Pesquisar
Close this search box.

Operação Lava Jato: Caso Petrobras será julgado mais rápido

Expectativa no stf é que julgamento do caso Petrobras, seja mais rápido do que do mensalão

O processo sobre o esquema de corrupção na Petrobras, que deverá começar no STF (Supremo Tribunal Federal) nesta semana, deve ter julgamento mais rápido do que o do mensalão, escândalo de maior repercussão da história recente do país.
O mensalão tramitou no plenário do Supremo, com transmissão ao vivo, mas criou traumas no STF. Consumiu 64 sessões do plenário da corte e dominou por mais de seis meses a pauta do Supremo, impedindo o julgamento de qualquer outra matéria. Não à toa, após o julgamento, os ministros decidiram levar para as turmas todos os processos criminais, com exceção daqueles contra o presidente da República e os presidentes da Câmara e Senado.
Devido a isso, há uma expectativa de que os processos relacionados à Lava Jato tramitem com mais celeridade. Além do julgamento nas turmas, o atual procurador-geral da República, Rodrigo Janot, deverá apresentar nesta terça-feira (3), em vez de um único grande processo, diferentes peças sobre os participantes do esquema de corrupção na Petrobras.
Com isso, não será necessário aguardar um desfecho comum para todos os acusados. Ao longo dos próximos anos, condenações e absolvições deverão acontecer esporadicamente, ao contrário do que ocorreu no mensalão.
Caberá ao Supremo bater o martelo sobre políticos, detentores de foro privilegiado. Ainda assim, os processos deverão correr na Segunda Turma da Corte, formada por apenas cinco ministros.
Já empreiteiros, doleiros e ex-diretores da Petrobras serão julgados inicialmente na primeira instância.
Ex-procurador-geral da República que elaborou a denúncia contra os suspeitos de participar do mensalão em 2006, Antônio Fernando de Souza, prefere não comentar os métodos adotados no julgamento da Lava Jato, dizendo não conhecer os autos, mas defende que o resultado do mensalão – -com 24 pessoas condenadas- – atesta a eficiência de denúncia.
“Naquele caso, todos os suspeitos estavam realmente implicados um com outro. Por isso, a denúncia única teria mais consistência, como teve.”

Folhapress

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar