Pesquisar
Close this search box.

Parlamentares do Amazonas contestam declarações de Bolsonaro durante entrevista ao JN

MARCELO PERES

Face: @marcelo.peres  Instagram: @jcommercio 

A entrevista do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, ainda tem grande repercussão, dividindo as opiniões entre setores pró-governo federal e os que se opõem à sua gestão, impactando diretamente nas intenções de voto, segundo analistas políticos e cientistas sociais.

Parlamentares do Amazonas disseram que Bolsonaro mentiu sobre as medidas de enfrentamento à pandemia no Estado, principalmente para solucionar a crise do oxigênio, que causou a morte de dezenas de pessoas por asfixia devido à falta do insumo, decisivo para manter vivos os pacientes.

“Nada disso é verdade. O presidente foi avisado, muito antes, que estava faltando oxigênio no Amazonas, causando a morte de muitas pessoas”, contesta o deputado federal José Ricardo Wendling (PT-AM) ao comentar as declarações do presidente durante a entrevista no JN.

O deputado federal Delegado Pablo (UB) sai em defesa do presidente. Para ele, muitos políticos pegaram carona nas polêmicas envolvendo a pandemia para prejudicar o governo do presidente. “Ele (Bolsonaro) jamais negligenciou ajuda à população em um momento tão delicado. O problema é que os recursos não foram bem geridos para enfrentar um caos na saúde que vinha desde governos passados”, argumentou,

Porém, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, admitiu que problemas logísticos impediram a chegada do oxigênio fornecido pela Venezuela para o enfrentamento à Covid-19 no Estado, que registra mais de 15 mil mortes por coronavírus. A BR-319 estava intrafegável. Mas não houve nenhuma iniciativa para transportar a matéria-prima por via aérea.

Bolsonaro foi bombardeado durante pelo menos 40 minutos pelos jornalistas William Bonner e Renata Vasconcelos, âncoras do telejornal, que trataram principalmente de temas relacionados à pandemia, em especial sobre o cenário de guerra em Manaus, com hospitais completamente lotados, pacientes morrendo sem a menor assistência e cadáveres sendo enterrados em covas coletivas.

O presidente não se intimidou ao ser questionado, negando que não tenha prestado auxílio em um período tão dramático vivido pelo país. “Foi uma coisa atípica, anormal, que aconteceu de uma hora para outra. Fizemos a nossa parte em Manaus. Não faltaram da nossa parte recursos bilionários para governadores e prefeitos enfrentarem a Covid”, afirmou.

No entanto, inquérito da PF (Polícia Federal) que investigou Eduardo Pazuello reuniu evidências de que ele e o comando do Exército na Amazônia foram formalmente avisados sobre a “iminência de esgotamento” de oxigênio em Manaus em janeiro, cinco dias antes do colapso, com pedidos de socorro da região não sendo atendidos.

CPI

O senador Omar Aziz (PSD-AM), candidato à reeleição para o Senado, declarou que, ao contrário do que Bolsonaro disse na entrevista ao Jornal Nacional, a CPI da Pandemia que ele presidiu salvou vidas, principalmente por obrigar o governo a comprar vacinas. “Antes da CPI, o governo estava claramente apostando em imunidade de rebanho, induzindo a população ao risco de morte”, reagiu Omar.

Alfredo Nascimento, presidente estadual do PL, candidato a deputado federal pela sigla, e apoiador da reeleição de Bolsonaro, avalia que o presidente sempre priorizou o Amazonas, e também não falharia com o Estado em um momento tão crucial vivido pela pandemia. Segundo ele, os fatos são sempre interpretados de forma errada para prejudicar a imagem do chefe do Planalto.  

Guilherme Boulos (Psol), candidato a deputado federal em São Paulo, ironizou também a fala de Bolsonaro de que não houve erro em Manaus. “O genocida realmente acha que os brasileiros mereciam morrer”, afirmou.

Questionado sobre imitar pessoas com falta de ar, sintoma da Covid-19, Bolsonaro pediu que fosse exibido vídeo que comprovasse isso. No Twitter, Boulos publicou um vídeo em que o presidente aparece no gabinete imitando pacientes com falta de ar.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição no Senado, publicou um vídeo no Twitter com frases ditas por Bolsonaro na pandemia, como “Eu não sou coveiro”, “Uma gripezinha ou resfriadinho”, “‘Vai comprar vacina’. Só se for na casa da tua mãe”, entre outras.

“Não adianta mentir. Quem sofreu a dor da pandemia foi o povo! O presidente debochou!”, escreveu Randolfe. Questionado sobre o desestímulo ao uso da vacina e incentivo ao chamado tratamento precoce, Bolsonaro afirmou ter comprado mais de 500 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 e mais rápido que outros países. “Só não se vacinou quem não quis”, disse.

___________________________________________________________________

Receita libera hoje consulta a restituição do Imposto de Renda

A partir das 10h desta quarta-feira (24), o contribuinte que entregou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até o fim de maio poderá consultar o quarto dos cinco lotes de restituição de 2022. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 4.462.564 contribuintes receberão R$ 6 bilhões.  Desse total, R$ 265.909.045,61 serão pagos aos contribuintes com prioridade legal, sendo 7.855 idosos acima de 80 anos de idade; 60.575 entre 60 e 79 anos; 5.514 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 25.854 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

O restante do lote será destinado a 4.362.766 contribuintes não prioritários que entregaram declarações de exercícios anteriores até 30 de maio deste ano. 

O dinheiro será pago em 31 de agosto. A consulta pode ser feita na página da Receita Federal da internet. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

A consulta no site permite a verificação de eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

Calendário

Inicialmente prevista para terminar em 29 de abril, o prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física foi adiado para 31 de maio para diminuir os efeitos da pandemia da covid-19 que pudessem prejudicar o envio, como atraso na obtenção de comprovantes. Apesar do adiamento, o calendário original de restituição foi mantido, com cinco lotes a serem pagos entre maio e setembro, sempre no último dia útil de cada mês.

A restituição será depositada na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado, como no caso de conta informada desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores de forma simples e rápida pelo Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

 _________________________________________________________________

TSE confirma tempo dos candidatos à Presidência no horário eleitoral

Foto: 2408_A8b

Crédito: Divulgação

Legenda: Propaganda eleitoral começa no dia 26 de agosto, conforme regras do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou hoje (23) a proposta de distribuição de tempo no horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos à Presidência da República. A propaganda começa no dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro. 

A apresentação do tempo destinado à campanha do primeiro turno foi apresentada na semana passada durante audiência pública promovida pelo TSE. O tempo é calculado conforme a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados. 

Conforme o cálculo, a distribuição do tempo diário dos candidatos nos blocos de propaganda ficou estabelecida assim:

– Luiz Inácio Lula da Silva (3 minutos e 39 segundos) – Coligação Brasil da Esperança, formada pela Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV), Federação PSOL/Rede, Solidariedade, PSB, AGIR, Avante e Pros

– Jair Bolsonaro (2 minutos e 38 segundos) – Coligação Pelo Bem do Brasil (PL, PP e Republicanos);

– Simone Tebet  (2 minutos e 20 segundos) – Coligação Brasil para Todos (MDB e Federação PSDB-Cidadania e o Podemos;

– Soraya Thronicke (2 minutos e 10 segundos) – União Brasil;

– Ciro Gomes (52 segundos) – PDT

– Roberto Jefferson (25 segundos) – PTB

– Felipe D’Avila (22 segundos ) – Novo

Os candidatos Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Vera Lúcia (PSTU) e Sofia Manzano (PCB) não atingiram os requisitos mínimos e não terão acesso ao horário eleitoral. Pela cláusula de barreira, as legendas precisam obter 1,5% dos votos válidos na última eleição em um terço dos estados ou nove deputados eleitos distribuídos por um terço do território nacional. 

Pablo Marçal (Pros) não entrou na contagem. Sob nova direção, a legenda revogou a candidatura dele.

Ordem do primeiro dia 

No dia 26 de agosto, primeiro dia do horário eleitoral, a ordem de apresentação dos candidatos à Presidência da República será a seguinte: Roberto Jefferson, Soraya Thronicke, Felipe D’Avila, Lula, Simone Tebet, Bolsonaro e Ciro Gomes. 

Marcelo Peres

Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar