens que possam denegrir sua imagem ou passar impressões equivocadas sobre suas opiniões ou características comportamentais.
3 Prepare-se para sair do virtual – Apesar de as redes sociais serem importantes meios para um contato inicial com um recrutador, prepare-se para entrevistas pessoais. Nada substitui esse contato real.

Empresas

3 Não deixe uma impressão ruim – Certifique-se de que o site da sua empresa apresenta a companhia de maneira clara e seja de fácil navegação. Além disso, monitore as postagens nas redes sociais, bem como possíveis comentários negativos que possam existir nelas.

3 Continue acreditando no olho no olho – Caso tenha se interessado pelo candidato, conclua suas impressões sobre ele em uma entrevista presencial. Por mais que a tecnologia evolua, nada substituirá o olho no olho na busca por um processo seletivo mais assertivo.

3 Confirme conhecimentos e habilidades – Invista esforço no processo de recrutamento, incluindo a checagem de informações, tendo em vista que currículo e redes sociais aceitam todo tipo de informação. Uma contratação equivocada gera diversos prejuízos aos negócios, principalmente em cargos estratégicos.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar