Pesquisar
Close this search box.

Montevidéu, paz e harmonia no Sul

Montevidéu, paz e harmonia no Sul

Montevidéu, capital do Uruguai, é uma cidade calma e de muita harmonia entre suas linhas arquitetônicas. No entanto, apesar da tranquilidade que toma conta do dia e das noites, há muito que fazer nesta que tem cerca de 1,6 milhão habitantes em sua área metropolitana.

Encravada na margem oriental do Rio da Prata e com 67 quilômetros de Costa, ela tem no clima uma de suas atrações. Com variações de 2º a 35º durante o ano, agrada a todos os gostos.

Durante os dias de verão, normalmente dominados pelo clima quente e úmido, a melhor opção para os turistas é passear pela cidade velha, onde estão as construções históricas que dão charme todo especial aos pontos turísticos da cidade. Entre eles e, claro, com visitação obrigatória estão a Porta da Cidadela, o Palácio Salvo e o Teatro Solis.

Aos domingos, por exemplo, nada melhor do que conhecer a tradicional feira de Tristán Narvaja, onde se pode encontrar de tudo um pouco. É tanta opção de compras que a melhor opção e esperar a hora do almoço para experimentar a famosa carne uruguaia no Mercado do Porto, que fica ao lado e oferece churrascos de todos os tipos, tamanhos e sabores.

Ainda no Centro, imperdível a caminhada pela Avenida 18 de Julho, uma das principais vias de Montevidéu. Para quem gosta de olha vitrines, não tem lugar melhor. E quem prefere admirar a arquitetura antiga também ficará encantado. O movimento das pessoas em Montevidéu acontece nesta avenida.

Outro ponto turístico muito visitado é a Catedral Metropolitana de Montevidéu, também conhecida como Igreja Matriz. Com a beleza típica das construções históricas, ela está sempre aberta à visitação, sem qualquer tipo de restrição para os turistas.

A Praça da Independência tem importância histórica e turística para os uruguaios. E também geográfica. É ela quem separa a cidade velha da cidade nova, uma espécie de zona neutra entre o tradicionalismo e a modernidade que convivem em harmonia na capital uruguaia. Ao seu redor, estão alguns dos principais monumentos históricos da cidade.

Localizado perto da Praça Independência, o Palácio Salvo é um dos principais cartões portais de Montevidéu. Manteve o título de edifício mais alto de América do Sul durante anos, devido à majestosa arquitetura. E nada melhor do que aproveitar o fim da tarde para caminhar pela “Rambla de Montevidéu” para ver o porto do sol.  Faça frio ou calor, o visual do Rio da Prata é sempre uma das escolhas preferidas dos montevideanos e turistas.

CONHEÇA O AMAZONAS

A divulgação dos atrativos turísticos do estado ganhou reforço com o lançamento de um novo site promocional da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), que tem como principal objetivo “Vender” o destino Amazonas no Brasil e no exterior. O site visit-amazonas.com pode ser acessado em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol) e faz parte do programa para a retomada do turismo “Amazone-se”, lançado pelo governador Wilson Lima em setembro. O programa, além de ações promocionais, prevê também operações para o ordenamento de operadores e prestadores.

PRESS TRIP

Com a retomada do turismo, o Rio Grande do Norte receberá Press Trip de jornalistas de Turismo da Paraíba, no período de 16 a 20 de novembro de 2020. A Press Trip receberá cinco jornalistas com acompanhante, que serão hóspedes do SERHS Natal, por uma noite. Nas demais noites, estarão no Hotel Sun Bay, na praia da Pipa. A press trip conta com apoio da Empresa Potiguar de Promoção Turística do RN- Emprotur,  Associação dos Hoteleiros de Tibau do Sul e Pipa (ASHTEP)), SERHS Natal Grand hotel & Resort, Secretaria de Turismo de Tibau do Sul e Pipa,  Movimento Preserve Pipa e Hotel Sun Bay.

RN NA FRENTE

O Rio Grande do Norte é o destino preferido dos clientes CVC que optam por viajar para destinos de praia na região Nordeste. O resultado de uma campanha de retomada das viagens nacionais, realizada pela operadora, coloca Natal no topo do ranking de preferência dos viajantes. A capital potiguar teve o melhor desempenho de vendas no período da campanha, lançada em agosto. A campanha contou com a parceria da Secretaria de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte e da Empresa de Promoção Turística Potiguar incentivando os turistas a conhecerem as belezas e o extenso litoral do destino.

FEIRA DE NEGÓCIOS

A U.S. Travel Association anunciou que a IPW 2021, edição da tradicional feira de negócios realizada anualmente, será mantida como evento presencial, ao vivo. A sede do encontro no ano que vem permanece Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada. O que muda é a data. O encontro, que seria realizado em maio, foi adiado para o período entre 18 e 22 de setembro de 2021. A decisão foi tomada em conjunto pela associação, junto ao Brand USA – principal patrocinador do encontro – e aos anfitriões Las Vegas Convention and Visitors Authority e Travel Nevada.

EMPREGOS PERDIDOS

Segundo o Panrotas, o Grupo de Pesquisa em Economia do Turismo da USP divulgou que o setor perdeu 384 mil postos formais de trabalho em 2020, que corresponde a 45% do total de vagas fechadas até agosto. O Turismo respondeu por quase metade da perda total de empregos da economia brasileira, mesmo respondendo por apenas 4% das carteiras assinadas do País. A perda nas atividades características do Turismo (ACTs) atingiu 19% do total de postos no setor. A redução percentual foi mais de dez vezes superior à da economia como um todo, que chegou a 1,8% do total.

NA NEVE

Antecipando a chegada da temporada de esqui de 2021, o destino de Aspen Snowmass, no Colorado, criou uma série de protocolos para adaptar a experiência dos esquiadores à realidade da pandemia. A Aspen Skiing Company, empresa responsável pela administração da estação de esqui, anuncia medidas para maximizar a diversão e garantir a segurança de todos. O complexo de Aspen Snowmass é incomparável, com aproximadamente 2.200 hectares de terreno para explorar, mais de 40 gôndolas e teleféricos, 13 pontos de acesso e cerca de 20 restaurantes nas montanhas.

NOVO RESORT

Foi anunciado o início da construção do Rede Vila Galé Alagoas a partir de 10 de outubro. O resort all inclusive ficará na Praia de Carro Quebrado, no município de Barra de Santo António, a 40 quilômetros do Aeroporto Internacional de Maceió. A escolha de Praia de Carro Quebrado para a implementação do empreendimento partiu do estado, a fim de promover o desenvolvimento econômico na região. “O Vila Galé Alagoas será o maior hotel da história do estado”, declara Rafael Brito, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

Paulo Roberto Pereira

é jornalista, presidente da Abrajet/AM (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo)
Compartilhe:​

Qual sua opinião? Deixe seu comentário

Notícias Recentes

Pesquisar