Pesquisar
Close this search box.

O coronavírus entre nós

https://www.jcam.com.br/Upload/images/Noticias/2020/1%20SEM/02%20Fevereiro/35/BZA_1817.JPG

A funcionária de um grande grupo empresarial local, que ganhou como prêmio por desempenho uma viagem a Londres, na Inglaterra, foi a primeira vítima do novo coronavírus em território amazonense. O teste dela deu positivo, mas a mulher passa bem. Aos 39 anos, ela está em isolamento domiciliar. Os oito passageiros que viajaram ao redor dela estão sendo contatados para também se submeterem a exames. Não foi necessária ainda nenhuma internação, mas o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), já se antecipou e decidiu declarar situação de emergência. Os técnicos vão monitorar a partir de agora cada novo caso suspeito. Também serão liberadas a antecipação do décimo-terceiro e de salários de servidores mais idosos da Prefeitura. A Fundação de Vigilância em Saúde reforçou as recomendações para os amazonenses, com ênfase para a lavagem das mãos, distância de aglomerações e cuidado com a imunidade.

CONFIRMADO

O Ministério Público Estadual confirmou os atos do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas, que cassou a empresa Manaus Vistoria no ano passado. O parecer do órgão ministerial foi dado no âmbito da ação que tramita na 2ª Vara da Fazenda. Segundo o promotor de Justiça Elvys de Paula, ficou comprovado que a empresa vistoriadora cometeu, sim, as falhas expostas pelo Detran-AM em sua defesa.

QUEM CHEGA

A planta fabril da Samsung no Polo Industrial de Manaus está sob nova administração. O executivo Jeong Seung Moon assumiu o cargo de presidente da unidade. Ao longo da semana ele recebeu autoridades, entre elas o superintendente da Suframa, Alfredo Menezes, que fez questão de ir dar as boas vindas.

CREDENCIADA

O Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia, órgão vinculado à Superintendência da Zona Franca de Manaus, credenciou a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas a receber recursos, através de pesquisa e desenvolvimento com inovação, pelas indústrias da Zona Franca de Manaus. O credenciamento foi aprovado na 60ª reunião do comitê, realizada no dia 5 de dezembro de 2019 e publicada no Diário Oficial da União n°16, no dia 23 de janeiro de 2020.

PARCERIA

A Controladoria-Geral do Estado do Amazonas firmará Acordo de Cooperação Técnica com a Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado com o intuito de fomentar o controle social por meio do diálogo com as lideranças comunitárias da capital e do interior. A parceria será oficializada na próxima segunda-feira, dia 16, às 13h30, no auditório do TCE-AM, durante a abertura do Ouvidoria Day – II Encontro Técnico de Controladorias e Ouvidorias do Amazonas, evento promovido pelo TCE-AM, alusivo ao Dia Nacional do Ouvidor.

REPRESENTANTE

A convite da Diretoria de Inteligência, Agência Central do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, um oficial da Polícia Militar do Amazonas participou dos trabalhos de elaboração da Estratégia Nacional de Inteligência de Segurança Pública, que acontecem em Brasília, desde a última segunda-feira (09). O evento está tendo a participação de profissionais especialistas em segurança pública  das Polícias Militares, Civis, Federal, Corpos de Bombeiros Militares, Departamento Penitenciário Nacional e da Agência Brasileira de Inteligência.

PESCA ESPORTIVA

O Amazonas é um dos destinos mais procurados do país quando o assunto é pesca esportiva, principalmente quando se trata do famoso tucunaré, peixe símbolo da atividade na região. O interesse pela modalidade traduz-se em números: são cerca de R$ 300 milhões movimentados por ano no segmento esportivo. Com o intuito de fortalecer o ramo no Estado e discutir um sistema de conservação da espécie, o Grupo de Trabalho do Tucunaré realizou sua primeira reunião na quinta-feira (12), em Manaus.

MEL

Os secretários de estado de Desenvolvimento, Tecnologia e Inovação, Jório Veiga; de Produção, Petrucio Júnior; produtores, técnicos e pesquisadores reuniram-se para definir estratégias voltadas ao desenvolvimento do setor de meliponicultura (produção de mel) no Amazonas. A regularização da atividade, com a implementação de uma legislação específica para o setor, foi uma das propostas definidas com vistas ao fortalecimento da Cadeia do Mel no mercado local.

MEL 2

O grupo de trabalho formado por representantes dos produtores de mel, técnicos do Governo do Amazonas e pesquisadores apresentarão na próxima quarta-feira, dia 18, um documento com ajustes em proposta anteriormente elaborada, na qual constarão os processos para a regularização da produção como atividade comercial e econômica. A partir dessa regularização, os produtores poderão, entre outros benefícios, acessar linhas de financiamento e fomento, e permissão para comercializar a produção em outros mercados, além do local.  

FRASES

“Medidas contra impacto econômico do coronavírus ainda são tímidas.” Eduardo Braga (MDB), senador

“Estamos mobilizados para proteger nossa cidade dessa pandemia.” Arthur Virgílio Neto (PSDB), prefeito de Manaus

Redação

Jornal mais tradicional do Estado do Amazonas, em atividade desde 1904 de forma contínua.
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar