Pesquisar
Close this search box.

Petrobras dá garantia de fornecimento em 2009

A Petrobras anunciou nessa terça-feira, durante entrevista coletiva à imprensa, que a partir 2009 fornecerá o diesel com 50 ppm (partículas por milhão) de enxofre. Para isso, investirá R$ 9 bilhões, até 2012, em unidades de hidrotratamento do combustível. E garantiu que, caso a demanda não atenda às necessidades do mercado no tempo previsto, importará o diesel mais limpo.

“Em janeiro de 2009 o novo combustível estará nas refinarias”, garantiu Paulo Roberto Costa, diretor da Área de Abas­­tecimento da Petrobras. Entre­­tanto, ele ressaltou que ainda há pontos para serem definidos e que não dizem respeito diretamente à empresa. “É pre­­­ciso criar toda a logística de distribuição e revenda, já que os postos necessitarão de bombas­ especiais. Também não há con­­senso sobre o preço do produ­­to e sua tributação”, disse.

Mas o anúncio da Petrobras ainda não é garantia de que o ar estará mais limpo a partir de 2009. Segundo Costa, o novo diesel só será comercializado se os veículos não estiverem como motores adequados, os chamados Euro IV. “Querer resolver a questão apenas com o combustível de melhor qualidade é um erro. O mundo não fez assim. É tapar o sol com a peneira. Se o Brasil quiser levar a sério essa questão, a redução das emissões exige motores de última tecnologia e controle rígido por parte dos Estados na manutenção das condições de uso desses equipamentos”, enfatizou.

Pela resolução 315/2002 do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), a Petro­bras não é obrigada a oferecer o combustível aos consumidores. Isso porque a norma estabelece apenas o nível de emissões a ser atendido pelos veículos leves e pesados a partir de 2009, mas não menciona a qualidade dos combustíveis. Segundo Costa, isso é uma atribuição exclusiva da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) –no último dia 16 de outubro, a agência divulgou as especificações técnicas para o diesel 50 ppm.

O diretor da Petrobras também aproveitou para cobrar do poder público rigor na fiscalização dos veículos: “Sem a manutenção dos motores e a atenção dos Estados e municípios, nada vai adiantar”.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar