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Polo eletroeletrônico projeta alta de 5% nas vendas do Dia das Mães

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O polo eletroeletrônico espera um aumento de 5% nas suas vendas para o Dia das Mães. A projeção de alta percentual da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) é a mesma para a data comemorativa do ano passado e coincide com a média de crescimento alcançada pelas linhas de produtos do setor, ao final de 2018.

O carro-chefe do subsetor é sua linha de televisores. Mas, as apostas da indústria eletrônica incluem também fornos de microondas, cafeteiras, lava-louças, eletroportáteis (secador, escova, chapinha) e dispositivos móveis, como celulares, tablets e notebooks.

Apesar do aquecimento projetado para as vendas, a produção sazonal das fábricas do PIM para o Dia das Mães deste ano derrapou em relação aos números contabilizados no exercício anterior, de acordo com o Sinaees (Sindicato da Indústria de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares de Manaus).

O presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento, disse que a indústria gostaria de poder apostar em um número maior para a data, considerada pelo comércio varejista como o segundo Natal do ano. Mas, segundo o dirigente, o atual panorama econômico – e político – brasileiro não anima expectativas menos conservadoras.

“A capacidade ociosa da indústria eletroeletrônica de Manaus é de 30% a 40%. Mesmo em uma época tradicionalmente de aquecimento, as fábricas trabalharam com dois turnos, na melhor das hipóteses. É uma situação que não inspira investimentos ou contratações”, lamentou.

Os aportes do polo eletrônico chegaram próximos à estagnação no ano passado, segundo a Suframa. De janeiro a dezembro, as empresas injetaram US$ 2.68 bilhões em suas linhas de produção, 1,90% a mais do que o registrado no mesmo período de 2017 (US$ 2.63 bilhões).

Já os dados mais recentes do Caged informam que a diferença entre contratações (+494) e demissões (-482) na indústria de material elétrico e de comunicações do Amazonas gerou um saldo de apenas 13 vagas e variação positiva de 0,06% entre fevereiro e março.

No trimestre, a geração subiu 3,30% e se manteve no terreno positivo (+729 vagas). Em relação a março de 2018, contudo, o saldo de empregos está 9,10% mais baixo, graças à predominância dos desligamentos (-7.872) frente as admissões (+5.589), com o corte de 2.283 postos de trabalho.

Sem reação

Embora não disponha de números, o vice-presidente do Sinaees, Celso Piacentini, estima que a produção das fábricas de eletroeletrônicos instaladas no Polo Industrial de Manaus para atender o comércio atacadista no Dia das Mães foi, de fato, menor neste ano.

“A indústria não esperava nada. Houve até um aquecimento em relação aos meses anteriores, mas não foi suficiente para mover o ponteiro. A ociosidade é grande e não dá espaço. Não sei dizer se o motivo disso foi que o comércio estava muito estocado ou se foi o mercado que não reagiu mesmo”, lamentou.

O polo eletroeletrônico respondeu por três das quatro linhas de produção que amargaram quedas na comparação de fevereiro de 2019 com o mesmo mês do ano anterior, na mais recente pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para o setor.

As linhas da indústria eletrônica incentivada de Manaus elencadas na pesquisa incluem aparelhos e materiais elétricos (disjuntores, alarmes, conversores e baterias), máquinas e equipamentos (condicionadores de ar) e produtos de informática, eletrônicos e ópticos. Os três amargaram quedas de 16%, de 7,9% e de 5,8% na produção, respectivamente.

De acordo com o dirigente, embora os números de março e abril ainda não tenham sido divulgados, já é possível antecipar mais números negativos. “A produção sazonal do setor para o Dia das Mães vai da primeira quinzena de fevereiro até a segunda semana de abril, no máximo. Já deu o que tinha que dar”, sentenciou.

“Compromisso e esforço”

A despeito do desânimo geral no segmento, algumas empresas apostam alto na demanda do Dia das Mães deste ano, principalmente para televisores ‘Made in ZFM’ e com resolução 4K. Sem revelar números, o gerente Sênior de Produtos de TV da Samsung Brasil, Guilherme Campos, diz que a expectativa é de aumento na produção e vendas.

“Estamos bastante otimistas com relação ao mercado brasileiro, o que nos permite criar desafios e fazer com que o consumidor reconheça o compromisso da marca e o esforço para oferecer os melhores produtos. Lançamos a campanha “Sua Mãe Merece Samsung”, que oferece descontos de até R$ 2.000 em produtos selecionados na compra de uma TV UHD 4K NU7100, a partir de 49 até 75 polegadas”, concluiu.

 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
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