Pesquisar
Close this search box.

Pesquisa mostra queda no emprego

O comércio varejista de Manaus apresentou variação negativa no índice de emprego em fevereiro de 2012 quando comparado a janeiro deste ano. O dado foi divulgado na última sexta-feira (20) pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac–AM. A pesquisa conjuntural de desempenho do comércio varejista da capital amazonense referente ao segundo mês aponta leve declínio em todos os ramos de atividades considerados.
A análise elaborada pelo IFPEAM (Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresarias do Amazonas), traz a queda de 0,30% de empregos entre fevereiro e janeiro deste ano. Apesar dos números negativos entre os primeiros meses de 2012, o presidente da Fecomércio-AM, José Roberto Tadros, destaca que a variação do mesmo período entre 2012 e 2011 foi aumentada em 2,40%.
Outros setores que também apresentaram variação positiva na comparação entre janeiro de 2012 e fevereiro de 2011 foram os índices de emprego, estoques e faturamentos brutos.
O índice do faturamento bruto em fevereiro deste ano apresentou variação negativa de 9,66%, quando comparado a janeiro, em parte por conta do comércio de bens duráveis, que declinou 16,06%. Já na comparação com fevereiro de 2011, a variação geral foi positiva em 1,94%, com destaque para o comércio automotivo, que aumentou 29,00%.
A exemplo do faturamento bruto, as vendas brutas do comércio varejista de Manaus apresentaram variação negativa de 9,99% na comparação com janeiro de 2012. Na comparação com fevereiro do ano passado o índice geral foi positivo em 1,01%, com destaque para o comércio de materiais de construção e automotivo, que apresentaram aumento de 19,32% e 18,82% respectivamente.
Segundo o assessor econômico da Fecomércio-AM, José Fernando Pereira da Silva, este é um ano positivo para a economia do país. Para exemplificar, o consultor relembra alguns dos problemas enfrentados em 2011. “No ano passado, a inflação chegou a 7% ao ano; tivemos ainda a desvalorização do dólar”, relembra.
Deste modo, Pereira da Silva afirma que a economia em 2012 está com mais força. Para ele, o reajuste do salário mínimo representa uma melhoria direta para o comércio varejista. “Se o consumidor ganha mais, isso é revertido em consumo. Se há consumo, há arrecadação”, diz.
Com a chegada próxima do segundo semestre, o economista mostra ainda mais ânimo. “Historicamente, a partir de julho o comércio se estabiliza. As festas estimulam as compras”, diz.
Para Tadros, a divulgação mensal sobre os dados do comércio de Manaus ajuda os empresários a investirem melhor em seus setores. “Quando se tem mais informações, fica mais fácil conduzir o próprio negócio e as políticas internas da empresa”, explica. Atualmente, a pesquisa avalia o desempenho dos setores em termos de volume de vendas, Formas de Vendas, Nível do Emprego, Folha de Pagamentos e Estoque, informações importantes para o estudo de tendências, alterações de perfis de oferta e demanda, opções de mercado, produtos substitutos, além de outras.

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar