Pesquisar
Close this search box.

Pacientes idosos em Manaus usam aplicativo Senior

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2019/2Sem/07Jul/03/appseniors.jpg

Com a finalidade de oferecer ferramentas práticas para cuidar da saúde, bem-estar e qualidade de vida da população idosa brasileira, Startup desenvolve aplicativo que gerencia e acompanha saúde de pacientes da melhor idade em tempo real. Criada pela Engenho Soluções, a Seniors App fornece serviços de controle de medicamentos, disponibiliza dados físicos do indivíduo e relata a atividades do pacientes para um melhor tratamento clínico do médico. 

Segundo a CEO da Engenho Soluções e idealizadora do projeto, Dalvanira Santos, o sistema foi apresentado no dia 22 de maio, em São Paulo, na 26ª Exposição Hospitalar, um dos eventos mais importantes da área da Saúde da América Latina. Criado em 2015, o sistema está disponível nas plataformas Android e IOS e já teve seu uso validado em seis estados do Brasil: Amazonas, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Goiás e Maranhão. Em Manaus, ela é utilizada por pacientes da Ulbrati (Ulbra Aberta à Terceira Idade) e Centro do Idoso da cidade.

“O idoso ou a pessoa, que cuida do idoso, coloca os dados no aplicativo e o médico tem acesso a todas as informações do paciente. E todos envolvidos tem a mesma visualização, o médico, o plano de saúde, a clínica e a seguradora, todos enxergam os mesmos dados. Isso que permite o médico ter as informações para fazer o acompanhamento tanto de consulta como medicação. A ideia é integrar esse sistema aos serviços de clínicas, farmácias e laboratórios”, disse.

O aplicativo pode ser integrado em vários aparelhos via bluetooth, que repassam as informações para os aparelhos de smartphones. Atualmente ele é utilizado a um relógio, que possui um dispositivo eletrônico atado ao pulso, que controla os batimentos cardíacos do paciente e monitora suas atividades. Além do monitoramento, o aplicativo pode prevenir doenças e elaborar diagnósticos para uma melhor visualização do médico. As funcionalidade da plataforma estão dentro das normas dos órgãos de saúde responsável.

“Por exemplo, se eu vou medir minha glicose, eu posso ver em determinado tempo que eu tive picos que vão gerar um alerta para o médico. E isso ajuda a prevenir doenças”, explicou.
A ideia de criar o aplicativo surgiu da necessidade da idealizadora acompanhar a saúde da mãe para um melhor tratamento.“A minha mãe adoeceu quando eu estava fazendo meu mestrado em Recife. Então, eu precisava gerenciar a saúde dela a distância. Eu não tinha uma visão do que acontecia com ela e só sabia quando ela passava mal. Por meio do Seniors eu consigo todo dia por meio da coleta de dados saber a progressão dele. E é isso que os médicos querem, saber a progressão e o histórico do paciente”, explicou.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de pessoas com idade superior a 60 anos no Brasil chegará a 2 bilhões em 2050, o que representa aumento significativo no número de idosos. Além disso, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2016 o país encontrava-se na 5ª colocação no ranking mundial de população idosa.

De acordo com Dalvanira, o patrocínio dos parceiros foi fundamental para o desenvolvimento do Seniors App. “O aplicativo foi patrocinado pelo Instituto CESAR, contamos também com o apoio da Fundação Paulo Feitoza (FPF), com a ajuda e a dedicação da Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia (RAMI), da Incubadora ULBRATECH e, por último, foi fundamental a colaboração do INDT”, completou.

O aplicativo foi desenvolvido em parceria com a FPF (Fundação Paulo Feitoza), com o auxílio da Rami (Rede de Inovação e Empreendedorismo da Amazônia), da incubadora ULBRATECH e a colaboração do INDT (Instituto de Desenvolvimento Tecnológico). De acordo com a presidente da Rami e mentora de empreendedores para a estruturação e a aceleração de ideias, é de fundamental importância apoiar projetos inovadores que cuidam do bem estar da saúde das pessoas.

“Fomentar e colaborar com ambientes de Inovação e Empreendedorismo, tais, como: incubadoras, aceleradoras, startups, dentre outros; é o nosso papel, pois nossa missão é incentivar e fortalecer os ecossistemas do Empreendedorismo inovador na Amazônia. Por isso, não poderíamos deixar de apoiar o Seniors App”, afirmou.

Sobre o INDT
O INDT é um centro de P&D (Pesquisa e desenvolvimento) independente sem fins lucrativos, com o objetivo de gerar novos negócios de base tecnológica, desenvolver produtos, soluções inovadoras e serviços para a Indústria 4.0. Por meio do Programa Prioritário de Economia Digital, o INDT é um dos protagonistas no desenvolvimento do ecossistema local de inovação.

Uma de suas prioridades estratégicas é o desenvolvimento de parcerias com universidades, governo, empresas e outros centros, além da capacitação de talentos, a geração de patentes e a produção científica. Segundo a consultora de negócios do INDT, Glaucia Campos, o programa auxilia em diversos segmentos, e um deles é a saúde. 

“O instituto está se especializando muito nessas áreas para trazermos mais soluções para a sociedade. Queremos trabalhar a parte da saúde a nível de governo, fazendo levantamento de problemas para mostrar ideias e soluções. A ideia do programa é desenvolver nichos de negócios e um deles é a saúde. O Seniors é uma grande oportunidade de ampliar o leque de atuação do instituto dentro do segmento”, disse.
 

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar